Viva o presente! Este é o momento que mais importa.

07/03/2024 às 21:47 Dicas

Viva o presente! Este é o momento que mais importa.

Diante de uma realidade volátil, cheia de transformações, como podemos manter a nossa mente focada no presente? Essa é uma dúvida bastante comum e para a qual gostaríamos de ter uma resposta certeira.

Para nós seres humanos, viver no presente é um grande desafio. Afinal, a nossa mente foi programada para viver no futuro ou no passado como uma espécie de mecanismo de sobrevivência baseada no aprendizado e planejamento. Não há como aprender sem viver o passado ou planejar sem viver no futuro.

Mas, afinal, qual o problema nisso?

Numa sociedade cada vez mais hiperativa e hiperconectada, a incapacidade de viver o presente gera sérias consequências as nossas vidas: ansiedade, estresse, medo, arrependimento, etc.

É por isso que precisamos, mais do que nunca, aprender a viver o presente. Deixe o passado no passado, e o futuro no futuro. Vamos aprender a viver o agora!

A importância de ter foco no presente.

“Só há um momento que é importante: agora! É o mais importante porque é o único momento em que temos algum poder” Tolstói, escritor russo.

Sem dúvidas, essa citação do famoso escritor russo já é suficiente para responder acerca da importância de viver com foco no presente. Afinal, é exatamente isso: é somente no presente que temos como agir e transformar as coisas.

O passado não pode mais ser alterado, o futuro ainda não aconteceu e, portanto, é no presente que está nosso poder de transformação.

Inclusive, as atitudes que temos hoje irão se refletir em nosso futuro. Por isso, evite se agarrar ao passado, utilize as experiências já vividas para aprender lições que foram necessárias para aplicar aqui e agora!

Dicas para viver o momento presente.

Para manter o foco no presente, basta se concentrar no que está vivendo em cada momento.

De certa forma, essa é uma tarefa simples, entretanto, pode se mostrar bastante desafiador se você tem a tendência de desviar sua atenção para o passado ou futuro. Desta forma, separamos algumas dicas valiosas que você pode colocar em prática para facilitar o processo, acompanhe. 

  • Aprecie cada momento vivido

Para começar a ter foco no presente é necessário que você comece a apreciar cada instante vivido. No início desse processo, é normal que a sua mente se disperse, mas o importante é persistir e trazê-la de volta ao presente logo que perceber. Com o tempo isso se tornará mais fácil e natural.

  • Se liberte das mágoas do passado

Guardar mágoas é sinônimo de se manter no passado preso por correntes. Por essa razão, o perdão é um passo mais do que fundamental para começar a manter o foco no presente.

Isso não significa que você precisa aceitar na sua vida alguém que te fez muito mal, basta se libertar das mágoas e seguir em frente.

  • Planeje o futuro, mas se concentre no que está ao seu alcance hoje

Entenda: manter o foco no presente não significa que você deve ignorar o futuro. Você pode (e deve!) fazer planos, mas deve se concentrar no que está ao seu alcance no momento atual ao invés de deixar que a sua mente se encha de preocupações futuras que não te levaram a lugar nenhum. 

  • Celebre as pequenas alegrias

Quando paramos para celebrar algo, por menor que seja, estamos automaticamente nos conectando ao presente. Você comprou o livro que tanto queria, terminou mais um dia de trabalho e vai descansar, vai visitar seus amigos? Comemore por essas pequenas coisas! 

  • Pratique a atenção plena 

Existem muitas práticas que promovem a atenção plena, como yoga, meditação, exercícios de mindfulness e até mesmo a auto hipnose. Inclui-las na sua rotina é uma forma de concentrar-se no agora.

Com essas dicas você poderá começar essa transformação em sua vida e aprender a valorizar cada instante. Não deixe para segui-las amanhã, faça hoje no presente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK