Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Quer um bom motivo para empreender? Conheça a história da Honda

08/02/2021 às 17:12 Coaching

Quer um bom motivo para empreender? Conheça a história da Honda

Não restam dúvidas que as marcas japonesas têm uma grande confiabilidade e prestígio entre os consumidores. Afinal, o Japão é referência em tecnologia de ponta e inovações constantes em seus produtos. A Honda é um bom exemplo. Essa montadora conquistou uma legião de fãs em todo o mundo, seja com seus carros cada vez mais seguros e tecnológicos ou com suas lendárias motocicletas.

Por isso, esse post vai te contar a história da Honda. Saiba como essa prestigiada marca japonesa acabou se tornando referência quando o assunto é veículos ou motocicletas. Prepara-se para ler mais uma boa história de sucesso que você só encontra aqui em nosso blog. Aproveite a leitura ao máximo!

Honda: uma ideia brilhante na terra do sol nascente

A bela história da Honda começa no Japão em 1948. O visionário Soichiro Honda resolveu empreender e inaugurou uma modesta fábrica de motocicletas. Nascia a Honda no mundo. Em 1949, a empresa fabricou o seu primeiro modelo de motocicleta, que tinha apenas 98 cilindradas. A novidade agradou bastante o público e as vendas foram satisfatórias. Saber como ter mais empatia no trabalho é primordial.

Em 1951, a Honda já comercializava cerca de 130 unidades por dia, o que demonstrava a confiabilidade da marca perante o público. No ano seguinte, a Honda lançou um outro modelo de motocicleta que, em 1953, já vendia cerca de 6.500 unidades ao mês. O mercado mundial de motocicletas crescia em todo o mundo a um ritmo alucinante. E para a Honda, isso foi um chamariz para investir pesado nessa área.

Em 1959, com os negócios indo de vento em polpa, a marca japonesa inaugurou a sua primeira fábrica nos EUA. E essa estratégia deu muito certo, pois o mercado norte-americano teve uma grande aceitação das motocicletas da Honda, que se tornaram cada vez mais populares nos anos seguintes. Em 1963, os negócios na Europa também estavam aquecidos, o que obrigou a Honda a fundar mais uma fábrica na Bélgica.

Ingresso no mercado de automóveis e altas vendas

Ainda em 1963, a Honda resolveu inovar e começou a produzir automóveis. O primeiro carro da marca foi o S500, que era um modelo esportivo e teve uma grande procura no mercado japonês. Em 1966, foi a vez da Honda lançar um outro modelo de veículo: o N360. Como eram carros extremamente modernos para a época, as vendas foram bastante altas para a marca, que se consolidava ainda mais. Em 1971, a Honda chega ao promissor mercado brasileiro.

Mas foi em 1972 que a Honda marcou definitivamente a sua história de sucesso com o lançamento de um carro que marcaria gerações e se tornaria um dos mais vendidos do mundo: o Civic. Esse automóvel é comercializado até hoje e já está em sua décima geração, devido a imensa aceitação dos clientes de vários países. As vendas do Honda Civic sempre foram altas, mesmo com a concorrência de outras marcas do setor automobilístico.

A década de 1980 foi marcada pela expansão dos negócios da Honda para outros mercados promissores e poucos explorados, como a China, Índia e Indonésia. O lançamento do Honda Accord, que foi o automóvel mais vendido nos EUA na década seguinte, também foi uma das inovações dessa marca japonesa. Atualmente, esse modelo está em sua oitava geração e é sinônimo de conforto, tecnologia, luxo e muita potência.

Mais lançamentos e inovações da Honda

Os anos 1990 foram marcados por mais lançamentos de novos modelos de motocicletas e automóveis. Cada vez mais inovadores, tecnológicos e com uma altíssima confiabilidade mecânica, os veículos da Honda acabaram conquistando até os clientes mais exigentes, tanto do mercado norte-americano (que é um dos maiores) quanto de outros países mundo afora. Saber como ser um empreendedor de sucesso é fundamental. 

Na década de 2000, a Honda, que já era uma marca respeitada e de muito prestígio em todo o mundo, continuou lançando outros modelos de carros no mercado. Vale destacar dois deles, que fizeram bastante sucesso no Brasil e no mundo nessa época: o Honda FIT e o Honda City. Graças às suas constantes inovações, os modernos veículos dessa marca japonesa se tornaram a preferência de milhares de clientes, com o passar dos anos.

Em 2003, a Honda comemorou um feito histórico com o seu “queridinho” Civic atingindo a marca de 15 milhões de unidades fabricadas desde o ano do seu lançamento. Além disso, a montadora ultrapassou os 50 milhões de veículos produzidos em todo o planeta. Essa é a prova de que, ter foco nas necessidades dos clientes, visão de mercado e eficientes estratégias, costumam dar muito certo para qualquer empreendedor.

Automóveis cada vez mais modernos no portfólio

Os anos 2010 em diante foram marcados por mais lançamentos de veículos da Honda, como o WR-V, que teve uma alta procura nas concessionárias. Além disso, outros modelos lançados nas décadas anteriores, também ganharam novas gerações, como os conhecidos HR-V e o CR-V. A aceitação do público foi tão grande que a Honda foi obrigada a continuar a produção desses dois modelos.

O fato é que a Honda sempre investiu pesado em tecnologia de ponta, por isso, lançou recentemente no mercado brasileiro o seu primeiro veículo híbrido. Além disso, a primeira motocicleta com airbag do mundo também foi criada pela Honda. Está explicado porque essa marca é tão bem conceituada e teve um “modesto” lucro de 344,5 bilhões de ienes (moeda japonesa) em 2016.

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®