Rapport: O que é? Técnica da PNL que muda sua maneira de se relacionar

18/04/2020 às 14:52 PNL

Rapport: O que é? Técnica da PNL que muda sua maneira de se relacionar

Saiba um pouco mais sobre o rapport e qual é a sua real importância em seus relacionamentos

Muita gente enfrenta inúmeras dificuldades para manter um bom relacionamento com as outras pessoas, por vários motivos.

Sabemos que a convivência humana, muitas vezes, não é fácil e muito menos prazerosa. Mas é possível mudar a sua forma de se relacionar com os demais.

E é por isso que preparamos esse artigo, que vai te mostrar uma técnica da PNL que pode te ajudar a manter um relacionamento muito mais saudável e duradouro com todos ao seu redor.

Leia até o final e tenha uma convivência mais harmônica.

Mas o que é PNL?

A PNL, conhecida como Programação Neurolinguística, é um conjunto de técnicas cujos objetivos são o desenvolvimento pessoal e/ou profissional de um indivíduo e aprimorar a forma do mesmo se comunicar com os demais.

Em suma, trata-se de uma metodologia que vai mudar positivamente todos os nossos comportamentos.

Mas se você realmente quiser mudar a sua forma de relacionar ou usar a PNL para otimizar o aprendozado, vamos te mostrar qual é o princípio responsável. Faça bom uso dele e usufrua de todos os benefícios.

 

Rapport: o segredo dos bons relacionamentos pessoais e profissionais

Podemos dizer que o rapport é uma técnica que trabalha nossa empatia, ou seja, a capacidade de compreendermos todas as emoções alheias.

O rapport permite que duas pessoas possam estabelecer um diálogo muito mais saudável e prazeroso, o que cria um relacionamento mais sustentável.

Como gerar rapport na PNL é fundamental em todo o processo de comunicação, pois estabelece vínculos mais harmônicos no que diz respeito a compreensão e ao entendimento.

E isso é primordial para que os relacionamentos pessoais e profissionais sejam duradouros e, acima de tudo, saudáveis.

Por exemplo, se você transmite confiança em suas palavras, acontece uma redução drástica naquela tensão inicial, o que deixa a outra pessoa bem mais receptiva às suas ideias.

Por isso, a questão da confiança é primordial em qualquer tipo de relacionamento.

Mas como criar um rapport?

Segundo a PNL, uma das formas mais tradicionais de como aprender rapport é se espelhar em seus comportamentos.

Em outras palavras, é fazer um tipo de ajuste em todas as suas atitudes verbais e não verbais, para que elas se adequem a uma outra pessoa.

Isso pode transmitir muito mais confiança no inconsciente do seu ouvinte, que seguramente vai perceber que você é bastante parecido com ele.

Mas o rapport precisa ser feito com discrição e bastante sutileza, caso contrário, pode gerar o efeito reverso e causar muita irritação. Por isso, vale a pena dar uma boa treinada antes.

A grande questão aqui é a identificação alheia. Você já percebeu que quando está conversando com uma pessoa e existe uma concordância das ideias durante a conversa, todo o diálogo flui muito melhor, além de ficar mais prazeroso? Isso faz parte do rapport.

Comportamentos ideais no rapport

Determinados comportamentos que fazem parte do rapport podem ser cruciais para se estabelecer um melhor relacionamento com todas as pessoas ao seu redor: São eles:

Mesmo tom de voz

Tentar usar o mesmo tom de voz, ritmo e velocidade de fala da outra pessoa, pode deixar o diálogo mais fluído e diminuir o estresse.

Além disso, até o volume de palavras pronunciadas entre ambas as partes pode fazer uma grande diferença. É preciso que haja um equilíbrio, caso contrário, o tédio durante a conversa pode predominar.

Gestos

Muitas pessoas quando estão falando costumam gesticular bastante com as mãos ou com os braços.

Por isso, para manter o diálogo bem fluído, uma boa dica é escolher um movimento corporal que seja parecido com o do seu interlocutor e fazer na mesma frequência. Mas não vale exagerar, pois pode parecer que você está forçando a barra.

Vocabulário usado

Essa dica é infalível. Na hora em que estiver conversando com uma pessoa, procure usar palavras ou expressões semelhantes às que ela falou.

Se for possível, tente usar até o mesmo tom de voz, pois isso dá muito mais dinamismo ao diálogo. É tiro e queda, quando o assunto é rapport.

Atenção para a sua respiração

A sua respiração deve estar no mesmo ritmo da respiração do seu interlocutor.

Apesar de ser um pouco difícil de se exercitá-la, pois depende de fatores emocionais, ter a frequência respiratória alinhada com a da pessoa que está dialogando, pode trazer uma sinergia muito bacana.

Expressões faciais como espelhamento

Algumas expressões faciais podem dizer muita coisa no dia a dia. E com o rapport não seria diferente.

Por isso, expressões simples como apertar os lábios, levantar as sobrancelhas, enrugar o nariz ou balançar a cabeça positivamente, são considerados métodos eficazes para criar o rapport por espelhamento.

Pensou em hipnose e PNL? Conte com o IBND

Está vendo como é possível mudar a sua forma de relacionar com as outras pessoas? Por isso, se você quiser se relacionar melhor em casa ou no trabalho, venha fazer os cursos de PNL e um curso de hipnose do IBND.

Eles são referência no Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e experientes.

Temos um método didático exclusivo e aprovado por todos os nossos alunos.

Se você trabalha na área da saúde, tem uma clínica e quer usar a PNL em seus clientes, não perca mais tempo e venha para o IBND.

Em nossa instituição, priorizamos o seu aprendizado e prezamos pelo seu sucesso.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK