Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba mais sobre a história da Puma

21/02/2021 às 15:24 Coaching

Saiba mais sobre a história da Puma

Artigos esportivos, calçados, acessórios e roupas. A princípio, você poderia pensar em qualquer grife de renome internacional, certo? Mas se disséssemos que todas essas lindas coleções vêm com a marcante sombra de um felino saltador, certamente você pensaria na Puma. Essa marca alemã é idolatrada por adultos e crianças em todo o mundo.

Por isso, nada mais justo do que dedicarmos esse post para contar a história de sucesso da Puma pelo mundo. Saiba por que seus produtos são bastante cobiçados pelos esportistas e até por pessoas que desejam ter um visual elegante e ao mesmo tempo moderno. Fique conosco até o final da leitura!

Puma: inovação desde o início

A trajetória de sucesso da marca Puma começa na Alemanha, em 1948. O empreendedor Rudolf Dassler resolveu abrir uma pequena fábrica de artigos esportivos. Nascia a Puma. No seu primeiro ano de funcionamento, a modesta empresa contava com apenas 14 colaboradores. O primeiro produto lançado pela marca foi a chuteira Atom, que fez bastante sucesso. Vale destacar que todo empreendedor deve investir em seu desenvolvimento pessoal

Já em 1952, devido à grande procura pela chuteira, que se tornava cada vez mais famosa entre os jogadores de futebol, a Puma lança um outro modelo. Essa chuteira foi a primeira no mundo que tinha travas removíveis. Por volta de 1954, a Puma inovou um pouco mais e lançou mais uma nova chuteira, que também caiu no gosto popular. Nos anos seguintes, a marca também se consolidou no mundo do atletismo.

Os anos 1960 foram marcados pela expansão dos negócios da Puma e pelo grande destaque no mundo dos esportes. Em 1962, os produtos dessa marca alemã estavam presentes em cerca de 100 países. As chuteiras, que eram o carro-chefe da Puma, ganharam ainda mais visibilidade na Copa do Mundo desse ano. Ainda nessa década, a Puma lançou mais 2 modelos de chuteiras, sapatilhas de atletismo e passou a oferecer velcro em seus calçados esportivos.

Mais icônicos lançamentos da Puma e crise financeira

Na década de 70, a Puma resolveu inovar ainda mais e lançou um tênis para corrida, mais uma nova chuteira e o seu primeiro tênis para a prática de basquete. A empresa também passou por algumas mudanças administrativas, mas que não ofuscaram o seu brilho no mundo dos esportes.  Em 1976, a Puma introduziu a revolucionária tecnologia S. P. A.

Já nos anos 1980, a Puma, que já estava consolidada no mercado mundial, lançou mais uma nova e tecnológica chuteira, que também teve uma altíssima procura nas lojas de artigos esportivos. Em 1989, a marca introduziu a tecnologia Trinomic, que era um sistema que possibilitava fabricar calçados com alta absorção de impactos. Uma revolução para a época.

Cada vez mais celebridades dos esportes, como Pelé e Maradona, usavam os produtos da Puma, o que foi uma excelente estratégia de publicidade para essa prestigiada marca alemã. Na década de 1990, a Puma implantou uma tecnologia para tênis infantis, lançou o icônico tênis Puma Disc, uma nova coleção de modernas chuteiras, introduziu a tecnologia Puma Cell e uma nova linha de calçados.

Todos esses produtos conquistaram milhares de clientes pelo mundo. Mas por incrível que pareça, a Puma atravessou uma grave crise financeira entre 1991 e 1993, com dívidas que ultrapassavama os 100 milhões de dólares. Mas depois de algum tempo, a marca conseguiu dar a volta por cima e gerar mais lucro do que prejuízo. Foi um período complicado para a Puma, que quase decretou falência.

Lançamentos marcantes e mais inovação dos produtos

Depois de passar por um delicado e turbulento período em sua história, os anos 2000 foram marcados por mais lançamentos da Puma. Uma linha de calçados a prova de fogo para pilotos profissionais, mais uma coleção de chuteiras e bolas para os praticantes de futebol e uma nova linha de calçados, foram as novidades até 2005. Ter uma alta performance no trabalho também ajuda bastante.

Já em 2006, a Puma inaugura a sua primeira loja conceitual na cidade de Nova York. O estabelecimento vendia artigos de luxo da marca, sempre inspirados nas principais tendências da moda atual. O restante da década foi marcado pelo lançamento de mais uma nova chuteira e pela compra da marca Cobra Golf. A Puma é a prova de que a inovação e o constante acompanhamento das necessidades do mercado, pode ser alguns dos segredos do sucesso.

Os anos 2010 também foram marcantes para a Puma. Os grandes destaques foram os lançamentos de: novas linhas de roupas e calçados esportivos; mais 3 novos modelos de chuteiras, exclusiva linha de acessórios e mais um tênis para corridas leves. Em todos esses produtos foi empregada tecnologia de ponta, que combinava conforto, versatilidade, alta performance e resistência. E toda essa inovação constante acabou agradando até os clientes mais exigentes.

A Puma traduzida em números

- Faturamento de 5,5 bilhões de Euros em 2019;

- Valor de mercado de 10,2 bilhões de Euros em 2020;

- Mais de 800 lojas espalhadas pelo mundo;

- Presença em mais de 120 países;

- 14.700 colaboradores;

- Os calçados representam cerca de 45% do faturamento total da Puma, seguidos pelas roupas (40%) e acessórios (15%);

- A Puma fatura mais de 150 milhões de Euros por ano somente com o licenciamento de produtos como óculos, relógios e perfumes.

Acreditamos que agora você possa se inspirar com mais uma bela história de sucesso do mundo dos negócios, aqui em nosso blog!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®