Requinte, sabor e tradição: conheça a história da Kopenhagen

23/12/2020 às 13:48 Coaching

Requinte, sabor e tradição: conheça a história da Kopenhagen

Sabe aquela trufa feita com um chocolate de altíssima qualidade que praticamente derrete na boca, que tem um recheio delicioso e que é impossível comer uma só? Se você pensou na Kopenhagen, acertou em cheio. Essa marca é uma das mais tradicionais quando o assunto é chocolates finos e sofisticados.

Por isso, preparamos esse artigo que vai te contar um pouco da história de sucesso de uma marca extremamente bem conceituada, justamente pela qualidade indiscutível de todos os seus produtos. Que tal acomodar-se no sofá e ter mais inspiração lendo uma boa história de sucesso? Fique conosco até o final.

Kopenhagen: sabor marcante desde os anos 1920

Tudo começou nas priscas eras dos anos 1920, quando o casal de imigrantes da Letônia, Anna e David Kopenhagen, que moravam em São Paulo, resolveram empreender. Por isso, decidiram que iriam trazer um pouco da culinária europeia para o Brasil e começaram a produzir e vender os típicos marzipãs caseiros, que era um doce feito a base de chocolate.

A novidade trazida do velho continente foi um sucesso e caiu na graça dos admiradores das delícias feitas com chocolate. Sendo assim, em 1928, foi inaugurada a primeira loja da Kopenhagen em um tradicional bairro nobre da capital paulista. Até os próprios donos da empresa se espantaram com a fama dos seus produtos.

Nos anos 1930, as vendas só foram aumentando, bem como o faturamento da Kopenhagen. A marca começou a inaugurar mais lojas em toda a cidade de São Paulo e resolveu fazer algo que todo empreendedor que tem visão de negócios deveria fazer: inovar.

Criação da primeira fábrica de chocolates Kopenhagen

Em 1943, o casal de fundadores resolveu expandir os negócios, que iam de vento em polpa. Por isso, compraram um grande terreno para construir a primeira fábrica de chocolates dessa marca, que transborda requinte e muita tradição. O sucesso era só uma questão de tempo, pois os fundadores sabiam bem como definir metas concretas. 

Com a fábrica funcionando a todo vapor nos anos seguintes, mais lojas da Kopenhagen foram inauguradas em outras cidades do interior paulista, justamente por causa da produção de chocolates, que praticamente triplicou em pouco tempo. Daí para frente, a marca começou a inovar cada vez mais com seus chocolates diferenciados e com sabor único.

Inovação e qualidade: marca registrada da Kopenhagen

Um dos grandes desafios para a maioria dos empreendedores é inovar para se destacar no mercado. E com os proprietários da Kopenhagen não foi diferente. Por isso, nas décadas de 60, 70 e 80, a marca investiu pesado em inovação e estratégias de marketing, para se tornar referência no segmento de chocolates finos.

Aliás, a qualidade indiscutível dos ingredientes dos chocolates Kopenhagen, que eram altamente selecionados, é o seu principal diferencial. Desde a sua fundação, os proprietários faziam questão de sempre fabricar todos os seus produtos à base de chocolate, com a máxima qualidade. Afinal, o sabor tinha que ser incomparável.

O tempo passou e a Kopenhagen foi se consolidando cada vez mais no mercado nacional. Mesmo diante da concorrência, a marca, que é reconhecida pela inovação, qualidade indiscutível e pela variedade de produtos oferecidos, jamais deixou de ser a preferência dos consumidores, quando o assunto é chocolate.

Mudanças administrativas e mais inovação

Podemos dizer que a década de 1990 foi um marco na história da Kopenhagen. Em 1996, o empresário paulista Celso Ricardo de Moraes comprou a marca e resolveu fazer algumas mudanças na administração, que seriam altamente benéficas. A fábrica de chocolates foi transferida para a cidade de Barueri (SP), que era um local ainda maior.

Já em 2010, a fábrica da promissora empresa, que tinha cerca de 600 colaboradores, foi transferida novamente para a cidade de Extrema (MG). Depois da mudança, a capacidade de produção da Kopenhagen passou de 2,5 mil para 3,5 mil toneladas de chocolate por ano. Esse aumento na produção era um sinal positivo de como as vendas tinham aumentado.

A inovação entra em cena mais uma vez. A Kopenhagen conquista o paladar dos consumidores com sua nova linha de chocolates e doces diversos. Em 2011, já eram mais de 100 itens no “doce cardápio”. E cada vez mais, os produtos dessa marca atraiam mais e mais pessoas em todo o Brasil. Tudo isso se deve também a uma eficiente gestão de talentos.

Embalagens diferenciadas e marcantes

Se você acha que a Kopenhagen se destaca apenas pela qualidade, requinte e sofisticação dos seus doces e chocolates, está enganado (a). É claro que a receita do sabor incomparável deve estar muito bem guardada, sem dúvidas. Mas para dar aquele toque especial, as embalagens da Kopenhagen também são diferenciadas e chamativas.

Prova disso, é que essa marca quase secular oferece embalagens comemorativas para datas especiais como o dia dos namorados, dia das mães ou dos pais. Para deixar o público ainda mais cativado, a kopenhagen resolveu investir ainda mais e passou a vender cestas personalizadas com flores e chocolates, como uma bela e romântica opção de presente.

O fato é que, visão e tino para os negócios, além de muita inovação, sempre preservando a qualidade da extensa linha de produtos, foram os diferenciais para a Kopenhagen se tornar o que é hoje no Brasil: referência em chocolates e doces finos. Inspiração agora não vai mais faltar, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK