Conheça a história do Twitter e da trajetória de Jack Dorsey, que foi o seu criador

03/11/2020 às 13:48 Coaching

Conheça a história do Twitter e da trajetória de Jack Dorsey, que foi o seu criador

Alguns empreendedores são dignos de aplausos por fazerem seus negócios darem tão certo não só em seu país de origem, mas em todo o mundo. As redes sociais são a prova viva de que os seus criadores, certamente, estão colhendo os frutos de uma ideia genial pensada na hora certa.

Por isso, esse artigo vai te contar a história de Jack Dorsey, que é o criador do Twitter. Saiba como esse empresário de sucesso fez essa plataforma de mensagens se tornar uma das sensações do momento na internet, conquistando milhões de usuários. Senta aí que lá vem história!

Jack Dorsey: interesse por programação desde pequeno

Nascido em 1976 nos EUA, o criador do Twitter, Jack Patrick Dorsey, teve uma infância relativamente tranquila morando com seus pais. Como sempre foi considerado bastante inteligente para sua idade, Dorsey, desde pequeno, sempre demonstrava interesse por programação.

Com apenas 14 anos, o futuro empresário de sucesso, acabou desenvolvendo um programa de logística para taxistas. Esse foi o primeiro passo rumo ao sucesso, que era inevitável para o talentoso Dorsey. Em 1995, com 19 anos, ele entra para a universidade, mas não chegou a se formar, por decisão própria.

Na verdade, Jack Dorsey queria colocar em prática os seus projetos pessoais e se tornar um empreendedor de sucesso. No ano 2000, ele se muda para o estado da Califórnia (EUA), pois as oportunidades para empreender eram bem melhores.  

Nascimento do Twitter

Depois de se estabelecer em sua nova cidade, Dorsey ficou fascinado pelo funcionamento dos sistemas de troca de informações de grandes empresas e teve a ideia de criar algo parecido. Inspirado pelos resultados positivos dos seus trabalhos na área digital, nascia o Twitter em 21 de março de 2006.

O objetivo de Dorsey era de inaugurar na internet um canal de mensagens instantâneas. Com um apurado tino para os negócios e uma excelente visão de mercado, o criador do Twitter direcionou todos os seus esforços para o público de um famoso e conhecido site americano, o Odeo.

Essa estratégia deu tão certo que o negócio cresceu de forma impressionante. Com o passar dos anos, o Twitter foi ganhando cada vez mais popularidade entre os internautas. O número de usuários crescia exponencialmente na plataforma, que se tornou a sensação da internet na época.

Mudanças e inovação foram necessárias

Jack Dorsey também exercia outras atividades paralelamente com o Twitter e, em 2011, acabou assumindo o cargo de presidente executivo. Em 2015, ele voltou ao posto de CEO da plataforma e notou, logo de cara, que era preciso implementar algumas mudanças.

Depois de quase 9 anos da criação do Twitter e com a crescente popularidade de outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a plataforma estava presenciando uma queda significativa na interatividade dos seus usuários em todo o mundo. Cada vez menos gente estava usando o Twitter.

Para não deixar anos de trabalho irem pelo ralo, Dorsey implementou diversas mudanças em sua criação. As principais foram o aumento do número de caracteres permitido por mensagem e uma alteração em todo o layout do Twitter, que acabou ficando mais chamativo e moderno. Mais uma vez a inteligência financeira se faz necessária em todo negócio que deseja prosperar.

Novidades para os usuários do Twitter

No início do ano de 2018, o Twitter anunciou a implementação de um novo e moderno sistema para promover uma maior interatividade entre os usuários. O objetivo também era também de facilitar a visualização de imagens pelo público. Pouco tempo depois, os usuários já podiam desfrutar de um novo Twitter, muito mais interativo e de fácil utilização.

Prova disso, é que mesmo diante da concorrência no meio digital, o número de usuários ativos da plataforma criada por Jack Dorsey aumentou, superando até mesmo as expectativas dos analistas mais experientes. Inovação, persistência, atenção plena e foco nos objetivos fazem qualquer negócio superar os desafios.

Devidos aos impactos da pandemia da COVID-19 em todo o mercado publicitário, a receita do Twitter teve uma redução, mesmo com o aumento do número de usuários. Mas Dorsey está otimista em relação ao futuro e acredita que isso seja uma fase passageira. Afinal, um empreendedor de sucesso como ele não pode se deixar abater por qualquer coisa.

Jack Dorsey e Twitter traduzidos em números

Agora que você conheceu um pouco da inspiradora história do criador do Twitter, fique por dentro dos surpreendentes números da plataforma que continua firme e forte no meio digital:

  • Em junho de 2020, o Twitter alcançou a marca de 186 milhões de usuários ativos e diários em todo o mundo;
  • No segundo semestre de 2019, a receita da empresa caiu de U$ 841 milhões para U$ 683 milhões. Mas a expectativa é de um aumento depois do caos mundial do Coronavírus;
  • Segundo a revista Forbes de 2018, Jack Dorsey conquistou uma fortuna aproximada de U$ 3,1 bilhões;
  • Dorsey também é presidente executivo da Square INC, uma conhecida empresa ligada ao mundo digital, que é a sua especialidade.

Está vendo como investir em uma boa ideia de negócio, de maneira inteligente, pode dar muito certo? Agora é com você!

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK