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Vai empreender na área alimentícia? Conheça a história da Nutella

17/02/2021 às 21:14 Coaching

Vai empreender na área alimentícia? Conheça a história da Nutella

Sabe aquela pasta cremosa de dar água na boca, que pode ser consumida com um pão bem fresquinho ou com uma crocante torrada, e que cai bem a qualquer hora do dia?  Se a Nutella vem a sua cabeça, você acertou em cheio. Essa marca italiana sempre fez muito sucesso entre adultos e crianças que querem ter mais disposição no dia a dia.

Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse artigo para contar a história da Nutella. Saiba como o tradicional creme de avelã conseguiu conquistar o paladar de milhares de consumidores pelo mundo e descubra a receita de um sucesso tão grande. Chegou a hora de preparar aquela xícara de café e apreciar mais uma boa leitura em nosso blog!

Nutella: uma ideia inovadora que deu certo

A origem da Nutella foi na Itália em 1964. Os empresários Pietro e Michele Ferrero criaram uma pasta cremosa feita a base de avelã e com um ótimo valor nutricional. Inicialmente, o produto era bastante consumido no café da manhã junto com os tradicionais pães italianos. E essa deliciosa combinação acabou caindo no gosto dos consumidores. A resiliência exerce papel fundamental em todo o processo.

Depois de algumas modificações em sua fórmula, Pietro conseguiu deixar a pasta Nutella ainda mais cremosa e nutritiva. Além disso, sua embalagem passou a ser exclusivamente em um pote de vidro. O sucesso foi tão grande, que o Grupo Ferrero (criador da Nutella), começou a vender a pasta para outros países da Europa. Anos mais tarde, a Nutella se tornaria o creme de avelã mais vendido no mundo.

O plano de expansão da Nutella já estava traçado. Em 1965, o produto é apresentado aos alemães. Já em 1966, os consumidores da França já podiam consumir a deliciosa pasta cremosa com croissant. Em 1978, os australianos passaram a conhecer a Nutella e acabaram se rendendo ao saboroso paladar. Em meados de 1983, chegava a hora de atravessar o Atlântico e apresentar o produto para o mercado norte-americano.

Sucesso garantido e reconhecimento do público

Você deve estar se perguntando qual o motivo do estrondoso sucesso da Nutella no mercado mundial, certo? A resposta é simples: a empresa fabricante nunca abriu mão da altíssima qualidade dos ingredientes da famosa pasta de avelã. Tudo era devidamente selecionado antes de dar início a produção. A Nutella, além de ser deliciosa, é extremamente energética.

Mas mesmo com o sucesso na Europa e nos EUA, a Nutella precisava inovar para não perder o título para outras marcas concorrentes, que chegavam a todo vapor no mercado. Por isso, nos anos 1990, a marca italiana lançou novas embalagens que vinham em pequenos sachês. Potes com 200g, 400g, 650g ou 750g também foram lançados durante essa década. Saber fazer um bom mapa mental ajuda bastante o empreendedor. 

A única coisa que nunca mudava era a qualidade da pasta Nutella, que agradava os consumidores cada vez mais. A procura era tão alta na Itália e na França, que a Nutella foi obrigada a criar embalagens maiores. Sendo assim, potes de 3 kg e 5 kg foram lançados para suprir as necessidades das grandes famílias desses países. No Brasil, a Nutella chegou em 1994 e também teve uma grande aceitação do público.

Mudanças e mais inovação

A Nutella sempre inovou e investiu em massivas companhas publicitárias para se manter na liderança do segmento. Por isso, no início dos anos 2000, os tradicionais copos de 350g de vidro deram lugar para a nova embalagem PET, que vinha com um formato padrão, sendo comercializada em todo o mundo. Novas embalagens contendo a pasta de avelã Nutella foram lançadas nos anos seguintes.

E como eram bastante criativas e perfeitas para qualquer ocasião, essa estratégia acabou dando muito certo, fazendo as vendas aumentarem bastante até 2010. Outra investida da Nutella no mercado foi o lançamento de edições especiais e limitadas, em que as embalagens dos rótulos eram totalmente diferenciadas. Algumas edições ligadas ao mundo dos esportes também foram lançadas e caíram no gosto dos clientes.

Em 2017, a marca italiana achou que era hora de inovar um pouco mais e lançou a linha Nutella B-Ready, composta de crocantes biscoitos waffle com creme de avelã. O produto, que tem o formato de uma baguete, era perfeito para o lanche da tarde na escola e até no intervalo da reunião durante o expediente no trabalho. Pelo visto, a inovação sempre fez parte do portfólio da Nutella.

Outros lançamentos e mais vendas

A Nutella usou uma boa dose de criatividade para incluir a famosa pasta de avelã em outros alimentos que também fazem parte do café da manhã. Dessa forma, combinações do creme Nutella com o famoso pão de queijo, tortas, tapiocas, pizzas, dentre outras guloseimas, tiveram resultados positivos, graças ao marketing persuasivo da empresa. As vendas decolaram ainda mais, de 2018 para cá.

Atualmente, a Nutella é vendida em mais de 75 países e se mantém firme e forte na liderança do seu segmento (produtos que podem ser consumidos com pão e derivados). A produção estimada do creme de avelã mais famoso do mundo é de 350 mil toneladas por ano. Está vendo como a inovação até nos mínimos detalhes pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio?

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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