Líder coach: o que é?

10/01/2021 às 13:53 Coaching

Líder coach: o que é?

Existem diversos estilos de liderança possíveis de serem implementados em empresas e gestores tentam sempre se basear neles para gerenciar seus negócios. A função de liderar, de dar todo o apoio as demandas diárias, gerir um projeto é muito importante dentro de qualquer organização.

E o coaching pode ajudar bastante na formação de um líder. Quando uma pessoa usa as ferramentas do coaching para criar o seu próprio estilo de liderança, ele passa a ser o líder coach da empresa, a pessoa que assume responsabilidades e potencializa os resultados do negócio.

O que é líder coach?

O líder coach é o profissional que entenda a importância da sua liderança para empresa, vislumbrando não só o lucro, a produtividade, mas também a auxiliar na retenção de talentos, ajudando profissionais a se desenvolverem.

Essa pessoa coloca em prática todo o conhecimento que adquiriu ao longo de suas experiências e usa o coaching como filosofia para guiar os resultados individuais e coletivos. Isso ajuda a acelerar as conquistas de uma empresa.

Se pararmos para pensar, o líder coach é um profissional que imprime um processo de coaching dentro da empresa, analisando o cenário, definindo prioridades e adotando soluções para alcançar resultados. Essa é a fórmula utiliza para tirar o melhor do coletivo e de indivíduos.

Quais são as principais características de um líder coach?

No mercado atual, um líder coach traz consigo características de convivência e trabalho que são fundamentais para o sucesso. Fizemos uma lista das principais características de um líder coach, confira abaixo:

Liderança baseada no exemplo

O líder coach é um profissional extremamente coerente e por isso ele baseia a sua liderança em exemplos. Dessa forma, ele entende que a melhor forma de criar a autoridade e influenciar pessoas é pelo exemplo.

Assim, ele age como deseja que os demais façam. Seus comportamentos e suas atitudes no ambiente de trabalho vão ao encontro de suas falas, ele demonstra comprometimento com o que defende e passa segurança para a sua equipe.

Dá condições para o desenvolvimento do trabalho

Outra característica importante do líder coach é que ele se preocupa verdadeiramente com todos da sua equipe. Assim, ele dá todo o suporte necessário para o desenvolvimento pleno dos colaboradores. E isso também facilita o desenvolvimento dos profissionais dentro da empresa.

Ele sempre se coloca a disposição, dando e recebendo feedback para entender como definir metas e prover toda a estrutura necessária para a realização do trabalho. Com isso, os colaboradores têm todas as ferramentas nas mãos para desenvolver um bom trabalho.

Conheça nossa Formação em Coaching.

Confia em si e na sua equipe

Um líder coach pratica a autoconfiança, ele se conhece e entende suas capacidades. Da mesma forma, ele confia em todos os membros da sua equipe, identificando as principais habilidades de cada um e delegando as atividades certas para dar mais agilidade e trazer mais resultados para a empresa.

Esse profissional confia na capacidade de pessoas em se desenvolverem, assim como confia na sua própria capacidade. Por isso, ele está sempre buscando desenvolver processos de melhoria contínua para obter cada vez melhores resultados.  

Tenha uma visão ampla do mercado

Uma característica do líder coach é que ele tem visão sistêmica do mercado. Ele é profissional que está sempre ligado nas tendências e busca adotar estratégias inovadoras para fazer a empresa crescer.

Com uma boa visão de mercado, o líder coach consegue desenvolver ações que auxiliem profissionais a alcançarem os objetivos traçados. Focado em inovação, o líder coach é um profissional criativo que sempre busca entender as mudanças do mercado.

Pratica o autoconhecimento

O autoconhecimento é outra característica do líder coach. Esse profissional domina essa habilidade e dessa forma consegue entender os seus pontos fortes e pontos de melhoria. Isso é essencial para se aperfeiçoar e cada vez mais ter controle e assertividade no dia a dia de trabalho.

Com isso, o líder coach é uma pessoa que se desenvolve continuamente para ser capaz de gerenciar uma equipe da melhor forma possível. Ele busca sempre melhorar o seu desempenho e tenta encontrar diferenciais para se tornar um profissional cada vez melhor.

Chefe x Líder Coach

A figura autoritária do chefe está deixando de existir. As empresas estão percebendo que o sucesso no mercado é fruto do trabalho de pessoas e que cuidar do capital humano é importantíssimo para uma trajetória bem sucedida.

Dessa maneira, os líderes autoridades, que apenas delegam funções e esperam resultados estão dando lugar ao líder coach, um profissional capacitado que é voltado não só a trazer resultados como também é especialista em gestão de pessoas.

No cenário atual, o líder coach ganha espaço e tem confirmado a tendência de composição de novas lideranças no mercado. Ele se diferencia da figura do chefe e da figura do líder comum, que peca em desenvolver conceitos de liderança e atrair resultados para as empresas.

Faça o nosso curso de coach!

Aprenda tudo sobre coaching com profissionais experientes e renomados. Invista em uma das profissões mais promissoras do mercado!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK