5 hábitos de empreendedores que devem ser deixados no passado

10/11/2020 às 14:48 Coaching

5 hábitos de empreendedores que devem ser deixados no passado

Todo empreendedor precisa ter algumas características fundamentais para que o negócio engrene de vez e prospere no mercado, mesmo diante da desenfreada concorrência. Pode até não ser fácil, mas com uma boa dose de resiliência, perseverança, planejamento, maturidade e foco nos objetivos, tudo pode dar certo.

Na contramão do sucesso, existem alguns hábitos que devem ficar de fora do dia a dia do empreendedor. Por isso, preparamos esse post que vai te mostrar quais são os 5 principais. Independente do ramo de atuação da sua empresa, jamais faça o que vamos listar a seguir, a não ser que você queira fracassar.

Esperar que resultados positivos apareçam do nada

Esse é um dos piores hábitos de muitos empresários. Se você começou a empreender agora, tenha em mente que nada vai cair do céu e que é necessário trabalhar bastante para que os resultados positivos comecem a aparecer. Achar que o sucesso é obra do acaso é pura falta de maturidade profissional. Saber como definir metas é super importante. 

Dessa forma, se você quiser que o seu negócio decole de vez, trate de suar a camisa. Defina suas metas e faça o que for preciso para alcança-las da melhor forma possível. E a receita para isso é simples: trabalho duro. É claro que a sorte, muitas vezes, costuma dar as caras, mas contar só com ela é se arriscar demais. A regra é clara: trabalho, trabalho e mais trabalho!

Desvalorizar seus funcionários

Qualquer empresa é composta de pessoas, acima de tudo. Nenhum empreendedor de sucesso hoje alcançou esse patamar sozinho. Dessa forma, se você não dá o merecido valor para sua equipe de trabalho, pode estar perdendo uma excelente oportunidade de fazer o seu negócio crescer e prosperar. Uma coisa é certa: a sua empresa pode falir se ela não tiver colaboradores satisfeitos.

Pode até não parecer, mas quando os funcionários são devidamente valorizados, eles tendem a trabalhar com muito mais disposição e foco para bater as metas, trazendo resultados positivos. Lembre-se: contar com colaboradores satisfeitos e motivados é como encontrar ouro. Quer ter sucesso como empreendedor? Jamais desvalorize sua equipe.

Não saber precificar seus produtos/serviços

Outro péssimo hábito que muito empresário ainda tem. Mas se você acha que somente os empreendedores iniciantes é que não sabem precificar seus produtos, se enganou. Até os mais experientes também cometem esse equívoco e fazem seus negócios fracassarem. Uma boa ideia que tinha tudo para dar certo pode ir pelo ralo. Ter inteligência financeira pode fazer toda a diferença.

Vale ressaltar que o sucesso de qualquer tipo de empresa depende diretamente da definição de preços dos seus produtos ou serviços oferecidos. Lembre-se de que a concorrência está cada vez mais acirrada e, se o seu negócio oferecer produtos a preços que não são atrativos ao consumidor, as chances dele fracassar são bem altas.

Não se atualizar quanto ao mercado

Muitos empreendedores cometem o erro crasso de acharem que não precisam ficar antenados quanto as novidades do mercado e nas suas principais tendências. Vale ressaltar que os clientes são atraídos, principalmente, por novidades. Mas para você ficar por dentro delas, é preciso sempre se atualizar em seu segmento. E opções para isso é o que não faltam.

Por isso, se você acha que sua empresa já está consolidada no mercado e que se manter atualizado é pura besteira, tenha cuidado! Esse erro pode custar caro. A inovação deve ser a marca registrada de qualquer empresário de sucesso. Observe a concorrência, participe de feiras e workshops, busque por informações na internet ou nas redes sociais. Atualize-se!

Ter fobia da tecnologia

Em plena era tecnológica que estamos vivendo, ainda é bastante comum nos deparamos com empreendedores que são tecnofóbicos, ou seja, pessoas que tem fobia da tecnologia. E esse é um dos piores erros que um empresário pode cometer. Fazer bom uso de todo aparato tecnológico disponível, é praticamente uma obrigação de todo empresário.

Através da tecnologia, é possível conquistar mais clientes, vender mais, ter mais visibilidade no mercado, dentre outros. Em suma, se você usar de forma inteligente a tecnologia e sem nenhum tipo de aversão, as chances da sua empresa prosperar são imensas. Uma empresa que não se rende aos “encantos” da tecnologia é considerada ultrapassada e afasta os clientes. Não se esqueça disso!

Dicas extras para os empreendedores

Agora que você conheceu os 5 erros que todo empreendedor deve passar bem longe, que tal ficar por dentro de algumas dicas para sua empresa prosperar de vez? Vamos lá!

  • Os desafios são inevitáveis em qualquer segmento de mercado;
  • A resiliência é uma das principais qualidades que todo empreendedor de sucesso tem;
  • Planejamento, foco e persistência: esse trio pode ser o divisor de águas entre uma empresa bem sucedida e um negócio fadado ao fracasso;
  • Inove sempre em seu negócio. Seja diferente do que já existe por aí;
  • Analise o seu perfil antes de empreender, pois isso evita muita dor de cabeça;
  • Mudanças, muitas vezes, são necessárias em qualquer empreendimento;
  • Aprenda sempre. Ninguém sabe tanto que não possa aprender mais;
  • Leve sempre em consideração o cenário econômico atual;
  • Conheça os riscos do seu negócio;
  • Tenha uma identidade visual marcante;
  • O cliente é sempre PRIORIDADE.

Agora é mãos à obra e boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK