Quem foi Nikola Tesla?

10/08/2021 às 19:49 Hipnose

Quem foi Nikola Tesla?

Um dos grandes pensadores da humanidade, nem sempre é relembrado nos currículos escolares. Nikola Tesla foi um grande inventor e estudioso de sua época. Você já o conhece? Então dá uma olhada!

Quem foi Nikola Tesla?

Nikola Tesla foi um inventor, engenheiro eletrotécnico e mecânico sérvio, nascido em 10 de julho de 1856 e que ficou mais conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada.

Tesla estudou engenharia e física na década de 1870 sem se formar, e ganhou experiência na década de 1880 trabalhando em telefonia e na Continental Edison, a nova indústria de energia elétrica até então. Migrou para os Estados Unidos em 1884, quando então se naturalizou cidadão americano. Tesla trabalhou por um curto período na Edison Machine Works, em Nova Iorque, antes de começar por conta própria. Contou com a ajuda de parceiros para financiar e comercializar suas ideias, montou laboratórios e empresas em Nova Iorque para desenvolver uma variedade de dispositivos eletrônicos e mecânicos.

Seu motor de indução de corrente alternada e patentes relacionadas ao sistema polifásico lhe renderam quantia significativa e se tornaram a pedra angular do sistema polifásico comercializado pela empresa de Edison.

A vida de Tesla

Tesla experimentou uma série de invenções entre as décadas de 1910 e 1920, obtendo vários graus de sucesso. Nessa época, o estudioso morava em uma série de hotéis de Nova Iorque, deixando para trás contas não pagas. O inventor deixou de trabalhar na empresa de Edison para patentear as suas descobertas, tendo tentativas frustradas com alguns investidores.

Tesla tinha um perfil reservado e era muito criativo, hipotetizando ideias que somente agora são compreendidas. No entanto, sua vida foi marcada por altos e baixos, principalmente na área financeira, o que levou alguns investidores a se afastarem do apoio de algumas de suas decisões. Seus altos e baixos também são ilustrados em sua saúde, afetada psicologicamente pelas repercussões ou ausência de valorização das suas ideias, o que diminui a resiliência do pesquisador para sustentá-las.

Invenções de Nikola Tesla

Tesla era um estudioso muito criativo e tentou desenvolver invenções que pudesse patentear e comercializar. Assim, conduziu uma série de experimentos com osciladores/geradores mecânicos, tubos de descarga elétrica e radiografia. Tesla também construiu um barco de controle remoto, um dos primeiros já registrados. O estudioso demonstrou suas realizações para celebridades e patronos ricos em seu laboratório, e destacou-se pelo seu talento em palestras públicas. Já em 1893, Tesla se pronunciou a respeito da possibilidade de comunicação sem fio entre diferentes dispositivos, ideias que tentou colocar em prática em projetos inacabados, como uma transmissora sem fio intercontinental de comunicações e energia, mas ficou sem dinheiro para concluir a pesquisa.

Corrente alternada e motor de indução

Um de seus inventos, o motor de indução que funciona com corrente alternada foi pensado em um formato de energia que se expandia rapidamente na Europa e nos Estados Unidos, devido às suas vantagens na transmissão de longa distância e de alta tensão. O motor utiliza corrente polifásica para gerar um campo magnético rotativo para girar o motor. O motor foi considerado um projeto simples e inovador.

Máquina dínamo-elétrica

Tesla trabalhou para ajudar a criar um sistema de corrente alternada para alimentar os bondes da cidade de Pittsburgh, Estados Unidos, o que considerou frustrante por causa de conflitos com outros engenheiros quanto à melhor forma de implementar a energia de corrente alternada.

Bobina de Tesla

Em 1889 Tesla criou um “transformador oscilante” que continha um espaço de ar ao invés de material isolante entre seus enrolamentos e núcleos, podendo ser movido para diferentes posições dentro ou fora da bobina. Tal invenção seria usada para produzir eletricidade de alta tensão, baixa corrente e alta frequência em corrente alternada, posteriormente utilizado em seu projeto de energia sem fio.

Experimentação de raios-X

A partir de 1894, Tesla passou a investigar o que chamou de energia radiante de tipos “invisíveis” depois de ter observado filmes danificados de experimentos anteriores. Tesla parece ter capturado, sem querer, uma imagem de raio-X algumas semanas antes do anúncio de Wilhelm Röntgen em 1895 da descoberta dos raios-X, quando tentou fotografar Mark Twain iluminado por um tubo Geissler. A única coisa capturada na imagem foi o parafuso de travamento na lente da câmera.

Rádio controle remoto

Outra contribuição de Tesla foi o desenvolvimento de um barco que usava um controle por rádio apresentado ao público durante uma exposição elétrica no Madison Square Garden. A multidão testemunhou a manifestação e fez alegações sobre o funcionamento do barco, dizendo se tratar de magia, telepatia ou que era pilotado por um macaco treinado escondido dentro dele. Tesla tentou vender sua ideia às Forças Armadas dos Estados Unidos, mas não recebeu interesse, sendo que o controle remoto por rádio permaneceu uma novidade até a Primeira Guerra Mundial, na qual vários países utilizaram-no em seus programas militares.

Torre Wardenclyffe

Tesla desenvolveu a Torre de Wardenclyffe em Long Island, em 1904. Seu objetivo era transmitir energia sem fio através do Atlântico, tendo conseguido atenção de alguns investidores. O projeto teria relevância significativa, mas teve que ser interrompido por falta de recursos de manutenção.

Energia e cérebro

Para Tesla, a aplicação da eletricidade no cérebro aumentava a inteligência. Assim, em 1912 elaborou um plano para “tornar alunos lentos em alunos brilhantes, saturando-os inconscientemente com eletricidade”, prendendo as paredes de uma sala de aula "saturando com ondas elétricas infinitesimais vibrando em alta frequência”. Com isso, Tesla afirmava que toda a sala seria envolta por um campo eletromagnético ou espécie de “banho” que estimularia e daria saúde.

Tesla viveu sem ver muitas das aplicações úteis de suas ideias, que hoje em dia beneficiam a qualidade de vida de milhares de pessoas com as tecnologias sem fio, transmissão a longas distâncias de energia e aparelhos de imagem cerebral.

E você, quer entender mais a mentalidade por trás de grandes personalidades? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK