3 dicas para desenvolver a automotivação

03/04/2020 às 12:44 Dicas

3 dicas para desenvolver a automotivação

Quando falamos em motivação, a maioria das pessoas pensam que só é possível buscá-la em fatores externos. E se a motivação pudesse vir de dentro de nós? Pois sim, é possível! A automotivação é uma habilidade importante para ser desenvolvida, através dela é possível se manter motivado para a conquista de objetivos.

Dentro do curso de Coaching, nós aprendemos ferramentas para desenvolver essa habilidade junto com outras capacidades como o autoconhecimento são estimuladas para uso automotivação ou para que o coachee consiga continuar obtendo resultados extraordinários após terminar as sessões. Neste artigo, separamos algumas dicas importantes para você desenvolver a automotivação.

O que é a automotivação?

Antes de irmos para as dicas, vamos falar um pouco mais sobre a automotivação. Basicamente, a automotivação é um exercício, onde encontramos respostas dentro de nós mesmos, que conseguem nós estimular a alcançar os nossos objetivos.

No coaching, por exemplo, coach estimula o coachee a se conhecer melhor e encontrar as respostas que procura através do autoconhecimento e da automotivação. Não são apenas fatores externos que influenciam o nosso dia a dia.

Com o estímulo ao autoconhecimento, conseguimos recuperar lembranças, enfatizar certos momentos e nos conhecer melhor. Assim, encontramos os fatores que podem nos motivar a melhorarmos os nossos resultados. A automotivação é conquistada através de um exercício contínuo e frequente.

Como desenvolver a automotivação?

Agora, vem a parte chave deste texto, abaixo daremos as dicas para que você possa começar a desenvolver a automotivação. Abordaremos algumas dicas simples que podem ser trabalhadas diariamente com o intuito de buscar não só a automotivação, mas o desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima pessoal e profissional.

Confira as nossas dicas abaixo:

Busque o autoconhecimento

Não há como motivar uma pessoa, se você não a conhece. Da mesma forma, não a como motivar a si mesmo, se você não se conhece. Parece clichê, mas nem sempre conseguimos nos entender, às vezes deixamos muitas coisas passarem, sem perceber que elas podem ser de grande valia para as nossas conquistas.

E quem deseja desenvolver a automotivação, tem como obrigação buscar o autoconhecimento. Somente dessa forma, podemos ter uma visão ampla e realista do que nós somos. E assim listar todas as nossas habilidades e todos os pontos onde precisamos melhorar.

Para encontrar fatores que consigam nos motivar, é preciso se conhecer. Assim, você consegue listar argumentos sólidos que podem reverberar em sua mente e se tornarem pensamentos positivos, capazes de impulsioná-los em adversidades.

Defina objetivos e metas realistas

Na hora de definir metas e objetivos, é preciso levar em consideração algumas coisas. Eles precisam ser mensuráveis, e principalmente, precisam estar dentro da nossa realidade. Buscar realizar metas impossíveis num primeiro momento pode destruir qualquer estímulo a automotivação.

A melhor maneira de alcançar objetivos é definir metas que sejam possíveis de serem mensuradas e alcançadas. Somente assim, você pode ter gatilhos para a automotivação, através da mensuração do seu desenvolvimento e do alcance de meta por meta até a conquista do objetivo maior.

Você ainda não sabe por que e como definir metas para a sua vida?

Planeje a sua vida

Nem sempre todos os planos dão certo, nós sabemos disso. Porém, o simples fato de tirar um tempo para planejar a sua vida pode fazer toda a diferença, quando o assunto é motivação. Ter metas bem claras de curto, médio e longo prazo é essencial para saber onde se quer chegar. E assim evitar que percalços, nos tirem do foco principal.

Se imaginar daqui a cinco ou 10 anos não é um exagero, nada mais é do que estimular em si mesmo a descobrir, o que você quer do futuro. Nem todos os seus planos darão certo, mas para alcançar os seus objetivos, muitas vezes você terá que ir redirecionando as rotas.

Dessa maneira, você consegue se manter motivado e entender como pode driblar as adversidades para alcançar o seu plano de vida. Da mesma forma, você pode repensar os seus objetivos, caso seja necessário. Com isso, não há fracasso e sim uma mudança natural das nossas ambições que devemos observar e nos motivar para ir adiante.

Busque desenvolver a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de lidar e ter controle sob as nossas próprias emoções e ações. Isso é fundamental para quem busca desenvolver a automotivação. O autoconhecimento nos ajuda a desenvolver esta habilidade, já que com ele conseguimos identificar e entender as nossas emoções.

A compreensão das emoções é essencial para desenvolver a automotivação. Somos formados e guiados por nossas emoções, nossos sentimentos e nossos pensamentos. Dessa forma, podemos aprender a lidar com esses fatores e usá-los a nosso favor para motivar a nós mesmos.

O processo de coaching pode ajudar bastante no desenvolvimento da automotivação. O coach consegue através das técnicas e ferramentas certas, fazer coachee identificar suas habilidades, seus pontos a melhorar e suas emoções, identificando assim o que prejudica o seu crescimento e o que pode impulsioná-lo a conquista de seus objetivos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça a nossa Formação em Coach.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®