Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Netflix: conheça a história da empresa que revolucionou o mercado de entretenimento

02/10/2020 às 21:55 Coaching

Netflix: conheça a história da empresa que revolucionou o mercado de entretenimento

Algumas empresas investem em estratégias extremamente bem pesadas para atrair o seu público-alvo, que o sucesso parece mesmo ser algo inevitável. Um bom exemplo disso é a Netflix, que revolucionou o mercado de entretenimento mundial.

Esse post vai te contar um pouco da história dessa empresa norte americana, que teve um lucro líquido de 470 milhões de dólares, somente em 2019. Então, prepare uma boa xícara de café e fique conosco até o final da leitura.

Netflix: inovação acima de tudo

A Netflix foi fundada em 1997 nos EUA pelos sócios Reed Hastings e Marc Randolph. É considerada uma das gigantes do mundo do entretenimento. Trata-se de uma provedora mundial de filmes e séries de televisão via streaming, já que a internet está cada vez mais consolidada em todo o planeta.

Com cerca de 160 milhões de assinantes em sua base, a proposta inicial da empresa era bem tímida: entregar DVD´s pelos correios. Mas graças aos constantes avanços tecnológicos, a Netflix investiu pesado em inovação, aproveitando a expansão do streaming nos Estados Unidos a partir de 2007.

Crescimento acelerado no segmento

Em fevereiro de 2007, a Netflix fazia a entrega do seu bilionésimo DVD. Apenas 4 anos mais tarde, em 2011, depois de muita inovação e visão de mercado dos seus sócios, a plataforma já contava com 23 milhões de assinantes do serviço de streaming nos Estados Unidos. Obviamente, o faturamento também era proporcional ao crescimento.

Na metade de 2013, o número de assinantes saltou para 33 milhões. No final desse mesmo ano, esse número foi para 44 milhões de clientes, o que revelou um verdadeiro “boom” no crescimento da história da Netflix. Até mesmo os seus proprietários não esperavam tamanho sucesso a nível mundial.

Apenas um ano depois, mais precisamente em setembro de 2014, a empresa já contabilizava 50 milhões de assinantes. O serviço da Netflix estava disponível para cerca de 40 países. Já no final de 2015, a empresa contava com 69 milhões de clientes, sendo 43 milhões somente nos EUA. O fato é que seus sócios tinham uma inteligência financeira invejável. 

Em meados de abril de 2016, a Netflix afirmou ter aproximadamente 81 milhões de assinaturas em todo o mundo. No final desse mesmo ano, a empresa alcançou 94 milhões de assinantes. Um crescimento espantoso, sem dúvidas. Em apenas 3 anos, o número de assinaturas quase triplicou.

Consolidação cada vez maior pelo mundo 

Pouco a pouco a Netflix foi invadindo os lares em todo o mundo. Começando pelo gelado Canadá: em 2010, a empresa lançou o seu serviço de streaming no país, o que fez um tremendo sucesso. Em 2011, a empresa chegou no Brasil. No ano seguinte, em 2012, o Reino Unido e Irlanda foram apresentando à Netflix.

No final desse mesmo ano, os países nórdicos europeus Noruega, Suécia, e Finlândia, além da Dinamarca também puderam ter acesso aos serviços da Netflix. Os sócios sempre mantiveram o foco de crescer a nível internacional, melhorando o conteúdo oferecido para os clientes. Talvez esse seja o segredo de tanto sucesso.

Em 2013, foi a vez dos Países Baixos conhecerem os serviços da Netflix. Em 2014, milhares de clientes da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Suíça e Luxemburgo entraram para a base da Netflix.  Em 2015, a Netflix fica disponível para Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e Japão.

Já em 2016, Angola, Moçambique e Cabo Verde também começaram a ter acesso aos serviços oferecidos por essa moderna plataforma de vídeo e streaming. Em 2017, as operações da Netflix também chegaram na China. A empresa oferece seus serviços em 22 idiomas.

Conteúdos sempre originais

O fato é que a Netflix, que emprega mais de 5 mil funcionários, causou uma verdadeira revolução no que diz respeito à produção de filmes de séries de TV. Todos os seus conteúdos são originais, o que a tornou uma referência quando o assunto é entretenimento.

Um dos seus diferenciais é que, enquanto os canais de televisão lançam um episódio de uma determinada série por semana, a Netflix disponibiliza tudo de uma única vez. Ou seja, os clientes podem ver o episódio que quiserem na hora que desejaram.

Em 2011, a Netflix deu início a produção de uma série de conteúdos 100% originais para o seu serviço de streaming. E de lá para cá, diversas séries famosas foram criadas, o que conquistou uma enorme audiência com um público verdadeiramente fiel, no Brasil e no mundo.

O sucesso cobra o seu preço: impacto ambiental

Mesmo que esse ditado popular seja um jargão bastante conhecido e, acima de tudo, verdadeiro, o fato é que a Netflix enfrenta um problema extremamente delicado. A empresa é responsável por mais de um terço de todo o tráfego de dados da internet de todo os EUA.  

O problema é que isso leva a um estrondoso consumo de energia elétrica, o que leva a inevitável emissão de poluentes, aumentando o efeito estufa. Para se ter uma ideia, somente a transmissão e visualização dos serviços oferecidos pela Netflix, liberam cerca de 100 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, todos os anos. A autorresponsabilidade dos sócios é fundamental nesse caso.

Mas a empresa cogitou a possibilidade de usar energia renovável em todas as suas operações pelo mundo. Mesmo que isso tenha um alto custo para seus sócios, é uma medida necessária. Afinal, o meio ambiente não pode pagar o preço, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®