Richard Branson: fique por dentro da história deste empreendedor visionário

11/10/2020 às 16:34 Coaching

Richard Branson: fique por dentro da história deste empreendedor visionário

Alguns empreendedores se destacam de diversas formas. Seja pela garra, superação, resiliência, incrível capacidade de gerir pessoas, foco no que se almeja, dentre outras características. Mas e quando uma pessoa se destaca nas diversas áreas em que atuou? Pode até parecer impossível, mas não é.

Preparamos esse post que traz a inspiradora história de Richard Branson, que é um famoso empresário inglês de considerável destaque no cenário musical e que também possui investimentos em diversos segmentos de mercado. Quer ter mais inspiração na hora de empreender? Essa leitura é perfeita para isso.

Richard Branson: infância problemática e visão empreendedora

Esse famoso empresário nasceu na Inglaterra em 1950. Seu pai era um advogado bastante influente na região e sua mãe era uma aeromoça. Ainda pequeno, Branson começou a sofrer de dislexia (dificuldade de aprendizado ou compreensão da leitura) e teve inúmeros problemas na escola, o levando a abandonar completamente os estudos com apenas 16 anos.

Em 1966, o jovem Branson, decidiu que queria empreender. Dessa forma, ele e seu melhor amigo criaram e lançaram a revista Student, que era totalmente direcionada e produzida por estudantes, que o incentivaram nessa ideia. Esse pequeno projeto foi um grande marco na vida desse futuro empresário de sucesso. 

Gravadora Virgin: os primeiros passos rumo a fama

Os anos passaram e o tino para os negócios de Richard Branson só aumentava. Depois de algum tempo aperfeiçoando a ideia e ter conseguido capital para investir, Branson inaugurou a sua primeira empresa: a gravadora Virgin. A proposta inicial da gravadora era patrocinar e proporcionar melhorias para a revista Student, que ia de vento em polpa nos anos 70.

Como os negócios com a gravadora também estavam a todo vapor, mesmo com o início bem tímido, Richard resolveu se arriscar um pouco mais no mundo dos empreendimentos e abriu algumas lojas de discos de vinil: a Virgin Megastore.

Mal sabia ele que esse negócio seria o estopim para o sucesso, que estava prestes a dar as caras. Com a inauguração desse tipo de loja por toda a Inglaterra, Branson se tornou um empresário de respeito e bastante famoso em seu país.

Palco para diversos músicos famosos

A Virgin Records rapidamente se tornou conhecida em todo o mundo justamente por causa dos clientes que a frequentavam. Músicos e bandas renomadas como Mike Oldfield, Genesis, The Sex Pistols, Culture Club, dentre vários outros artistas, faziam as gravações das suas canções na empresa de Branson.

Com o passar dos anos, o sucesso da gravadora Virgin foi tanto, que ela chegou a ser considerada uma das 6 maiores gravadoras do mundo. Mas, por incrível que possa parecer, Richard, que era dono de uma grande inteligência relacional,  ainda não se contentava com o sucesso que sua empresa fazia e decidiu empreender em outros segmentos. E assim o fez.

Expansão do império: aquisição de uma empresa de viagens e uma companhia aérea

Em 1980, Richard Branson, que já demonstrava algumas competências corporativas, arregaçou as mangas e focou naquilo que mais queria. Nesse mesmo ano, comprou uma empresa de viagens e teve amplo destaque nesse segmento. De quebra, ainda no mesmo ramo, Branson também adquiriu uma companhia aérea.

Durante esse período de expansão dos negócios de Branson, a Virgin Megastore continuou crescendo e acabou se tornando uma referência de destaque no cenário musical da época. Nos anos 70 e 80 os discos de vinil fizeram um grande sucesso. Não é à toa que existem colecionadores desses discos até hoje.

Outras conquistas

Atualmente, Richard Branson é dono de um grupo que possui mais de 200 empresas atuantes nos setores de aviação, música, entretenimento, telecomunicações e transporte ferroviário. O empresário emprega cerca de 50 mil funcionários em 30 países. O faturamento anual atinge os 18 bilhões de dólares.

E pensar que tudo começou em um pequeno distrito de Londres com uma revista modesta feita por estudantes. Hoje em dia, a fortuna de Branson, segundo a revista Forbes, é estimada em 5 bilhões de dólares. Mesmo com altos e baixos em sua vida como qualquer pessoa, Richard Branson não se deixou desanimar e manteve o foco.

V2: a nova gravadora

Em 1992, a gravadora Virgin estava em dificuldades financeiras e acabou sendo vendida por 1 bilhão de dólares para o empresário Thorn Emi. Poucos anos depois, em 1996, Branson acabou fundando uma outra gravadora, pois não queria abrir mão do segmento da música.

A V2 também fez um considerável sucesso no meio artístico e recebeu músicos famosos como Tom Jones e Powderfinger, dentre outros. Mais uma vez, Branson se tornou referência na área do entretenimento, que, segundo ele, sempre foi o seu ponto forte.  Isso é o que podemos chamar de empreendedor visionário e audacioso.

Empresa que comercializa passeios ao espaço sideral

Você não leu errado. É isso mesmo! Richard Branson tem investido em mercados pouco explorados e que podem ser altamente lucrativos no futuro. Em uma parceria com a empresa Scaled Composites, o empresário pretende fundar uma empresa que vai comercializar passeios ao espaço sideral.

Por incrível que pareça, essa inusitada ideia fez o maior sucesso. Testes já estão sendo feitos e patrocinados por Branson desde 2013. Já foram vendidos mais de 500 ingressos para o passeio pelo espaço na futura Virgin Galactic, que será o provável nome da empresa de Richard.

E aí? O que achou da coragem e da visão de negócios desse empresário inglês? Inspiração não deve faltar a partir de agora, certo?

O IBND te espera

O IBND oferece soluções personalizadas que podem fazer você se tornar uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos da sua vida. Cobramos um preço justo e sempre priorizamos o seu aprendizado.

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Venha aprender com a gente e sinta a diferença em sua vida. Estamos esperando você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK