5 lições de José Renato Hopf, fundador da GetNet, que revolucionou o varejo no Brasil

10/10/2020 às 18:29 PNL

5 lições de José Renato Hopf, fundador da GetNet, que revolucionou o varejo no Brasil

Se todos os empresários de sucesso atualmente, tivessem alguém experiente que os aconselhasse antes de qualquer tomada de decisão no dia a dia em seus negócios, certamente, a maioria tinha errado bem menos. Aprender pela experiência pode ser bastante doloroso e trazer muita dor de cabeça.

Para te ajudar ainda mais na hora de empreender, elaboramos esse post que traz 5 lições do empresário que revolucionou o mercado de varejo no Brasil, José Renato Hopf, fundador da GetNet. Prepare uma boa xícara de café e fique conosco até o final da leitura!

“Não existe nada de grande e relevante no mundo que a gente consiga realizar sozinho”

Para Hopf, o trabalho em equipe é tudo dentro de uma organização. De nada adianta o proprietário de uma companhia querer fazer tudo sozinho e sem ajuda dos seus colaboradores, pois a sua empresa vai fracassar em pouco tempo. Aquele velho ditado que diz que “A união faz a força” se encaixa perfeitamente aqui.

Por isso, se você pensa em empreender, precisa contar com pessoas que também tenham a intenção de fazer o seu negócio prosperar. Vale lembrar que qualquer empresa, por menor que seja, é feita de pessoas. Sem elas, nada funciona. Por isso, conte com uma boa equipe de trabalho e deixe claro que ela pode contar com você também, para o que precisar.

“Tenha uma ideia factível”

O gaúcho José Renato Hopf tinha uma carreira estável como bancário em seu estado natal. Mas ele ainda não estava satisfeito e, em 2003, decidiu que queria empreender. Sua ideia foi tão revolucionária na época, que o negócio (máquinas de cartão de débito e crédito GetNet que aceitam diversas bandeiras) prosperou rapidamente.   

Por isso, ter uma ideia que seja factível é fundamental para todo empreendedor. Ou seja, “enxergar” oportunidades no mercado que podem ser exploradas pode ser extremamente rentável, desde que a ideia seja bem pensada e viável. De nada adianta ter uma ideia mirabolante que vai custar caro e que pode não dar certo. É pura perda de tempo!

“Tenha planejamento e disciplina de execução”

Para esse empresário de sucesso, nenhuma empresa sobrevive sem um planejamento bem pensado e disciplina na hora da execução. Se o empreendedor falhar nestes dois importantes aspectos, seguramente, o seu empreendimento também sucumbirá ao fracasso. Muitas vezes, a disciplina de execução chega a ser até mais importante do que o planejamento em si.

Segundo o proprietário da GetNet, existem milhares de pessoas com as mesmas ideias que você. Por isso, esses dois fatores são fundamentais na hora de empreender. Um não sobrevive sem o outro. Para Hopf, desviar o foco exatamente na hora de executar o planejamento, pode levar tudo vai por água abaixo, mais cedo ou mais tarde.

“Conte com as pessoas certas em seu negócio”

Para Hopf, todo empreendedor precisa saber escolher as pessoas certas para o seu negócio. E não adianta somente o funcionário saber desempenhar bem a sua função, ele precisa ser de confiança. Ou seja, o empresário precisa ter a plena certeza de que pode contar com ele para o que der e vier, a qualquer momento. Uma boa gestão de talentos é essencial!

Um dos pilares de sustentação de qualquer empresa, é a confiança. Mas isso pode levar um tempo para se conquistar. O fato é que, quando existe uma confiança mútua em um negócio, cria-se um elo extremamente difícil de ser quebrado, principalmente em momentos delicados do dia a dia. Por isso, conte com as pessoas certas em sua empresa.

“Conte com investidores estratégicos”

De acordo com Hopf, isso foi de extrema relevância para o sucesso da GetNet. Para ele, que sabia como definir metas com eficiência, o pecado de muitos empresários é acreditar que o nível de esforço que se faz para que o sonho seja alcançado não precisa ser tão alto. E isso torna a sua ideia algo abstrato e incredível. A questão é que essa linha de raciocínio pode afugentar bons investidores da sua empresa.

Sendo assim, você precisa convencer seus investidores de que sua ideia de negócio tem altas chances de dar certo, e, acima de tudo, é factível. Além disso, eles precisam estar convencidos de que sua equipe de trabalho tem capacidade para fazer todo o negócio funcionar da melhor maneira possível. Em suma, é preciso transmitir toda a confiança do mundo para as pessoas que vão injetar dinheiro em seu negócio.

GetNet: crescimento acelerado em pouco tempo

Com base em seus próprios ensinamentos, José Renato Hopf fez a GetNet crescer em um ritmo espantoso. Para se ter uma ideia, no início das atividades, em 2003, a empresa contava com apenas 9 colaboradores que, anos mais tarde, tornaram a empresa uma referência nacional.

Prova disso é que, 10 anos depois, a GetNet já tinha mais de 4 mil colaboradores em todo o Brasil, tornando-se uma das maiores empresas de pagamentos de toda a América Latina. Em 2014, o lucrativo empreendimento foi comprado pelo Banco Santander por 1,1 bilhão de reais.

Agora é só seguir à risca os valiosos conselhos desse empresário de sucesso. Pode acreditar, você pode evitar grandes erros em sua trajetória com empreendedor. Boa sorte.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK