A importância do networking na vida do empreendedor

14/06/2021 às 14:00 Coaching

A importância do networking na vida do empreendedor

A competitividade no mercado está cada vez mais acirrada. Diariamente, as empresas investem em diferentes formas de conquistar mais clientes e vender mais. E uma das ferramentas que podem ser bastante úteis nesse processo de consolidação é o networking. Por isso, esse post vai te mostrar a importância de um bom networking na vida de todo empreendedor. Preparado (a) para mais uma dose de conhecimento? Bora lá! 

O que é networking? 

Podemos dizer que é uma rede de contatos profissionais que foi formada com o auxílio da internet. Na verdade, o networking é constituído por pessoas que trabalham no mesmo segmento de atuação da sua empresa e que podem ser úteis em algum momento específico, seja através de uma indicação de clientes em potencial ou para fornecer uma referência. 

Essa ferramenta pode trazer diversos benefícios para qualquer empresa, desde que seja feito um gerenciamento eficiente dela. Um bom networking pode manter uma conexão profissional segura e fazer a diferença na rotina de uma empresa, em diferentes aspectos. Vamos conhecer as vantagens de ter uma rede de contatos profissionais: 

Mais oportunidades de fazer bons negócios

Um bom networking abre um leque extenso para o empreendedor fazer bons negócios no dia a dia. Imagine você conhecer pessoas que possam indicar a sua empresa para que outras comprem na sua mão. Seria um sonho, certo? O seu faturamento pode aumentar bastante com a venda de mais produtos ou serviços. Por isso, um extenso networking e muita resiliência são cruciais para que negócios rentáveis sejam realizados.

Além disso, ela pode ganhar mais visibilidade online, o que é importantíssimo para se destacar da concorrência. E quanto maior for o seu networking, principalmente se você mantiver contato constante com os profissionais que fazem parte dele, melhor será para a sua empresa. E podemos convir que a indicação é uma das propagandas mais eficientes e antigas que existem. E o melhor de tudo: costuma funcionar bastante. 

Troca de experiências e aprendizado

Um sólido networking também permite uma saudável troca de experiências pessoais ao empresário. E isso pode ser enriquecedor, do ponto de vista profissional. Mesmo que você seja um empreendedor experiente, pode sempre aprender um pouco mais com as outras pessoas que tenham relação com a sua área. E quanto mais você aprender com quem tenha o mesmo interesse que o seu, melhor. 

Além disso, esse saudável aprendizado permite que você não cometa erros que podem fazer o seu negócio correr riscos sem necessidade. O conhecimento não ocupa espaço, por isso, mantenha uma relação saudável e estreita com a sua rede de contatos profissionais. Muitas vezes, aprender através da experiência pode custar caro para o empreendedor. Por isso, a troca de conhecimentos é sempre bem-vinda no dia a dia. Todo mundo sai ganhando. 

Possibilidade de construir parcerias sólidas

Quando o empresário constrói um bom networking ao longo do tempo, as chances de estabelecer parcerias sólidas podem aumentar bastante. Por exemplo, a sua empresa pode firmar parcerias com fornecedores, outros profissionais da mesma área e até com negócios que atuam no mesmo segmento. E isso pode ser de grande valia para todos os envolvidos, que acabam ganhando no final. A hipnose pode te ajudar com essa tarefa. 

No competitivo mundo dos negócios, as parcerias profissionais são sempre uma excelente alternativa para conquistar mais clientes e vender mais. E através de um extenso networking é possível estabelecer conexões genuínas e, sobretudo, promissoras. Além disso, parcerias saudáveis podem dar muito mais credibilidade para um negócio no mercado. Quanto mais pessoas indicarem a sua empresa, mais confiável ela será aos olhos do público. 

Pode fazer todo o negócio crescer

Mais uma excelente vantagem de se ter um bom networking. Levando em consideração todos os fatores mencionados acima, uma rede de contatos profissionais também pode fazer todo o negócio prosperar de vez e decolar rumo ao sucesso. Quando um negócio se estabelece e se torna uma referência no mercado, ele acaba se tornando a preferência dos consumidores na hora das compras. 

Mas lembre-se sempre de que não se trata da quantidade de pessoas que estão em seu networking, mas sim da qualidade da sua relação que você tem com elas. De nada adianta ter o contato de centenas de profissionais e não manter uma conexão saudável com nenhum deles. É preferível ter um networking menor e mais eficiente, permitindo que você mantenha uma relação saudável com todos. Nunca se esqueça de que as pessoas certas podem valer mais do que todas as pessoas do planeta. 

Como conquistar um networking de qualidade?

Agora que você conheceu a importância de um networking, fique por dentro das nossas dicas de como conquistar o seu e faça a diferença para a sua empresa: 

 
  • Participe de workshops, feiras, palestras e eventos que tenham relação com a sua área;

  • Marque presença constante nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn;

  • Mantenha uma saudável interação com todas as pessoas que convivem com você;

  • Não deixe de participar de fóruns especializados e grupos online de discussão;

  • Use e abuse das ferramentas online que podem te auxiliar a aumentar o seu networking. 

Agora é seguir as nossas dicas e colocar a mão na massa para construir um sólido networking que pode trazer bons frutos para toda a sua empresa. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK