Tenha mais inspiração com a história da Bombril

04/01/2021 às 16:42 PNL

Tenha mais inspiração com a história da Bombril

Algumas marcas lançam produtos que trazem tanta praticidade em nosso dia a dia que é praticamente impossível não se lembrar delas quando vamos realizar alguma tarefa doméstica. O reconhecimento das necessidades mais urgentes dos consumidores, com uma boa dose de resiliência, é um dos caminhos para qualquer negócio dar certo, indiscutivelmente.

Se você quer um bom exemplo para ilustrar tudo que dissemos acima, leia todo esse post que conta a história de uma marca de grande sucesso: a Bombril. Saiba como e porque sua extensa linha de produtos se tornaram uma necessidade nos lares brasileiros. Se você procura por mais inspiração, está lendo o artigo certo!

Bombril: o queridinho dos brasileiros

O ano era 1948. A cidade era São Paulo. O empreendedor visionário Roberto Sampaio Ferreira comprou uma máquina de extração de esponjas feitas de lã de aço e começou a produção de um produto que revolucionaria todo o mercado, quando o assunto era limpeza. Nascia a Abrasivos Bombril.

A brilhante ideia surgiu diante da dificuldade que as donas de casa tinham para limpar as panelas de alumínio no dia a dia, algo que não dava certo com as tradicionais esponjas comuns. Dessa forma, Sampaio acreditou que as esponjas de lã de aço fabricadas por sua empresa pudessem atender a essa urgente necessidade.

O produto teve uma imensa procura, pois proporcionava uma ótima limpeza em utensílios de alumínio, o que dava muito mais praticidade nas tarefas domésticas. Além de dar aquele brilho nas panelas, a esponja de lã de aço da Bombril era altamente versátil, já que podia ser usada para limpar vidros, azulejos, louças e até objetos de ferro. Somente no ano do seu lançamento, 48 mil unidades tinham sido vendidas.

Bombril: 1001 utilidades

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente deve se lembrar desse famoso jargão usado pela Bombril durante décadas. Ainda nos anos 1950, devido ao grande sucesso em todo o Brasil, surge o primeiro desafio para a marca: enfrentar a concorrência de outras empresas, já que era um mercado altamente promissor e rentável. 

Mas a Bombril sempre tinha uma “carta debaixo da manga” e começou a vender suas esponjas de aço em embalagens personalizadas que vinham com um selo vermelho de originalidade. A marca foi a recordista de vendas desse produto que, até hoje, é a preferência de milhares de consumidores. As vendas só cresciam.

Em 1964, a Bombril resolveu inovar e lançou a famosa embalagem plástica que vinha com seis unidades. Mas só esse produto não era suficiente para os administradores dessa prestigiada marca. Durante o restante dessa década, a Bombril expandiu seus negócios adquirindo outras marcas conhecidas no mercado, se consolidando cada vez mais.

Anos 70 e 80: a Bombril ganha mais notoriedade

A década de 1970 foi marcada por intensas campanhas de marketing por parte da Bombril. Uma das estratégias usadas foi a criação do famoso “Garoto Bombril”, em 1978, que foi interpretado pelo competente ator Carlos Moreno. O hilário personagem acabou se associando ao produto, fazendo as vendas aumentarem exponencialmente.

Ainda em 1978, acontece o lançamento de três indispensáveis produtos: o detergente líquido Limpol (vendido até hoje), o desengordurante Limpa Limo e os desinfetantes Pinho kalipto. Em 1983, o amaciante de roupas Mon Bijou foi lançado, deixando as roupas com aquele delicioso cheirinho. Um empreendedor que sabe fazer um mapa mental, pode alcançar o sucesso em pouco tempo. 

Nos anos seguintes, a Bombril inovava ainda mais em seus produtos. Palhas de aço, limpadores diversos, sabão em barra, flanelas para limpeza, desodorizantes de ambientes e até inseticidas, também foram lançados pela marca, fechando com chave de ouro os anos 80. A inovação, que tanto mencionamos em nossos textos, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

A Bombril brilha ainda mais

A década de 1990 também foi marcada por mais lançamentos dessa promissora marca. Em 1993, o sabão em pó Quanto foi lançado. Já em 1994, o sabão Limpol ganhou nova versão. Dois anos mais tarde, o amaciante Mon Bijou foi lançado na embalagem de 2 litros, se tornando ideal para grandes famílias.

O ano de 1998 foi marcado pelo lançamento dos potentes limpadores: Bombril Multi Uso e Multi Limpeza, Bombril esponja sintética e do famoso detergente Limpol em gel. As embalagens do amaciante Mon Bijou também ganharam rótulos com estampas de lindos bebês.

Em 1999, a Bombril quis alçar voos maiores e entrou para o segmento de produtos alvejantes. O detergente Limpol ganhou novas versões, bem como a palha de aço da marca. O lançamento dos seus limpadores com deliciosas fragrâncias fechou o rentável ano para a Bombril.

Anos 2000: a Bombril conquista os consumidores  

O início do século XXI também foi marcado por novos lançamentos de produtos cada vez mais essenciais para a limpeza no dia a dia. O inseticida Atak e a esponja sintética para banheiro (2002) e novas versões da famosa esponja de aço Bombril (2003), foram as principais inovações.

Em 2007, acontece o lançamento das marcas Fort (repelentes e inseticidas), Limpex (panos para limpeza pesada) e Prá-lixo (sacos para lixo), pela Bombril. O lançamento do tira-manchas Vantage e do Polibril Metais Cromados, em 2009, fizeram as vendas aumentarem ainda mais.

Na década atual, a Bombril inova um pouco mais e lança a linha Q`Brilho (2010), Pinho Bril Accept (2011), que era exclusiva para uma eficiente limpeza de banheiros e o limpador de telas de LCD, LED e superfícies delicadas (2012).

Com inteligentes inovações, 2.400 colaboradores, presença constante nos lares brasileiros e aquisição de mais de 15 marcas, a Bombril, apesar já ter comemorado de 72 anos de vida, ainda tem muito sucesso pela frente. Quem viver, verá!

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK