Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é felicidade e como ser mais feliz?

11/12/2020 às 15:58 PNL

O que é felicidade e como ser mais feliz?

A felicidade pode ter diferentes significados para as pessoas, mas todas buscam realizar o desejo de serem felizes ao longo da vida. Será que a felicidade é a busca por uma vida perfeita? A felicidade está nas pequenas coisas? O que podemos fazer alcançar a felicidade? Aqui neste artigo, vamos destrinchar esse assunto.

O fato é que temos momentos felizes ao longo da vida, seja por pequenas ou grandes conquistas, existem momentos em que realmente sentimos o que é felicidade. Porém, ser plenamente feliz é algo muito maior e aqui vamos dar algumas dicas de como você pode alcançar esse feito.

Definição de felicidade

Segundo o dicionário, o significado de felicidade é a qualidade ou estado de feliz, estado de uma consciência plenamente satisfeita, é satisfação, contentamento, bem-estar.

O que podemos identificar é que a felicidade é um estado de bem-estar, quando ele acontece simplesmente ficamos felizes. A psicologia divide a felicidade em duas categorias: a felicidade externa e a interna.

A externa seria aquela que buscam em conquistas, em relacionamentos e a interna aquela que buscamos dentro de nós por meio do amor próprio e da autoestima. O que podemos entender é que a felicidade são momentos que vivemos, são as boas lembranças, o que devemos procurar é ter mais momentos felizes em nossas vidas.

O segredo da felicidade

Uma pesquisa que durou 75 anos, isso mesmo que você leu, buscou encontrar o segredo da felicidade. O estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto, contou com a participação de moradores de cidades vizinhas a Boston, que durante todo esse tempo, foram monitorados pelos pesquisadores e entrevistados a cada dois anos.

Nas entrevistas, as pessoas eram perguntadas sobre as suas experiências ao longo dos últimos dois anos e realizavam uma bateria de exames médicos. O quarto direito do estudo, o psiquiatra Robert Waldinger teve acesso aos dados e “revelou” o segredo da felicidade.

E ao contrário do que se pode pensar, a resposta não tem a ver com dinheiro, status de reconhecimento ou uma carreira de sucesso, e sim, com as relações pessoais. Entre os participantes do estudo, as pessoas que viveram mais e melhor foram aquelas que investir nos amigos, na família e no amor.

Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.

Como ser mais feliz?

Depois de descobrir o segredo da felicidade, acredito que você esteja planejando maneiras de aumentar o seu número de momentos felizes. Então, para lhe ajudar, vamos listar abaixo algumas dicas importantes para se tornar uma pessoa mais feliz, confira:

Saiba o que te traz felicidade

A felicidade é algo subjetivo, não há uma fórmula mágica ou matemática de como alcançá-la, então cada pessoa precisa entender o que pode lhe trazer felicidade. Qual é o sentido da felicidade para você? Já se fez essa pergunta?

Faça uma autorreflexão e identifique os momentos mais felizes da sua vida. A partir disso, busque encontrar a origem dessa felicidade. Assim, você entenderá quem são as pessoas, as atividades e os objetivos que mais lhe trazem momentos felizes e focar em viver mais e mais momentos assim.

Viva o presente

A felicidade não está no futuro, está no presente! Quando uma pessoa condiciona a sua felicidade a conquista de objetivos futuros, ela pode estar perdendo a oportunidade de ser feliz hoje.

Desfrute dos bons momentos do presente. Desenvolva o autoconhecimento e entenda como você pode melhorar no presente para se sentir mais feliz. Além disso, investir no presente é uma maneira de se comprometer com a felicidade futura. Busque a felicidade diariamente em pequenas atitudes e conquistas.

Tenha atitudes positivas

Nossa felicidade depende de atitudes positivas. Praticar qualquer ação em meio a pensamentos negativos pode nos fadar ao fracasso. O pensamento positivo é um ponto crucial para uma vida mais feliz.

Busque ver os erros e as recusas como uma forma de aprender e melhorar sempre. Tome atitudes positivas, coloque amor em suas ações para que você possa colher a felicidade no futuro.

Seja responsável pelos seus atos

A nossa felicidade depende de nós, assim como o nosso sucesso. Então, tome consciência disso! É importante que você entenda que é responsável por todos os seus atos. Não culpe outras pessoas por seus erros, sempre assuma tudo o que você faz, por pior que seja, isso é necessário.

A autorresponsabilidade é uma prática bastante importante no dia a dia. Precisamos entender que somos os únicos responsáveis pelas nossas ações. Saber que temos esse controle sobre nossas vidas é importante para criar mais momentos felizes.

Seja grato por tudo o que conquistou

A gratidão é um sentimento que está ligado a felicidade. Ser grato pela vida e por tudo o que já conquistou é importantíssimo para conseguir ser feliz. Uma boa maneira de alimentar a sua autoconfiança é ter um diário da gratidão. Nele, você deve escrever todos os dias os motivos da sua gratidão.

Assim, você pode reconhecer tudo o que te faz feliz, os motivos que te fazem seguir em frente e encontrar formas de se motivar para seguir em frente e conquistar seus objetivos.

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL

O IBND possui um curso de PNL completo para você aprender tudo sobre a programação neurolinguística. Não perca mais tempo e conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®