Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inspire-se na história das Lojas Americanas

21/03/2021 às 13:14 Coaching

Inspire-se na história das Lojas Americanas

Produtos de beleza, utensílios para casa, brinquedos, aparelhos eletrônicos, alimentos, livros e até roupas. Tudo isso reunido em várias lojas com excelente infraestrutura, espaçosas, modernas e, sobretudo, bem localizadas. Pensou nas Lojas Americanas, certo? Acertou em cheio. Essa é uma das empresas mais conhecidas e tradicionais do ramo do varejo e a primeira opção para milhões de consumidores na hora de comprar.

Vamos te contar, através desse artigo, a história das Lojas Americanas. Saiba por que esse império acabou se tornando um verdadeiro ícone de compra na vida de milhões de pessoas em todo o Brasil. Se você procura uma dose extra de inspiração para empreender, essa leitura é perfeita para isso! Aproveite-a ao máximo.

Lojas Americanas: ideia estrangeira que deu certo em terras brasileiras

Apesar do nome que lembra os EUA, as Lojas Americanas é mais brasileira do que se pensa por aí. Fundada em 1929 pelos empreendedores de sucesso e visionários John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, que eram americanos, a empresa foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início, o objetivo dos sócios era vender diversos tipos de produtos a um preço acessível e em um só lugar. Dito e feito!

A primeira loja da empresa usou uma estratégia diferenciada: contratou diversas mulheres com o objetivo de atrair das donas de casa. E isso acabou dando muito certo. Em 1930, as Lojas Americanas já tinham quatro lojas em operação no Brasil e as vendas eram cada vez maiores. Já em 1940, a empresa abriu capital na Bolsa de Valores para angariar recursos financeiros e acabou se tornando uma sociedade anônima.

Com a oferta maior de produtos variados, a empresa foi inaugurando outras filiais em diferentes cidades brasileiras nas décadas seguintes. Nos anos 1980, as já consolidadas Lojas Americanas, sofreu algumas mudanças administrativas. Mas isso não ofuscou todo o brilho de uma empresa que era a preferência de milhares de consumidores. O restante da década foi marcado por altas vendas e pela abertura de mais filiais pelo Brasil.

Mais inovação e altos investimentos

Com uma oferta sempre maior de produtos, cada vez mais sofisticados e úteis para o nosso dia a dia, as Lojas Americanas é a prova viva de que a inovação sempre foi a palavra de ordem. Em 1998, a famosa e tradicional rede de lojas decidiu focar em um dos seus principais objetivos: oferecer descontos aos consumidores. Por isso, no final de 1999, foi criado site Americanas.com.

Para os clientes dessa rede, já era possível comprar produtos no conforto de casa e com toda a praticidade. Esse importante canal de compras online foi inaugurado em uma época que a internet ainda dava os primeiros passos no Brasil. Mas foi um modelo de negócios que acabou dando muito certo para as Lojas Americanas. O site da empresa fez praticamente triplicar as vendas, em pouco tempo. Ter metas de vida também é importante para o empreendedor.

No início dos anos 2000, a inovação deu as caras novamente nas Lojas Americanas, que desenvolveu um moderno e eficiente sistema de logística. Todos os clientes que faziam compras pelo site, recebiam seus produtos em 48 horas em todo o território nacional. Inicialmente, esse foi um grande desafio para a empresa, mas depois de alguns ajustes, todo o processo acabou se tornando extremamente eficiente.

As Lojas Americanas se tornaram um ícone para os brasileiros

Em 2003, a conhecida rede de lojas deu continuidade ao seu programa de expansão. Dessa forma, mais 13 lojas convencionais foram inauguradas em cidades das regiões sul e sudeste. Já em 2004, mais 35 novas unidades das Lojas Americanas foram inauguradas. A empresa, que já estava bastante consolidada no mercado, continuou inaugurando mais lojas nos anos seguintes, comprando outras empresas do setor e investindo em parcerias rentáveis.

O modelo Americanas Express (lojas compactas que ofereciam os produtos mais vendidos) acabou também se consolidando no mercado, se tornando um dos diferenciais da empresa. Os anos 2010 em diante foram marcados por mais inaugurações de novas unidades com formatos diferenciados e vendas cada vez maiores. Nessa época, as Lojas Americanas já estavam presentes em todos os estados brasileiros.

Em 2015, acontece a inauguração a milésima loja na cidade carioca de Paraty. Já em 2016, o aplicativo das Lojas Americanas é criado e se torna uma verdadeira febre entre os clientes, por causa dos descontos exclusivos e ofertas tentadoras de milhares de produtos. A inovação, principalmente a tecnológica, sempre foi uma estratégia eficiente para se vender mais e ganhar mais notoriedade. As Lojas Americanas é a prova disso!

Inovação constante: esse é o diferencial das Lojas Americanas

Nos anos seguintes, a empresa continuou inovando e oferecendo mais comodidade, preços acessíveis, facilidade para comprar sem burocracia, descontos especiais, pontualidade na entrega e, claro, um portfólio cada vez mais extenso de produtos de qualidade. A preferência de boa parte dos consumidores por essa empresa é notória. As lojas, na maioria das vezes, bem movimentadas, podem comprovar.

Talvez seja por isso que as “queridinhas” Lojas Americanas tiveram um lucro de 704 milhões de reais em 2019, contam com 27 mil colaboradores e 1.705 lojas em todo Brasil. Que tal se inspirar no sucesso dessa brilhante ideia gringa?

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®