Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas para absorver mais conhecimento ao ler um livro

05/04/2020 às 14:11 Dicas Livros

5 dicas para absorver mais conhecimento ao ler um livro

Desenvolver o hábito da leitura é essencial para adquirir mais conhecimentos sobre diversos assuntos. Este pode ser um diferencial para a sua vida profissional. Porém, não basta apenas ler um livro para ganhar conhecimento, é preciso aprender a ler com eficiência.

Isso mesmo! Uma simples leitura não é garantia de aprendizado, mas o seu gosto por livros deve ir um pouco além para atingir o maior nível de compreensão possível dos fatos narrados. Neste artigo, vamos listar algumas dicas para lhe ajudar a absorver mais conhecimento ao ler novos livros.

Confira abaixo as nossas dicas para aprender mais em suas próximas leituras:

Não leia correndo, tenha a maior atenção possível!

A primeira dica que podemos lidar é a seguinte: evite ler correndo. Muitas pessoas para mostrar que possuem o hábito da leitura, acabam lendo livros muito rápido. O intuito é aumentar o número de livros que se consegue ler em um ano.

O problema é que a leitura rápida, com foco na conclusão do livro o mais rápido possível, prejudica a nossa compreensão sobre o que estamos lendo. A leitura não deve ser uma obrigação e muito menos uma competição, as pessoas devem ler por prazer, por diversão.

Por isso, não leia correndo! E mais, reflita sobre o que você está lendo. Não precisa parar parágrafo após parágrafo, mas tire um tempo para ler e reler um capítulo, por exemplo, a fim de melhorar o entendimento sobre o assunto.

Isso irá estimular a sua compreensão e o pensamento crítico. Dessa forma, você terá uma leitura mais demorada, porém mais prazerosa. O conhecimento está aliado a nossa capacidade de entender o mundo em que vivemos, e é possível fazer isto através de uma boa leitura.

 

Marque e rabisque seu livro!

Muitas pessoas evitam ao máximo usar marcadores, canetas e lápis para marcar seus livros. Porém, uma das maneiras de absorver mais conhecimento é justamente grifar todas as dúvidas, todas as frases que chamaram atenção, para ampliar o debate sobre um tema.

Assim, você nunca se perde e pode sempre voltar para criar uma nova conexão com uma parte do livro e ampliar o seu entendimento. Por isso, pegue um marca-texto e um lápis para sublinhar tudo o que achar importante e fazer suas próprias anotações sobre o assunto.

Um livro todo marcado é essencial para absorver mais conhecimento. Isso significa que você realmente leu o livro, prestou atenção e questionou todos os detalhes importantes. Isso sim é uma leitura proveitosa.

Faça questionamentos e busque respondê-los

Outra excelente maneira de absorver mais conhecimento ao ler um livro é buscar fazer questionamentos sobre cada capítulo. Dessa maneira, você pode buscar por informações que complementem a sua leitura e o ajudem a entender o contexto das situações descritas no livro.

Quando você se questiona e se empenha em encontrar respostas, o seu cérebro se condiciona a realizar este mesmo processo em todas as áreas da vida. Além de, claro, ter uma percepção maior sobre diversos assuntos que foram lidos.

Um livro traz uma gama de subtemas que devem ser absorvidos durante a leitura e os questionamentos são essenciais para ampliar o seu conhecimento.

Converse com outras pessoas sobre os seus livros

Uma das maneiras mais eficientes para registrar informações é falar sobre elas. É dessa forma, por exemplo, que pessoas decoram textos. A repetição de fala sobre um assunto é fundamental para absorvê-lo.

Por isso, entre em clubes do livro online ou físicos, fale com amigos e familiares que gostem de ler, ou mesmo com pessoas que não gostem, mas que possam se interessar pelo assunto. Essa é uma maneira de registrar no seu cérebro tudo o que leu no livro e ampliar o seu conhecimento.

E ao falar com pessoas que estejam lendo o mesmo livro que você, ainda é possível desenvolver ainda mais a sua percepção. Afinal, pessoas tem opiniões diferentes, o que pode gerar novos questionamentos e lhe ajudar a ampliar a compreensão sobre um assunto.

Leia por diversão!

A nossa última dica é bem simples: leia por diversão! Isso mesmo que você entendeu. A leitura não deve ser uma obrigação, e sim, um lazer. Leia por gosto, independente se o tema será mais ou menos útil em sua vida. Todo livro, por mais simples que seja, sempre nos ensina alguma coisa.

Por isso, busque ler livros de todos os gêneros. É óbvio que sempre temos um gênero favorito, mas é preciso se interessar por outras leituras. É essa a diversão da leitura, explorar o desconhecido.

Busque ampliar os seus ares e estar sempre conectado a uma leitura. Quer pegar o gosto por livros? Sempre esteja lendo algum. Essa é a melhor maneira de criar o hábito de ler.

Sempre tenha um livro em casa para ler. E se você já leu todos os que você tem e ainda não tem como adquirir novos, releia os antigos, reveja as suas marcações e amplie o seu conhecimento. A cada repassada nas páginas, mais informações você pode obter sobre um assunto.

Gostou? Confira a nossa Formação em Coach e segue abaixo algumas dicas de livro:


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®