A procura da felicidade: lições que podemos aprender com o filme

22/12/2020 às 08:58 PNL

A procura da felicidade: lições que podemos aprender com o filme

O filme A Procura da Felicidade protagonizado por Will Smith conta a história do pai de família Chris Gardner que supera todas as dificuldades para dar uma boa vida para o filho em meio a tantas dificuldades.

O longa rendeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro para Will Smith e é baseado em uma história. Inclusive, o verdadeiro Chris Gardner participou ativamente sendo um dos produtores e fazendo uma breve aparição no filme.

O principal recado desse filme é que não podemos desistir dos nossos sonhos e devemos acreditar no nosso potencial.

A procura da felicidade é um filme que traz uma bela história e vários ensinamentos valiosos que podem nos ajudar no nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Confira as principais lições do filme abaixo:

Nunca desista dos seus sonhos

O principal recado do filme é nunca desistir dos seus sonhos! Chris Gardner se vê desempregado com um filho para cuidar e sem nenhuma perspectiva de vida. Então, o que o salva? O seu sonho e a sua resiliência.

Ele aceita um estágio não remunerado em uma corretora de valores bastante conhecida. Com menos tempo de trabalho porque tinha obrigações com seu filho, Chris tinha que se desdobrar para entregar os mesmos resultados que os outros funcionários.

E mesmo que a rotina tenha sido exaustiva, Chris enfrentou tudo, resistiu a tudo e alcançou o seu sonho.

Defina metas

Uma das principais lições do filme é a como definir metas. No longa, mesmo com todas as dificuldades, Chris tinha metas e objetivos bem claros em sua vida. Ele sabia o que queria, sabia por que se esforçava, e principalmente, ele vislumbrava como seria a sua vida quando alcançasse os seus sonhos.

Eram as metas que davam motivação para que ele continuasse sua rotina cansativa. A persistência o fazia despertar a autoconfiança. O bem-estar do filho era o que lhe acendia a chama da automotivação.

Assuma responsabilidades

Outra característica importante do protagonista do filme é que ele assumia as suas responsabilidades. A autorresponsabilidade é um conceito importante para vencer na vida.

Quando nos damos conta que estamos no controle das nossas ações, que temos responsabilidade pelos nossos atos, assumimos que temos que fazer mais por nós mesmos e por quem amamos.

O filho lhe incentiva a ser persistente, a buscar o que deseja não só pelos seus sonhos, mas porque sabia da sua responsabilidade com o seu filho.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.  

Aceite os desafios

Podemos notar que Chris é uma pessoa resiliente, alguém que não se contenta, que não gosta de estar em uma zona de conforto. O futuro empresário, mesmo em tempos difíceis estava sempre buscando um novo desafio, sempre disposto a superar os obstáculos que surgissem.

Chris consegue se tornar um grande investidor, mas tudo se deve a ter aceitado este desafio e ter feito por onde conquistá-lo. Ele não desiste, mesmo quando erra, sempre busca entender e aprender com os seus erros. Essa persistência é fundamental para obter melhores resultados ao longo da vida.

Valorize cada pequena conquista

Outra coisa que percebemos ao longo do filme é que Chris valoriza cada pequena conquista. O esforço diário traz resultados a cada dia e devemos dar valor a triunfos por mais simbólicos que eles sejam.

Isso é fundamental porque nos ajudar a entender o valor do sacrifício, é uma recompensa para a mente, para o ego, e ajuda a motivar e traz mais confiança para continuar em busca dos objetivos.

Compartilhe o seu sucesso

Na vida, nunca estamos sozinhos, sempre temos pessoas que acreditaram no nosso potencial desde o início. Muito mais até do que nós mesmos, elas nos motivaram e estiveram sempre ao nosso lado. Podem ser nossos parentes, um amor ou um amigo.

Por isso, é importante compartilhar o seu sucesso com as pessoas que sempre acreditaram em você. Isso ajuda você a exercer a gratidão com os outros. Divida o seu sucesso, os seus bons momentos com quem você gosta. Essa é a melhor maneira de demonstrar a importância que estas pessoas têm em sua vida.

Acredite no seu potencial!

No filme, fica claro que um dos motivos pelo qual, Chris Gardner conquistou seus objetivos porque acreditou no seu potencial. Mas do que esforço ou dedicação, Chris era uma pessoa que tinha confiança na sua capacidade de aprender e dominar o seu trabalho.

Essa automotivação pode ser conquistada em um processo de coaching por meio de uma autoavaliação. Essa é uma forma de desenvolver o autoconhecimento e identificar os seus pontos fortes e assim explorar o seu potencial.

Como mostramos ao longo do texto, o filme A Procura da Felicidade traz diversas mensagens, que além de positivas, são essenciais para o nosso crescimento como pessoas. Esse filme traz ensinamentos que podemos levar para toda a vida. Sua mensagem é fundamental para qualquer um que queira evoluir.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

O IBND possui o melhor curso de PNL no Rio de Janeiro. Não perca mais tempo e conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK