Conheça a trajetória de Janguiê Diniz, fundador da SER Educacional

07/11/2020 às 21:31 PNL

Conheça a trajetória de Janguiê Diniz, fundador da SER Educacional

Quando pensamos em empreender, precisamos ter maturidade profissional para entender que problemas e desafios no dia a dia são inevitáveis. Mas quando temos foco e estamos decididos a realizar os nossos objetivos, nenhum empecilho é grande demais que possa nos impedir de tornarmos pessoas mais realizadas, profissionalmente.

E para te dar mais motivação em sua nova empreitada, vamos te mostrar a trajetória de Janguiê Diniz, presidente e fundador do Grupo SER Educacional, que é uma das maiores empresas voltadas para o ensino superior brasileiro. Chegou a hora de ter mais inspiração. Aproveite a leitura!

Engraxate ainda na infância

José Janguiê Bezerra Diniz nasceu em 1964 no estado da Paraíba. Com apenas 6 anos de idade, o futuro empresário se mudou com a família para o Mato Grosso do Sul. Dois anos depois, Janguiê começou a trabalhar de engraxate e faturava alguns trocados por mês.

Quando Janguiê tinha 14 anos, em 1978, ele e sua família se mudaram novamente para Recife (PE). Nesta época, para ajudar no sustento da família, o jovem trabalhava durante o dia e estudava a noite. Pouco tempo depois, concluiu o segundo grau.

No início dos anos 1980, Janguiê, que desde cedo sempre teve foco em sua vida profissional, começou a cursar Direito na Universidade Federal de Pernambuco. Logo nos primeiros períodos do curso, Diniz começou a trabalhar em um escritório do seu tio.

Primeiros passos rumo ao empreendedorismo

Durante o período que trabalhou junto com seu parente, Diniz adquiriu uma certa experiência, o que levou a abrir uma empresa de cobrança. Mesmo com os negócios indo de vento em polpa, o empresário nunca abandonou a vida acadêmica e se formou no curso de Letras, ainda na década de 1980.

Como um invejável foco em sua vida profissional, Janguiê Diniz se tornou juiz togado do trabalho em 1992, aos 28 anos. Paralelamente, ele dava aulas na Faculdade de Olinda para os alunos do curso de Letras. Em 1993, Diniz acabou se tornando professor titular da UFPE.

No ano seguinte, Diniz inaugurou o Bureau Jurídico, que era um negócio totalmente direcionado para os cursinhos preparatórios para concursos públicos, que estavam em alta na época. Em pouco tempo e com muito trabalho, o empreendimento deu tão certo que atraía pessoas de todo o Brasil, se tornando uma referência na região. Uma boa gestão de talentos também pode ajudar bastante. 

Investimentos em negócios e visão de mercado

Com um enorme tino para os negócios e outras características peculiares de todo empreendedor de sucesso, Janguiê Diniz, no final dos anos 1990, também começou a promover congressos na área jurídica, atraindo milhares de pessoas interessadas em aprender mais sobre o ramo. Suas palestras ficavam sempre lotadas, na maioria das vezes.

Em 1998, o empresário, já consolidado no mercado, inaugurou o BJ Colégio e Curso, que era uma empresa voltada para cursos de pré-vestibular e educação infantil. Mesmo com a agenda diária lotada de compromissos, Janguiê Diniz ainda queria alcançar o seu maior sonho, mas continuou empreendendo pelos 5 anos seguintes.

Inauguração do SER Educacional

Em 2003, Diniz inaugurou o Grupo SER Educacional e a UNINASSAU em Recife. Depois de anos de trabalho e dedicação para que todo esforço desse certo, Diniz criou a Faculdade Joaquim Nabuco em 2007. Essa instituição de ensino fazia parte do grupo SER Educacional.

O curioso é que, em ambas as faculdades, Diniz trabalhou como professor e também era reitor, mesmo sendo o responsável pela fundação. Nos anos seguintes, a famosa marca criada por esse visionário de sucesso acabou se consolidando em outras cidades do nordeste e em várias capitais brasileiras. A atenção plena desse empresário era surpreendente. 

Já em 2013, a marca SER Educacional, sempre capitaneada por Janguiê Diniz, deu as caras na região Sudeste com a compra da Universidade de Guarulhos. A marca nordestina de Ensino Superior acabou dando certo em outras regiões do Brasil e se consolidou ainda mais com o passar dos anos.

Janguiê Diniz e sua marca em números

  • A marca SER Educacional está tão consolidada no mercado brasileiro, que tem suas ações negociadas na bolsa de valores, desde 2013.
  • Desde o ano de 2016, Diniz é presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).   
  • O famoso grupo acabou se tornando uma referência em ensino superior no Brasil. Ao todo, o SER Educacional conta com mais 60 unidades de ensino espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Características que fizeram Janguiê Diniz um empreendedor de sucesso

Não podemos negar que a história de sucesso desse empresário pode servir como referência para milhares de empreendedores. Por isso, conheça algumas características marcantes de Janguiê Diniz, que o ajudaram bastante em sua trajetória.

  • Iniciativa
  • Foco
  • Planejamento
  • Visão de negócios
  • Visão empreendedora
  • Persistência
  • Determinação
  • Autoconfiança
  • Espirito de liderança
  • Coragem
  • Eficiência
  • Capacitação

Esperamos que a história de Janguiê Diniz sirva de inspiração para todos que sonham em empreender, mas ainda precisa dar o primeiro passo para que tudo se torne uma realidade. Acredite, é possível se tornar um empresário de sucesso, pois, na maioria das vezes, só depende de você.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK