Rolim Amaro: saiba como esse visionário transformou a aviação no Brasil com a TAM

06/10/2020 às 15:55 Coaching

Rolim Amaro: saiba como esse visionário transformou a aviação no Brasil com a TAM

Em praticamente todos os segmentos, exemplos de pessoas bem sucedidas e que tiveram grande destaque no cenário nacional e internacional, é o que não faltam. São nesses empreendedores é que devemos nos espelhar na hora de começar um negócio, pois as chances de dar certo serão bem maiores.

Por isso, preparamos esse artigo que vai te mostrar a trajetória de um dos principais nomes da aviação brasileira: Rolim Amaro. Saiba como esse visionário fez a TAM se tornar uma das empresas preferidas pelos clientes na hora de voar. Aproveite a leitura!

Rolim Amaro: piloto aos 17 anos

Nascido na cidade de Pereira Barreto (SP) em 1942, Rolim Adolfo Amaro, com apenas 17 anos, começa sua carreira de sucesso na aviação, já que era um apaixonado por aviões desde criança. Dessa forma, o jovem já tirou o seu primeiro brevê.

Não demorou muito para o futuro empreendedor começar a trabalhar como piloto de aeronaves em uma Companhia de Táxi Aéreo da cidade de São José do Rio Preto. Os anos foram passando e a carreira como piloto acabou dando certo para Amaro. Ele foi trabalhar em um projeto na Amazônia e transportava, de avião, todo tipo de carga, desde maquinário até gado.

Nessa época Rolim Amaro inaugurou a sua primeira companhia aérea: a ATA (Araguaia Transportes Aéreos). O sucesso foi tão estrondoso que, em menos de 2 anos de atividades, a empresa já estava operando com 15 aviões e cruzando o Brasil de norte a sul.

Entrada na TAM e domínio da aviação nacional

Em meados de 1968, Amaro recebeu um convite que mudaria a sua vida para sempre: ser sócio da TAM (Táxi Aéreo Marília) com 33% das ações dessa promissora empresa. No início, Amaro continuou fazendo aquilo que mais sabia fazer, que era pilotar.

Aos poucos, esse visionário foi comprando cada vez mais ações da empresa. Até que em 1972, com 30 anos de idade, adquiriu a maior parte das ações da TAM e assumiu definitivamente a sua diretoria. De lá para cá, o sucesso era só questão de tempo na vida desse empresário.

Com Rolim Amaro no comando das operações da TAM, deu-se início a um verdadeiro processo de transformação da aviação no Brasil. Para começar, a companhia já comprou 10 modernas aeronaves para o transporte de passageiros, com linhas exclusivas. Saber como definir metas é fundamental para se alcançar ao sucesso. 

Inovação para se destacar

O enorme tino para os negócios, sua visão das necessidades do mercado e, principalmente, o seu talento único para inovar, fez de Amaro um dos maiores nomes da aviação brasileira, enquanto esteve no comando da TAM.

Conheça a relação dos serviços exclusivos criados por ele para facilitar a vida dos passageiros:

  • Cartão fidelidade, que dava descontos para a segunda viagem em diante. Quanto mais o passageiro voava pela TAM, mais barato ele pagava por sua passagem.
  • Autoatendimento, que era uma espécie de URA (unidade de resposta audível), ou seja, um moderno sistema de atendimento telefônico aos clientes que funcionava de forma automática.
  • Sistema de check-in eletrônico, que dava uma maior agilidade aos passageiros na hora do embarque.
  • Parcerias com diversas companhias aéreas estrangeiras, com o objetivo de aumentar as opções de destinos que eram oferecidos pela TAM. Foi uma novidade e tanto para a época.

Paixão pela aviação e capacidade de gerir pessoas

Depois de anos e trabalho duro, foco nos objetivos, tomadas de decisão assertivas e muita inovação, Rolim Amaro conseguiu transformar uma pequena empresa aérea de uma cidade do interior de São Paulo em uma das maiores e mais populares empresas do Brasil, quando o assunto é aviação.   

Um outro motivo que talvez tenha levado Amaro ao grande êxito no comando da TAM, foi a enorme capacidade que ele tinha de gerir pessoas, em especial, seus colaboradores. Para se ter uma ideia, a TAM conseguiu atingir a incrível marca de 1 milhão de passageiros, apenas 9 anos depois que Rolim Amaro assumiu a diretoria. A gestão de talentos de Rolim Amaro foi primordial para o êxito da sua empresa. 

Não se esqueça de que estamos falando da famigerada década de 1980, que era uma época em que voar de avião era um privilégio para pouquíssimas pessoas. Amaro sempre foi conhecido por sua imensa determinação e motivação, que levou a TAM se tornar um verdadeiro império que conhecemos hoje.

LATAM: a fusão de duas gigantes da aviação

Em junho de 2012, foi anunciado que a fusão da TAM com uma companhia aérea chilena, a LAN Airlines, seria realmente feita. Dessa forma, a LATAM começou a operar em todo o planeta e é considerada a maior empresa da América Latina, por causa do tamanho da sua frota e, claro, do número de passageiros.

Atualmente, essa gigante da aviação conta com cerca de 55 mil colaboradores e tem faturamento estimado, antes da crise da aviação provocada pelo Coronavírus, em 13 bilhões de dólares por ano, de acordo com a Wikipédia.   

O fato é que esse legado deixado por Rolim Amaro, que faleceu em 2001, aos 59 anos, pode servir como fonte de inspiração para todos que desejam empreender no Brasil. De um jovem piloto de avião sonhador para um empresário de sucesso que transformou a aviação no Brasil.

Agora é manter o foco e boa sorte nos negócios!

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK