Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como lidar com o medo de perder o emprego com o coaching?

07/09/2020 às 15:54 Coaching

Como lidar com o medo de perder o emprego com o coaching?

A pandemia de coronavírus trouxe uma nova crise econômica para o Brasil. E isso fez despertar novamente um medo em comum de muitos brasileiros: o de perder o emprego.

A incerteza do mercado em meio a pior pandemia da nossa geração faz com 71% dos trabalhadores tenham medo de perder o emprego, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

São muitos os fatores que contribuem para a insegurança do emprego: recuperação econômica muito lenta, muitas empresas indo à falência em um mesmo período, ser recente no emprego, entre outras coisas.

Ter medo de perder o emprego traz consigo diversos problemas que podem prejudicar o trabalho no dia a dia.

Quais são as principais consequências trazidas pelo medo de perder o emprego?

O medo de perder o emprego acaba gerando uma certa apreensão e acarreta diversos problemas no trabalho. Sem saber lidar com isto, muitos trabalhadores acabam sofrendo consequências pesadas, como veremos abaixo:

Queda de produtividade

Com a mente preocupada pelo medo de perder o emprego, o trabalhador perde produtividade na sua rotina de trabalho. Isso acontece por conta da falta de concentração e de uma preocupação exagerada em querer garantir o seu emprego. Pensar demais sobre isso, acaba nos impedindo de focar no trabalho com total atenção.

Perda de qualidade e criatividade

Com a mente assombrada pelo medo de perder o emprego, fica bem mais difícil se concentrar. Isso acaba prejudica a qualidade do nosso trabalho, fazendo com que cometamos erros que em um dia normal com a mente equilibrada não cometeríamos.

A preocupação excessiva também faz com que tenhamos bloqueios criativos. Fica muito difícil despertar novas ideias quando estamos com medo. Isso pode causar bloqueios em nossa mente, evitando que criemos soluções e consigamos responder rápido as necessidades do trabalho.

Piora na saúde

O medo excessivo que assola em nossa mente acaba refletindo em nosso corpo físico. Este fator é responsável pelo aumento da ansiedade que gera uma preocupação exacerbada. O resultado é uma piora na saúde, causando problemas como falta de ar, palpitações, fortes dores de cabeça, alergias, entre outros.

Conheça a nossa Formação em Coach.

Como o coaching pode me ajudar a lidar com o medo de perder o emprego?

O coaching é a metodologia de desenvolvimento humano mais eficaz do mundo. Um coach ou um bom curso de coaching pode fazer total diferença na sua carreira.

Abaixo, você verá diversas dicas simples de coaching que podem lhe ajudar a lidar com o medo de perder o emprego e impedir que este receio afete a sua rotina de trabalho, confira:

Será que tenho motivos para ter medo de ser demitido?

Entender o seu estado atual é o primeiro passo para lidar com este medo. Faça uma análise da situação atual da sua empresa e da sua. Se faça perguntas como: Minha empresa teve queda no faturamento? Algum colega de trabalho meu foi demitido? Tenho estabilidade no meu trabalho? Meu chefe aponta minhas falhas com frequência?

Essas perguntas podem ser reveladoras para você. E por mais que você constate que o cenário não é nada positivo, isso não garante que sua empresa irá a falência ou que você será demitido. Estando por dentro da situação, não foque no medo, mas em soluções.

Pense em cursos que você pode fazer, fatores que podem melhorar o seu desempenho no trabalho, entre outros. Assim, você estará colocando em prática ações efetivas para garantir o seu futuro profissional, mesmo que você seja demitido, você estará preparado para se recolocar no mercado.

Faça um planejamento de segurança

O medo de perder o emprego afeta muitos brasileiros por que abala a estabilidade financeira. Então, nossa segunda dica de coaching é que você, se possível junto com um coach, faça o seu planejamento de segurança.

Esse planejamento consiste em lhe guiar caso tudo dê errado. Assim, você pode ter em mente, por exemplo, que precisa ter X reais de reserva de emergência para manter as contas em dia por X meses, se dá conta dos direitos que você possui como o seguro-desemprego.

E também pode trazer o foco para outros projetos como tornar um hobby em trabalho ou desenvolver um projeto que está engavetado pela falta de tempo, por exemplo.

Foco no presente

A última dica é colocar o foco no presente! Isso é fundamental! O medo de perder o emprego é algo que nos preocupa no futuro, por mais próximo que achemos que a nossa demissão esteja. Então, foque no presente.

Monte o seu plano de segurança e foque em aumentar a qualidade do seu trabalho diário. Essa é a chave para garantir que tudo ficará bem, mesmo que algo dê errado.  

Faça a nossa Formação de Coach!

Quer aprender as técnicas mais poderosas de desenvolvimento humano? Saiba mais sobre a nossa Formação de Coach do IBND. Aqui temos um curso completo com certificação profissional. Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®