6 técnicas para manter o foco

02/04/2020 às 16:27 Coaching Dicas

6 técnicas para manter o foco

Você consegue se manter concentrado em uma mesma tarefa por quanto tempo? A capacidade de manter o foco é essencial para a realização de trabalhos importantes no dia a dia. A maioria das pessoas não consegue se concentrar e isso acaba prejudicando a sua evolução pessoal e profissional.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas técnicas e dicas essenciais para lhe ajudar a manter o foco em suas tarefas. Manter o foco é fundamental para ser mais produtivo, alcançar metas e objetivos com mais eficiência e rapidez.

A habilidade de se manter focado e evitar distrações pode ser desenvolvida como qualquer outra, o processo de Coaching é excelente para o estímulo o seu cérebro a desenvolver essa capacidade.

Confira abaixo a nossa lista de técnicas e dicas para conseguir manter o foco:

Busque o autoconhecimento

O desenvolvimento do autoconhecimento é essencial para desenvolver foco e concentração. Afinal, para encontrar os motivos pelos quais você não consegue se concentrar é preciso refletir sobre seus próprios pensamentos e ações.

Dessa maneira, você consegue entender quais são os hábitos e crenças limitantes que limitam a sua capacidade de se manter focado. Dentro do processo de Coaching, o Coach utiliza ferramentas poderosas que levam o Coachee a descobrir a origem da sua falta de concentração. Esse é o início de processo para desenvolver essa habilidade.

Acabe com qualquer tipo de distração

Hoje em dia, temos muitas coisas à mão que são capazes de nos distrair e tirar nosso foco. Desde smartphones, até programas de TV, ouvir outras pessoas falando, entre outros, por isso é essencial, parar e fazer uma lista com todas as situações e objetos que podem lhe distrair.

Assim, na hora do trabalho, você poderá tirar todos os pontos de distração do seu caminho, tornando mais fácil se concentrar para a realização de tarefas. Depois de despertar o autoconhecimento, com certeza, você se conhecerá melhor. Assim fica muito mais fácil, encontrar os fatores que atrapalham a concentração no dia a dia.

Se você precisa acabar com a procrastinação esse artigo pode ser útil.

Comece pelas tarefas mais difíceis

O cérebro precisa de estímulo para se manter focado e isto vem através da motivação. E uma das maneiras mais eficientes e simples de ser manter motivado é começar o dia realizando as tarefas mais difíceis, dessa forma, você pode ir estimulando sua mente a fazer as demais tarefas ao decorrer do dia.

Essa é uma excelente maneira de desenvolver mais concentração em seus trabalhos e diminuir o estresse e a ansiedade. Uma das principais causas da falta de concentração é a procrastinação, por isso começar pelas tarefas mais difíceis e depois ir para as mais fáceis é uma maneira de se motivar e facilitar o seu foco nas tarefas diárias.

Planeje o seu tempo

Uma ferramenta bastante poderosa que pode ajudar no desenvolvimento do foco é a gestão de tempo. Planejar a sua rotina com antecedência faz toda a diferença para aumentar o seu poder de concentração.

Estipule um tempo para a realização de cada tarefa, assim você pode distribui-las em diferentes dias e horários. Assim, fica muito mais fácil fazer tudo dentro do prazo e conseguir acostumar a sua mente, a focar em cada tarefa.

Use a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é excelente para a manutenção da concentração. Ao contrário do que muitos pensam, dar umas pausas durante o trabalho podem ajudar na manutenção do foco.

Essa técnica propõe sessões de trabalho com intervalos curtos para descanso e relaxamento. Na técnica Pomodoro, você trabalha 25 minutos e para por cinco minutos. Depois de quatro intervalos de cinco minutos, você pode dar uma pausa de 10 minutos.

Assim, você conseguir delimitar o tempo para a realização da tarefa e dar pausas que podem ser essenciais para dar uma leve caminhada, ir ao banheiro, comer ou beber algo, entre outras coisas.

Você aprende a técnica Pomodoro em nosso Curso de Coach.

Desenvolva a escuta ativa

A escuta ativa é uma ferramenta essencial para entender as outras pessoas e potencializar o seu poder de comunicação. E isso também tem a ver com o foco.

Quando estamos conversando com outras pessoas, nossos pensamentos costumam voar, e por isso acabamos deixando de absorver informações que podem ser importantes para desenvolver alguma tarefa.

Ouvir atentamente é uma excelente maneira de treinar o seu poder de foco e concentração. Assim, você consegue trabalhar para evitar distrações e absorver na essência tudo o que outros lhe falam.

A escuta ativa você também aprende em nosso Curso de Coach.

Coaching para desenvolver o foco

O processo de Coaching é essencial para o desenvolvimento do foco. O Coach utiliza diversas ferramentas poderosas para ajudar o Coachee a se tornar uma pessoa mais focada.

Isso é essencial para alavancar a sua produtividade e potencializar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. São várias as modalidades de Coaching que trabalham com técnicas e ferramentas capazes de estimular a mente para desenvolver o foco.

Passar por uma formação de Coaching é uma boa pedida para desenvolver o seu poder de concentração e melhorar os resultados profissionais e sua vida pessoal.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®