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5 dicas para ser um bom líder quando sua equipe não está bem

02/09/2020 às 10:54 Coaching

5 dicas para ser um bom líder quando sua equipe não está bem

Em momentos em que sua equipe não está bem, um bom líder precisa responder a altura. Encontrar as origens do problema, estimular e motivar profissionais, apresentar soluções, entre outras coisas, são tarefas de um bom líder quando sua equipe não está indo bem.

Está em cargo de liderança? Ou está se preparando para assumir um cargo de gestão no futuro? É importante já ficar por dentro das nossas dicas para se sair bem e exercer a liderança com respeito e autoridade.

Durante uma crise financeira, por exemplo, é comum que equipes de trabalham se sintam desmotivadas ou desorientadas. Nesses momentos, um bom líder deve tomar as rédeas da situação e apontar um caminho para voltar a ter bons resultados.

Confira abaixo as nossas dicas para você ser um bom líder quando sua equipe não estiver bem:

Redobre a atenção com os feedbacks

Dar importância ao feedback sobre o trabalho desempenhado por integrantes da sua equipe é fundamental para o sucesso do trabalho. Porém, principalmente em feedbacks negativos, quando precisamos apontar erros e corrigir ações dos profissionais precisamos redobrar a atenção na forma como nos expressamos.

Tudo muda de acordo como as críticas são feitas. Tratar cuidadosamente dos feedbacks negativos é uma maneira de não desmotivar de vez os profissionais da sua equipe. A dica é tratar caso a caso, sem grandes alardes, chamando a atenção do colaborador para os principais detalhes e lhe oferecendo suporte para não repetir os erros.

O feedback positivo também é importante. Faça elogios e acompanhe ativamente o trabalho dos profissionais de sua equipe. A dica é ser o mais específico possível no feedback positivo para mostrar que você está acompanhando o dia a dia de trabalho ativamente.

Seja mais empático

Outro fator importante no ambiente de trabalho é a empatia. Um líder deve ser uma pessoa empática. Isso facilitará bastante a comunicação com os membros da equipe. Adquirir essa habilidade também será fundamental para estreitar a comunicação com os subordinados.

Por meio da  empatia no ambiente de trabalho, você conseguirá identificar mais facilmente as origens dos problemas que estão prejudicando o desempenho da sua equipe. Assim, você conseguirá alinhar expectativas e trabalhar para promover os valores da marca e amparar os profissionais em tudo o que eles precisarem.

A empatia pode ser a chave para uma boa comunicação. Isso pode estimular a motivação dos profissionais. A vantagem de se colocar no lugar dos outros é entendê-los melhor para apresentar melhores soluções, isso é fundamental para os profissionais retomem o bom desempenho.

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Tenha um canal aberto com os seus funcionários

Outra coisa que facilita bastante a comunicação do líder é ter um canal aberto com os membros de sua equipe. Estipule meios para isso, como por exemplo, o envio de e-mails ou uma reunião semanal para que os membros da equipe possam trazer sugestões e críticas.

Durante reuniões de trabalho, abra espaço para que todos possam dar suas opiniões. Isso é fundamental para aumentar a motivação profissional e unir mais a sua equipe. Mostre que está interessado no que seus comandados têm a dizer. Eles são fundamentais, porque geralmente são os que estão mais próximos de seus clientes e fornecedores.

Promova a união entre os seus colaboradores

Um dos primeiros passos para recuperar o bom desempenho da sua equipe é promover a união. E para isso é preciso trazer soluções e mediar possíveis conflitos internos. Cada profissional deve estar ciente de suas funções dentro da equipe. É importante deixar claro que cada membro é uma peça importante para o sucesso do trabalho.

Identifique possíveis conflitos internos e limitações que possam estar afastando os membros de sua equipe. Depois, trabalhe para alinhar as expectativas de todos os profissionais, fazendo com que eles trabalhem juntos em prol do mesmo objetivo.

Ter um grupo unido é um ponto fundamental para o sucesso do trabalho. Faça-os entender que juntos eles são mais fortes e podem chegar mais longe. Caso os profissionais já trabalhem juntos a muito tempo, você pode também ressaltar bons resultados anteriores para motivá-los a voltar a ter um bom desempenho o mais rápido possível.

Haja como um líder!

A última dica é simples: haja como um líder! Essa é a sua função. Um líder não pode se esconder ou aceitar o fracasso de sua equipe. Siga as dicas que demos acima e faça todo o possível para resgatar os seus profissionais.

Agregue mais conhecimento e reforce a sua capacidade de liderança através de metodologias como o coaching e a PNL. Assim, você conseguirá encontrar formas mais cirúrgicas de recuperar o desempenho da sua equipe em tempo recorde.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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