Chefe x Líder: quais são as diferenças?

29/03/2020 às 08:01 Coaching Dicas

Chefe x Líder: quais são as diferenças?

Um cargo de gestão em uma empresa é de grande responsabilidade, e por cobra de quem o ocupa, uma série de competências e habilidades para o exercício da função.

No mercado temos bem claras, duas figuras antagônicas: o chefe e o líder.

Ser chefe de um setor é uma tarefa complicada, além do trabalho em si, da busca por metas e resultados, uma das funções primordiais de um gestor é lidar com seus colaboradores. Neste artigo, vamos mostrar as diferenças entre um líder e um chefe, para lhe ajudar a identificar as formas corretas de exercer sua gestão.

Também falaremos sobre a união entre chefe e líder, afinal nem todo líder é um bom chefe, mas todo os chefes precisam ser bons líderes. Além de abordarmos as diferenças entre cada um, mostraremos como agregar esses dois conceitos para desenvolver uma gestão eficiente em sua empresa.

Chefe x Líder

Ter um cargo de chefia não garante a nenhum profissional ter liderança sobre sua equipe. Da mesma forma, um líder não precisa ser chefe para exercer sua influência e autoridade sob os colegas de trabalho.

Conheça abaixo quais são as principais diferenças e características de líderes e chefes:

  • Chefes recorrem ao poder perante seus subordinados por conta da hierarquia da empresa. Já o líder consegue construir a sua influência sobre os demais através de uma boa comunicação, podendo criar autoridade com os colegas antes mesmo de ocupar um cargo de gestão.
  • Chefes coordenam suas equipes com base em ordens, líderes influenciam pessoas com seu próprio exemplo e fazem perguntas poderosas que permitem sua equipe evoluir.
  • Chefes mais rígidos tem como uma de suas principais características, a centralização do poder, já o líder estimula uma visão mais ampla da empresa e incentiva a colaboração de todos em sua equipe.
  • Chefes autoritários acabam podando o potencial criativo de seus comandados, enquanto um bom líder motiva a sua equipe e ajuda cada membro a desenvolver suas habilidades.

Acho que deu para entender bem a diferença entre um líder e um chefe. Também acredito que tenha dado para entender o que falamos acima: um líder nem sempre precisa ser um bom chefe, mas um bom chefe deve ser um líder.

Como mostraremos a seguir, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. E é por isso, que dizemos que uma pessoa não precisa ocupar um cargo de gestão para ser um líder, já que exercer liderança é gerar autoridade e influência.

Dentro da visão do Coaching, nós aprendemos dentro do Curso de Coach a fazer perguntas poderosas que permitem sua equipe evoluir.

Como aliar chefia e liderança para um melhor desempenho como gestor?

Ao contrário do que muitos pensam no mercado corporativo, o erro não estar em ser um chefe, em aproveitar de hierarquia para exercer uma função de gestão. O que não é mais aceito pelo mercado é a figura do chefe autoritário.

Um chefe autoritário é um profissional que centraliza o poder, leva todo o crédito pelos resultados de sua equipe, assim como culpa sua equipe por falhas e não cumprimento de metas e impõe seu poder através do medo e da hierarquia da empresa.

Por isso, dissemos que para ser um bom chefe é preciso ser um bom líder, desenvolver liderança. Nos dias atuais, ser um líder é essencial para qualquer gestor ou diretor de empresa. Essa é a melhor maneira de demonstrar autoridade, não só pelo cargo que ocupa, mas pela influência que possui entre seus subordinados.

Um chefe que desenvolver a capacidade de liderança, nunca centraliza o poder, sempre está aberto a opiniões de sua equipe e está sempre pronto para ouvir suas sugestões e reclamações para que o trabalho ganhe em produtividade e os resultados apareçam.

O poder pelo poder é um grande problema, no mercado atual nenhum chefe se sustenta em seu cargo, apenas tendo a hierarquia como forma de autoridade.

A autoridade gerada pelo poder é um grande problema para os chefes autoritários, como ela se baseia no medo, dificilmente os membros de sua equipe estarão satisfeitos com o seu trabalho.Um bom líder consegue unir a sua função de chefia com o seu poder de influência para conseguir motivar e inspirar seus comandados.

Coaching e liderança

O processo de coaching é essencial para o desenvolvimento da liderança. Existem modalidades de coaching específicas para isto como o Coaching Executivo, por exemplo. O intuito é ajudar gestores a desenvolverem a liderança e levarem suas equipes a resultados expressivos.

Através do coaching é possível desenvolver a liderança e muitos outras habilidades essenciais para um bom líder, como por exemplo: inteligência emocional, gestão estratégica, empatia, boa comunicação e escuta ativa.

O coaching utiliza diversas técnicas e ferramentas poderosas para auxiliar gestores a desempenharem melhor suas funções. Os resultados que uma Formação de Coach pode trazer são extraordinários.

Se você ainda se considera apenas um chefe e não tem características de liderança, procure o IBND e faça uma Formação em Coach. Nosso curso é prático, conosco você desenvolverá a liderança e poderá alavancar sua carreira profissional e ajudar outras pessoas a obterem sucesso no mundo corporativo.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®