Tenha mais inspiração com a história da American Express

06/02/2021 às 13:58 Coaching

Tenha mais inspiração com a história da American Express

Quando vemos alguém portando um cartão da American Express, logo pensamos que essa pessoa é dona de uma excelente condição financeira, status social invejável e que foi dominada por um êxtase consumista.  E é isso mesmo. Não é à toa que o famoso slogan que diz que “ O céu é o limite”, faz jus a essa renomada e cobiçada marca que oferece diversos serviços.

Por isso, esse post traz a história da American Express. Saiba por que seus cartões conquistaram boa parte dos endinheirados do mundo e como eles se tornaram símbolos de riqueza e poder, com o passar dos anos. Fique conosco em mais uma boa leitura do mundo dos negócios e tenha mais inspiração no seu dia!

American Express: 171 anos de muita história para contar

Essa marca talvez seja uma das mais antigas que já contamos aqui em nosso blog. Em 1850, nos EUA, Henry Wells, William Fargo e John Butterfield, resolveram empreender. Sendo assim, criaram a American Express, que era um serviço expresso de transporte de valores, que incluía moedas, ouro e títulos, além de bens e diversos tipos de mercadorias. Anos mais tarde, produtos financeiros também passaram a ser transportados pela American Express.  

Já em 1882, com os negócios indo a todo vapor, a empresa inovou um pouco mais e criou a conhecida ordem de pagamento. O objetivo era concorrer de igual para igual com o serviço oferecido pela empresa de correios americana. Em 1891, a American Express notou que a ordem de pagamento atendia somente as grandes organizações e não oferecia tanta praticidade para cidadãos comuns.

Dessa forma, criou uma versão mais popular desse documento, que foi batizada de Travellers Checks (cheques de viagens). Esse produto, que foi uma inovação para a época, conseguiu suprir a demanda de pessoas que faziam viagens internacionais e que precisavam transportar valores com o máximo de segurança. Vale dizer que a resiliência é de suma importância no dia a dia do empreendedor. 

Hoje em dia, os cheques de viagens da American Express estão disponíveis em mais de 10 moedas e são aceitos em aproximadamente 150 países, localizados em todos os continentes. Uma estratégia bem pensada pode alavancar as vendas dos serviços de qualquer empresa, certo?

Crescimento acelerado e mais inovação dos serviços

Em 1895, a American Express inaugurou o seu primeiro escritório na Europa, mais precisamente em Paris. A aceitação dos serviços oferecidos por essa empresa era tão grande, que o crescimento foi inevitável. Em 1915, a American Express fundou a sua primeira agência de viagens, segmento que se tornaria o responsável por boa parte do faturamento total da empresa no futuro.

Nas décadas seguintes, a American Express investiu pesado no ramo de viagens e expandiu seus negócios ainda mais pelo mundo. Já em 1958, a empresa resolveu inovar ainda mais em seus serviços e lançou o seu primeiro cartão de compras, o American Express Card. A novidade fez tanto sucesso que, no final daquele mesmo ano, a marca já contava com cerca de 500 mil associados, incluindo personalidades da música, do cinema e da política.

Por ser aceito em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais nos EUA e Canadá, o American Express Card ganhou, em 1959, a sua versão feita de plástico, que era mais durável. Já em 1963, mais uma dose de inovação com a introdução da icônica frase “Membro desde”, que vinha impressa em todo os cartões American Express. Em meados de 1964, a empresa já tinha mais de 1 milhão de associados e contava com 121 mil estabelecimentos parceiros.

A American Express se torna referência em todo o mundo

Por volta de 1966, a American Express, que já oferecia total proteção para seus clientes contra fraudes, roubos ou perdas dos cartões, inovou ainda mais e criou o seu próprio cartão corporativo, destinado a pessoas de negócios e empresas. Já em 1969, o American Express Green Card é criado e, no ano seguinte, já era aceito em mais de 10 países, tamanha a sua confiabilidade.

Ainda em 1970, a American Express começou a colocar a famosa tarjeta magnética em todos os seus cartões, o que facilitava bastante todas as transações feitas no dia a dia. Os anos 1980 foram marcados pelo lançamento do American Express Optima Card, que era um produto complementar para todos os seus clientes, já que a concorrência da Visa e Mastercard estava cada vez mais acirrada.

Em 1987, a bem conceituada marca, cria o lendário serviço Small Business Partnership, que auxiliava os pequenos empreendedores a se tornarem mais competitivos no mercado.  A adesão foi tão grande que nem mesmo a American Express esperava tamanho sucesso desse diferencial. O autoconhecimento é de grande valia para todo empreendedor. 

Expansão das operações e oferta de mais serviços pelo mundo

A partir dos anos 1990, a American Express direcionou todos os seus esforços para os serviços financeiros, cartões de crédito e segmento de viagens. Já em 1991, a empresa criou um programa de benefícios para todos os seus associados, que conquistou ainda mais clientes fiéis nos anos seguintes. Em 1999, mais uma inovação da American Express, que lançou seus primeiros cartões com chips, garantindo ainda mais segurança durante as transações financeiras.

Nos anos 2000, a renomada empresa lançou ainda mais novidades no mercado, como o American Express ExpressPay (2005); o American Express Zync (2009); o American Express Global Travel Card (2010) e a moderna plataforma de serviços SERVE (2011). Todos esses cartões eram cada vez mais modernos e ofereciam diversas comodidades aos clientes, na hora de efetuar suas transações financeiras.

Já em 2014, é lançado o cartão de crédito American Express EveryDay, que também teve um alto índice de adesão. O fato é que a American Express, com suas soluções financeiras inovadoras, atingiu a marca de 85 milhões de associados em todo o mundo, está presente em 150 países, teve faturamento de 43,6 bilhões de dólares em 2019 e conta com 64.500 colaboradores. É um império admirável, certo?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK