Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Fique por dentro da história da Melitta

01/02/2021 às 08:46 Coaching

Fique por dentro da história da Melitta

Imagine você levantando pela manhã com aquela imensa vontade de tomar um café fresquinho feito no melhor e mais prático filtro do mercado.  Provavelmente você deve ter pensado na marca Melitta, certo? Essa empresa é referência no mercado mundial quando o assunto é café e sua preparação, o que dá muito mais praticidade na vida de milhares de pessoas.

Esse post vai te contar um pouco da história de sucesso da Melitta. Descubra como essa marca se destacou em seu segmento e acabou se tornando a preferência dos apreciadores de um saboroso cafezinho feito na hora, seja depois do almoço, pela manhã ou à tarde.

Fique conosco até o final e aproveite a leitura!

Melitta: uma ideia brilhante que deu certo

A nossa história começa na Alemanha, em 1908. Procurando uma forma de deixar o café com um gosto mais agradável, a dona de casa Melitta Bentz teve uma ideia inusitada e brilhante ao mesmo tempo. Ela trocou o velho coador de café feito de pano por um de papel filtrante, que deixava a bebida com o sabor delicioso. Nascia a marca Melitta.

Sendo assim, a inventora e seu marido patentearam a novidade depois de vários testes em casa e começaram a vender filtros de papel para coar café. Não deu outra e as vendas foram um sucesso.

Em 1919, a Melitta também passou a oferecer filtros de porcelana e de cerâmica, que eram produzidos por uma empresa parceira. Em 1923, a Melitta passou a exportar para a Suíça e República Checa milhares de filtros de papel. Todo empreendedor de sucesso deve saber como fazer uma retenção de talentos.

Já em 1925, uma dose de inovação: para se destacar da concorrência que ficava cada vez mais acirrada, a Melitta começou a marcar seus filtros com as cores vermelha e verde, que são usadas até hoje.

No ano seguinte, a Melitta começou a demonstrar para os clientes, dentro das lojas de utensílios domésticos, como se usava o inovador produto, o que foi uma estratégia inteligente, fazendo as vendas aumentarem ainda mais.

Mais negócios e crescimento inevitável

Com os negócios indo de vento em polpa, em 1932 foi inaugurada a primeira filial da Melitta na Suíça. A marca inovou um pouco mais lançando os filtros de papel em formato quadrado com um prático suporte cônico.

Além disso, passou a fabricar filtros para chá. Em 1926, a Melitta lança os filtros no formato em V, fazendo o delicioso aroma do café se expandir, além de proporcionar mais economia de pó.

Em 1938, a Melitta investe pesado em comerciais para ganhar mais destaque no mercado consumidor europeu. Depois da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na década de 1940, a marca alemã acabou se tornando referência em filtros de papel e coadores de café. Em 1954, a Melitta lançou uma nova linha de produtos que era composta de suportes para coadores e bules coloridos, feitos de cerâmica.

Os anos 1960 foram marcantes para a Melitta, que passou a comercializar o seu café. O produto, que era de altíssima qualidade e embalado a vácuo, fez um grande sucesso entre os consumidores.

Em 1968, a marca chega ao Brasil e conquista o paladar até dos apreciadores de café mais exigentes, por causa do sabor indiscutivelmente delicioso.

Mais inovação e lançamentos de novos produtos

Em 1965, a Melitta inova um pouco mais e lança sua moderna cafeteira elétrica de filtro, o que dava muito mais praticidade no dia a dia para as donas de casa, na hora de preparar o café. A novidade foi um estouro de vendas. Em 1979, a marca lança no mercado mais uma cafeteira compacta, que também fez um baita sucesso por causa da sua usabilidade. A resiliência sempre deve fazer parte da vida do empreendedor.

Os anos 1980 foram marcados por mais três lançamentos de novas e tecnológicas cafeteiras Melitta, além de uma nova linha de filtros de coar café na cor marrom.

Já na década de 1990, a Melitta inovou ainda mais e lançou coadores e filtros de papel cada vez mais modernos, resistentes e, sobretudo, práticos. Tudo isso para deixar aquele cafezinho de todos os dias ainda com mais sabor. Para essa marca, os clientes vinham em primeiro lugar.

Os anos 2000 começaram com o lançamento de mais uma cafeteira Melitta e do primeiro café instantâneo da marca (2001). Ambos os produtos fizeram um grande sucesso, principalmente pelo custo-benefício oferecido. Em 2003, o café Melitta ganha três novos sabores e, em 2004, o lançamento da linha de cafés aromáticos conquistou o paladar dos consumidores mundo afora.

Os produtos Melitta se tornam a preferência

Entre os anos de 2008 e 2012, a Melitta lança novas linhas de café com diferentes sabores, solúveis, espumantes e extremamente saborosos, feitos com grãos 100% selecionados e de altíssima qualidade.

Seus filtros de papel também ganhavam cada vez mais visibilidade no mercado, já que era impossível obter um café Melitta fresquinho sem o uso deles.

Em 2013, mais inovação: o lançamento das famosas cápsulas de café expresso para máquinas, também fez um grande sucesso. Já em 2016, a Melitta lançou uma prática e moderna embalagem que preservava o aroma e o sabor do seu pó de café, mesmo depois de aberta. A invenção se tornou um chamariz para mais vendas, o que levou ao aumento do faturamento da Melitta.

Por causa das suas inovações constantes e lançamentos exclusivos de modernos produtos que são de grande valia para milhares de famílias, a Melitta está presente em cerca de 60 países e conta com 4.080 colaboradores em todo o mundo. 

E pensar que tudo isso teve origem com uma ideia brilhante de uma dona de casa, é de se admirar tamanho crescimento.

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®