O que é Coaching Parental?

21/04/2020 às 15:18 Coaching

O que é Coaching Parental?

Educar os filhos é um grande desafio enfrentado por pais de todo o mundo. Você está lidando com outro ser humano, com suas próprias características, e guia-lo para que ele tenha um bom caráter e possa ser uma boa pessoa não é uma tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, o coaching parental pode ser uma boa alternativa.

Nenhum pai ou mãe está preparado para a criação de um filho, mesmo os mais experientes sempre enfrentam percalços. Isso por que cada filho é um ser humano único com suas próprias opiniões e vontades, por isso não é possível criar todos os filhos da mesma maneira.

O coaching parental aparece nesse sentido como uma forma de implementar estratégias para desenvolver seus filhos com mais assertividade.

Gostou? Conheça o nosso Curso de Coach.  

O que é o Coaching Parental?

O coaching parental é um nicho de coaching voltado para os pais. O intuito desse processo é que o coach possa auxiliar pai e mãe na missão de criar os próprios filhos. Como já bem dizemos acima, não há um manual de instruções para criação, cada filho tem suas próprias características.

Então, os pais precisam desenvolver uma consciência e um senso de responsabilidade para atuar com assertividade nos principais momentos da vida de seus filhos. A geração atual é diferente da geração anterior. Existem muitos fatore externos como a tecnologia, que os tornam mais curiosos.

Os pais precisam saber como lidar com este processo para prover as respostas corretas para os filhos e atender as suas reais necessidades. Dessa forma, conforme os filhos forem crescendo os pais podem ajuda-los em sua formação como pessoa e auxiliá-los na hora de tomar decisões importantes em suas vidas.

Você pode se tornar um Coach em nosso Curso de Coaching.

 

Quais são os benefícios do Coaching Parental?

Todo mundo tem uma opinião ou uma dica para dar sobre a criação dos seus filhos, não é mesmo? Nem sempre, essas críticas ou sugestões são construtivas. Os próprios pais possuem uma maneira de agir, que se dá de acordo com a sua própria criação e experiência sobre o mundo.

Estes fatores podem ser bons ou ruins, o que você precisa é aprender a filtrar certas opiniões e comportamentos para criar seus filhos com mais assertividade. O coach parental é um profissional que vai lhe ajudar através de técnicas e ferramentas poderosas a lidar com diferentes situações ativamente.

Confira abaixo quais são os principais benefícios do coaching parental para os pais:

Melhora o relacionamento de pais e filhos

O processo do coaching é voltada ao desenvolvimento humano. Com isso, a metodologia tem como base estimular o autoconhecimento. Neste caso, essa habilidade é estimulada nos pais que participam do processo. Dessa maneira, eles conseguem entender melhor o seu relacionamento como casal e o relacionamento com os seus filhos.

Assim, é possível identificar o que chamamos de pontos de melhoria, fatores que podem ser aprimorados e que devem receber atenção para o relacionamento seja fortalecido. Essa é uma maneira de estar sempre buscando estreitar laços e tornar o convívio familiar mais harmonioso.

Promover o diálogo em qualquer situação

Dar fim as broncas é uma necessidades que os pais têm atualmente. Elas só ajudam a deixar os filhos mais distantes, e ao contrário do que muitos pensam, na maioria das vezes não são efetivas.

No processo de coaching parental, os pais aprendem ferramentas capazes de induzir ao diálogo com seus filhos em qualquer situação. Uma boa conversa é a chave para que seus filhos possam realmente aprender com os problemas e entender o que você está querendo dizer, nesse momento usar as perguntas que aprendemos em nosso Curso de Coach pode ser um grande aliado.  

 

Além disso, ter um canal de conversas aberto com os seus filhos é uma forma de gerar neles, a confiança necessária para que eles compartilhem situações de suas vidas com você. Naturalmente, você se torna mais presente no dia a dia de seus filhos.

Saber se comunicar com os filhos em qualquer fase

A comunicação entre pais e filhos é um fator primordial para o crescimento de pessoas. E cada fase da vida, os pais devem buscar um tipo de comunicação diferente. Nas fases de criança, por exemplo, a comunicação deve ser mais lúdica.

Com o passar do tempo, os pais devem começar a introduzir temas importantes para os filhos, e é preciso entender quando é a hora e qual é o melhor jeito para falar com os pequenos. Abordar assuntos que o seu filho terá dificuldade em compreender não é uma boa opção, talvez não seja a hora certa ou você não esteja usando o melhor jeito.

O coaching parental pode lhe ajudar a entender como reforçar o seu poder de comunicação com seus filhos em qualquer idade. Dessa forma, você consegue lidar com temas e com o desenvolvimento do seu filho de uma maneira natural e coerente.

O processo de coaching parental é muito indicado para pais de qualquer idade, com ou sem experiência na criação de filhos. O mundo está em plena mudança, e é preciso estar atualizado e buscar novas formas que possam ajudar numa criação responsável e ativa dos filhos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK