Fique por dentro da história das Havaianas

24/01/2021 às 10:56 PNL

Fique por dentro da história das Havaianas

Elas estão presentes nas lojas de departamentos de alto luxo e também nas prateleiras de um modesto mercado. Por serem extremamente versáteis, acabaram caindo no gosto popular, pois “calça do mais pobre ao mais rico”, como disse o famoso escritor Jorge Amado. Se você pensou nas sandálias Havaianas, parabéns! Essa tradicional marca sempre fez muito sucesso aqui no Brasil.

Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse artigo para contar a história de uma das marcas mais estimadas pelos brasileiros. Saiba porque as famosas e inovadoras sandálias Havaianas sempre agradaram tanto o público de todas as idades. Fique conosco até o final do texto e tenha mais inspiração!

Havaianas: uma ideia que veio do outro lado do mundo

A nossa história começa em 1962, quando a empresa Alpargatas São Paulo resolveu lançar as sandálias Havaianas, que revolucionariam o mercado de calçados do Brasil. A ideia do design foi inspirada em uma sandália de dedo, conhecida como Zori, que era bastante usada por agricultores de arroz japoneses. Saber como alcançar o sucesso é primordial para qualquer empreendedor.

Por isso, a textura das palmilhas das famosas sandálias Havaianas se parece com pequenos grãos de arroz. Essa brilhante e genuína ideia acabou dando certo, garantindo que as sandálias ficassem inconfundíveis. Fabricadas em borracha, elas eram altamente duráveis e confortáveis, caindo no gosto de boa parte dos brasileiros, especialmente por seu preço acessível.

O “calçado do povo”, como ficaram conhecidas as sandálias Havaianas, teve o Havaí como fonte de inspiração para o seu nome, já que era um local paradisíaco com sol e mar, onde os ricaços norte-americanos curtiram suas férias nos anos 1960.  A escolha foi certeira, já que as sandálias Havaianas eram ideais para serem usadas em países de clima tropical, como o Brasil.

Produção em larga escala

As sandálias Havaianas definitivamente tinham caído no gosto popular. No final de 1963, já eram fabricados mais de mil pares por dia, um recorde para o segmento brasileiro de calçados. No restante da década, milhares de pares das famosas sandálias foram vendidos. A marca se consolidava cada vez mais entre o público, se tornando a preferência na hora da compra.

Os anos 1970 foram marcados por uma produção em larga escala das sandálias Havaianas e mais um recorde de vendas em todo o país. Em 1973, a marca começa a investir em estratégias de marketing para se destacar da concorrência, que já começava a “incomodar”. Dessa forma, começou a criar famosos slogans evidenciando a qualidade superior das legítimas sandálias Havaianas.

Na década de 80, as sandálias Havaianas ganharam novas cores nas palmilhas e nas tiras. Em 1981, a marca já comercializava mais de 80 milhões de pares por ano. O produto fazia tanto sucesso entre a população de origem mais humilde, que o governo brasileiro considerou as sandálias como um “item de primeira necessidade”.

Inovação para enfrentar a concorrência

Mas a marca Havaianas estava disposta a mudar a imagem que suas sandálias tinham adquirido nas décadas anteriores. Afinal de contas, outras marcas estavam chegando com força total ao mercado, levando o consumidor brasileiro a uma indecisão na hora de comprar. Para a Havaianas, não restava outra opção senão a de inovar mais no começo dos anos 1990.

Em 1994, o lançamento da versão Havaianas Top fez um enorme sucesso. Já em 1995, as Havaianas Baby, Floral e Fit também caíram no gosto popular. Em junho de 1998, por causa do Copa do Mundo, as Havaianas Copa foram uma das recordistas de vendas na época. Ainda nesse ano, as Havaianas Fashion conquistaram a mulherada. Saber como definir metas é fundamental no mundo dos negócios. 

A primeira metade dos anos 2000 foi marcada por icônicas propagandas televisivas e inovadores lançamentos: as Havaianas Special Collection (2001), Style (2002), Flash e High (2003) e as famosas Ipê (2004), tiveram grande procura nas lojas, trazendo um grande alívio para a marca perante a concorrência, que se tornava cada vez maior.

Mais lançamentos das Havaianas e sucesso garantido

Destinada a continuar sempre inovando para conquistar ainda mais clientes e fidelizar os antigos, a marca paulista lançou novas coleções como a infantil Havaianas Cartunista (2005), Menino e Menina (2006), Slim, Trial, Wave, Logo e 4 Nite (2007). Nos anos seguintes, novas versões das sandálias Havaianas direcionadas ao público feminino e adolescente, também foram lançadas.

Em 2010, a marca lançou uma coleção que homenageava a Copa do Mundo daquele ano: a Havaianas Teams. Pouco meses depois, a coleção Dia Dos Namorados chega às lojas e teve grande procura. Em 2011, a Havaianas começa uma parceria de sucesso com a Disney, dando início ao lançamento de sandálias exclusivas com os conhecidos personagens, nos anos seguintes.

Em 2012, a marca inova e lança suas capas de borracha para smartphones e tablets, em diversas cores e formatos parecidos com a textura das palmilhas das suas sandálias. A coleção Havaianas Flat (2013), Power e uma exclusiva coleção de roupas femininas e masculinas (2014), foram as principais inovações da marca nesse período.

O lançamento das lindas coleções Alpargatas Slim e Origine Soft e da primeira coleção de óculos da marca Havaianas, fecharam o ano de 2016. O fato é que, com 550 lojas em todo o Brasil e presença em 117 países, a prestigiada marca Havaianas, com suas criativas propagandas de TV e famosos slogans, acabou conquistando um público fiel e crescente.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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