Trabalhar por conta própria: vantagens e desvantagens

16/07/2021 às 22:00 Coaching

Trabalhar por conta própria: vantagens e desvantagens

Durante a pandemia da COVID-19 você acabou sendo demitido do seu emprego formal e decidiu que vai começar a empreender? Parabéns pela iniciativa. Para te ajudar, elaboramos esse post que vai te mostrar as vantagens e desvantagens de trabalhar por conta própria. Afinal de contas, nem tudo são flores no mundo dos negócios e é preciso algumas habilidades para se destacar e prosperar em meio a tanta competitividade. Fique conosco até o final e aproveite a leitura! 

Trabalhar por conta própria: vantagens

Tudo em nossa vida tem dois lados. Não existe nada que tenha só vantagens ou desvantagens. Por isso, se você resolveu trabalhar por conta própria, conheça as vantagens e desfrute dos benefícios: 

Controle do próprio tempo

Não existe nada mais chato do que ser monitorado durante todo o expediente dentro de uma empresa, certo? Pode ser estressante e desagradável ao mesmo tempo. Quando se decide trabalhar por conta própria, isso deixa de existir, ou seja, você passa a ter mais controle do seu próprio tempo e define o que será feito naquele dia ou horário. 

E o melhor de tudo: sem precisar dar satisfações a ninguém, pois você é o seu próprio chefe. Algumas metodologias podem te ajudar a fazer uma melhor gestão do seu tempo. A hipnose, por exemplo, é bastante usada para essa finalidade, já que atua direto em nossa mente, eliminando todas as barreiras emocionais que nos impedem de alcançar esse objetivo. 

Pode-se trabalhar em casa

Mais uma excelente vantagem de trabalhar por conta própria. Milhares de empreendedores optam pelo trabalho home office, que se tornou a sensação do momento, principalmente em momentos de distanciamento social obrigatório por causa da pandemia. 

Já pensou você trabalhando no conforto da sua própria casa, sem precisar enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades e a rigidez dos horários estabelecidos pelas empresas tradicionais? Se você é uma pessoa que tem foco e consegue mantê-lo, mesmo trabalhando em casa, o home office pode ser perfeito para o seu caso. 

Maior liberdade de horários

Relaxar no clube em plena quarta-feira, pegar um cineminha na parte da tarde durante a semana, fazer compras no supermercado na hora do almoço, ir na academia ou até marcar uma consulta médica para o horário mais conveniente. Essa liberdade de horários é outra vantagem de trabalhar por conta própria. 

Você decide a hora e os dias da semana que vai trabalhar. Simples assim! E tudo isso se traduz em muito mais qualidade de vida, menos estresse, mais satisfação e realização, seja pessoal ou profissional. Existe uma técnica que pode contribuir para que você se sinta uma pessoa mais feliz e realizada: o curso de PNL. Essa metodologia tem foco no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. Vale muito a pena.  

Mais convivência com a família

Pessoas que trabalham o dia inteiro passam mais tempo no trabalho do que ao lado dos familiares. Apesar dessa rotina fazer parte da vida moderna, ela pode afetar a vida pessoal de muitos profissionais. Agora, se você estiver pensando em trabalhar por conta própria, certamente terá mais convivência com a sua família, já que vai passar a maior parte do tempo em casa. 

E isso se traduz em um maior bem-estar para todos, já que a união familiar pode se fortalecer ainda mais. O coaching é uma metodologia que também pode ajudar a melhorar a sua convivência em família, pois ela aperfeiçoa os seus comportamentos e aprimora a sua comunicação com os demais. É um excelente investimento! 

Desvantagens de trabalhar por conta própria

Mas como nem tudo é aquele mar de rosas no universo do empreendedorismo, vamos te mostrar as desvantagens de trabalhar por conta própria. Depois é só analisar se vale ou não a pena:

Não ter uma renda fixa

Essa talvez seja a pior desvantagem. Quem decide empreender por conta própria deve ter em mente que não vai ter uma renda fixa. Ou seja, os rendimentos de um profissional autônomo podem variar bastante, pois tudo depende da demanda de trabalho ou do volume de vendas do negócio. Em um determinado mês o faturamento pode ser alto, já em outro nem tanto. 

Inexistência de benefícios trabalhistas

FGTS, ticket alimentação ou refeição, vale combustível, plano de saúde e odontológico, dentre outros benefícios trabalhistas, deixam de existir para quem decide trabalhar por conta própria. Por isso, é melhor colocar na ponta do lápis para ver se vale a pena abrir mão de tudo isso, já que os benefícios trabalhistas são de grande valia para quem trabalha com carteira assinada. 

Falta de convivência com outras pessoas

Se você optar por trabalhar por conta própria, tenha em mente que poderá sentir falta da convivência com outras pessoas que também pertencem a sua profissão, já que estará trabalhando isolado em casa. Se você é uma pessoa que sente a constante necessidade do convívio social e diário, possivelmente não pode abrir mão do seu emprego formal. No formato de trabalho home office, por exemplo, colegas de trabalho não existirão mais. 

Sem férias remuneradas

Quem escolhe trabalhar por conta própria pode tirar férias a hora que desejar. Mas tem um detalhe que muita gente se esquece: elas não são remuneradas como no regime de trabalho CLT. Profissionais autônomos raramente se dão ao luxo de tirar 30 dias de férias, pois não podem se ausentar dos seus negócios durante todo esse tempo. É complicado, sabemos disso, mas é só você quem pode decidir. 

E aí? Vale ou não a pena trabalhar por conta própria? A escolha é sua! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK