O que é o coaching para mulheres?

12/01/2021 às 20:31 Coaching

O que é o coaching para mulheres?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficiente. E dentro dele existem diversos nichos, um destes é focado nas mulheres. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a participação de mulheres em cargos de liderança é de 37,8% no Brasil.

O preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho também é crescente. As mulheres enfrentam diversas dificuldades para conciliar trabalho e vida pessoal, são injustiçadas em questão de subordinação e a média salarial em comparação com os homens, por exemplo.

No contexto de um mundo que clama pela mudança, onde as mulheres se empoderam e reivindicam seus direitos, o coaching pode ser uma alternativa essencial para otimizar os resultados e auxiliar na conquista de objetivos expressivos.

Coaching para mulheres

O coaching é uma metodologia que visa ajudar pessoas a ampliarem seu conhecimento e acelerar a obtenção de resultados. O foco deste processo é fazer pessoas conquistarem objetivos específicos.

Nesse sentido, o coaching para mulheres pode ajudá-las a compreender e ressignificar traumas e crenças limitantes que lhes impeçam de crescer profissionalmente, por exemplo. Também pode auxiliar no aumento de autoestima e no empoderamento como mulher trazendo bons resultados na vida pessoal.

A luta pela igualdade de gênero acontece em todo o mundo, a busca pelo empoderamento feminino é fundamental para as mulheres. O objetivo principal do coaching para mulheres é fortalecer a figura da mulher como líder.

Assim, o coaching ajuda mulheres a enfrentar pensamentos retrógrados de homens ignorantes. Dessa maneira, a mulher pode se enxergar em um cargo de liderança e alimentar a crença de que ela pode ocupá-lo, não apenas os homens.

Também ajuda a entender que as mulheres devem lidar com a competição no mercado de trabalho visando o seu próprio aprimoramento e o empoderamento de outras profissionais. Assim, é possível quebrar as falácias de que as mulheres devem ser inimigas umas das outras e não conseguem se relacionar no trabalho.

Coaching e empoderamento feminino

Há uma relação de proximidade entre o coaching e o empoderamento feminino. Diversas questões estão presentes no conceito de empoderamento e também presentes no processo de coaching.

A estrutura do empoderamento ajuda no processo de coaching que é mais amplo e pode ajudar as mulheres a se desenvolver em diferentes situações e áreas da vida.  

Assim, o coaching para mulheres aborda questões que falam sobre a independência e liberdade das mulheres, estimula a aceitação e autoestima, valoriza todos os ciclos da vida de uma mulher, entre outros pontos importantes.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Quais são os principais benefícios do coaching para mulheres?

O coaching para mulheres pode ser a melhor alternativa para se empoderar e acelerar o desenvolvimento profissional de mulheres. Confira abaixo quais são os principais benefícios que passar por este processo pode lhe trazer:

Autoaceitação e autoconfiança

O coaching para mulheres auxilia na autoaceitação e autoconfiança. Essas habilidades são importantes para que qualquer mulher possa se compreender e se respeitar. Além disso, o desenvolvimento da autoconfiança ajuda mulheres a reconhecerem suas habilidades e seus predicados para buscarem uma carreira profissional de sucesso.

Percepção ampla da luta das mulheres pela igualdade de gênero no mundo

O coaching também foca em abordar os principais pontos da história do feminismo no mundo. Assim, mulheres que ainda não conhecem muito bem a luta pela igualdade de gênero, podem passar a ter uma percepção bem maior sobre a trajetória feminina e seus principais registros históricos na história mundial.

Ressignificação de traumas e crenças limitantes

Esse é um dos principais benefícios. A sociedade ainda nutre muitas crenças que visam a subordinação das mulheres perante os homens. Em pleno século 21, infelizmente isto ainda acontece. O processo de coaching é fundamental para ajudar mulheres a se livrar destas amarras.

Dentro da metodologia é possível passar pelo processo de ressignificação, o que ajuda mulheres a superarem traumas e a entenderem que as crenças limitantes são apenas frutos de uma sociedade comandada por homens e que não refletem, de fato, uma incapacidade ou subordinação feminina.

Autoconhecimento

O estímulo ao autoconhecimento é a base de qualquer processo de coaching. Antes de querer conquistar qualquer objetivo, uma pessoa precisa se conhecer a fundo e se fortalecer.

Assim, no processo de coaching para mulheres, a intenção é ajudar as mulheres a se conhecerem melhor e entenderem as origens de seus comportamentos. Dessa forma, é possível vislumbrar uma evolução pessoal constante e buscar um aprimoramento profissional consistente.

Como vimos durante todo o texto, o coaching para mulheres é um nicho específico que focam em ajudar mulheres ter uma carreira sólida e uma vida de sucesso em todos os âmbitos.

Faça a nossa Formação de Coaching!

No IBND possuímos uma Formação em Coaching com certificação internacional. A nossa metodologia de ensino foca em fazer com que nossos alunos absorvem os recursos do coaching na teoria e na prática. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK