Quem é Deepak Chopra?

30/09/2021 às 22:36 Hipnose

Quem é Deepak Chopra?

Um dos autores com mais best-sellers do mundo, Deepak Chopra definitivamente é uma personalidade a se conhecer. Quer conhecer a história por trás do autor? Então vem dar uma olhada!

Quem é Deepak Chopra?

Deepak Chopra é um médico indiano nascido em Nova Delhi, na Índia, nascido em 22 de outubro de 1947. Seu pai era um proeminente cardiologista, o que motivou o filho a buscar uma área totalmente diferente de estudo: o jornalismo. Após um tempo, no entanto, Chopra se interessou pela medicina e se inscreveu no Instituto Indiano de Ciências Médicas em sua cidade nativa.

Após concluir sua formação no Instituto Indiano de Ciências Médicas, mudou-se para Boston, Estados Unidos, com apenas 25 dólares em sua carteira e com uma promessa de residência em um hospital em Nova Jersey, onde começou sua carreira como médico. Logo após, no entanto, ficou desmotivado com a medicina ocidental e passou a dedicar-se à medicina alternativa.

Fundador da Chopra Foundation, uma organização sem fins lucrativos para pesquisa do bem estar e do humanitarismo, e da Chopra Global, uma companhia de saúde baseada na intersecção entre ciência e espiritualidade, além de ser reconhecido mundialmente como pioneiro da medicina integrativa e da transformação pessoal. Chopra é Professor Clínico da Medicina da Família e Saúde Pública da Universidade da Califórnia, em San Diego, e é um cientista sênior da Gallup Organization. Chopra é autor de mais de 90 livros, traduzidos para quarenta e três idiomas, incluindo diversos best-sellers do New York Times.

Visão alternativa e críticas

Chopra acredita que uma pessoa pode chegar à “sáude perfeita”, uma condição livre de doenças e dores e que “não envelhecem ou morrem”. A proposta do autor é olhar para o corpo humano como um “corpo quântico mecânico” composto não de matéria mas de energia e informação, o qual acredita ser fluido e maleável, pode acelerar ou diminuir, parar por um tempo e ainda reverter a si mesmo. De acordo com ele, suas práticas em medicina alternativa são capazes de reverter doenças crônicas. Por isso, Chopa é regularmente criticado por profissionais médicos e cientistas como “pseudo ciência”, por exemplo ao usar o termo “quântico” em seus trabalhos em referência às condições médicas do corpo humano. Autores declaram que os efeitos da medicina praticada por Chopra têm efeitos basicamente de “placebo” e podem dar uma impressão de falsa esperança para pessoas doentes, que podem se sentir desencorajadas por procurar tratamento médico adequado ao seu caso.

Ideias e percepções

Deepak Chopra discute regularmente a metafísica, incluindo estudos em consciência e filosofia Vedanta. É um idealista filosófico, argumentando sobre a primazia da consciência sobre a matéria e para a teleologia e inteligência na natureza, ou seja, uma ideia na qual a mente é a consciência dinamicamente ativa, uma característica fundamental do universo.

Nessa visão, a consciência é ambos o sujeito e o objeto, sendo a consciência que cria a realidade. Segundo ele, a evolução das espécies é a evolução da consciência buscando expressar a si mesma como múltiplos observadores. O universo experiencia a si mesmo através de nossos cérebros, é como se fôssemos os olhos do universo olhando a si mesmo, em oposição às ideias darwinianas.

Reducionismo e ciência

Chopra também se posiciona contra o pensamento reducionista na ciência e na medicina, argumentando que podemos traçar a estrutura física do corpo a um nível molecular e ainda assim não ter explicações para crenças, desejos, memória e criatividade. Segundo o autor, tudo no universo está interconectado e, assim, deve-se criar consciência.

Abordando a saúde

Chopra argumenta que tudo o que acontece com a mente e o corpo é representando em alguma parte do corpo, a partir de estados mentais (pensamentos, sentimentos, percepções e memórias) diretamente influenciando a fisiologia a partir de neurotransmissores como dopamina, ocitocina e serotonina. Segundo o autor, nossa mente, corpo e consciência (ou seja, o espírito), nossas interações sociais, relações interpessoais, ambientes e como se lida com ele e nossa biologia, todas estão envolvidas em um único processo intrínseco, influenciando-se mutuamente.

O autor e sua equipe praticam medicina integrativa, combinando modelos médicos convencionais com terapias alternativas tais como yoga, mindfulness, meditação e medicina Ayurveda, objetivando a qualidade de vida de seus pacientes.

A medicina Ayurveda

A partir da medicina Ayurveda praticada por Chopra, entende-se que as doenças são causadas por um desequilíbrio entre os humores do paciente e pode ser tratada com uma dieta balanceada, exercícios físicos e práticas meditativas para promover bem estar e saúde em geral.

Cura quântica

Chopra cunhou o termo “cura quântica” em seu livro de mesmo nome em 1989, onde relata que esta é a habilidade de um modo de consciência (a mente) corrigir espontaneamente erros de outro modo de consciência (o corpo). Para o autor, os pensamentos e sentimentos de uma pessoa desencadeiam todos os processos celulares, portanto, os processos por trás da saúde do indivíduo se dão pelo equilíbrio ou desbalanço entre ambos os processos. Sua motivação está em buscar curas alternativas até mesmo para doenças como o câncer, segundo o qual um novo nível de consciência poderia proibir a existência do câncer.

Alguns cientistas, no entanto, criticam o conceito de cura quântica de Chopra sendo, segundo eles, uma “má interpretação” da física moderna. As principais críticas envolvem o fato de que objetos macroscópicos são muito grandes para apresentar propriedades quânticas inerentes como a interferência e o colapso de uma onda funcional. A maior parte das formulações a respeito da cura quântica são teosóficas, omitindo os rigores matemáticos necessários para a avaliação de propriedades quânticas eletrodinâmicas possíveis. Assim, Chopra traz reflexões sobre novas possibilidades para a interação mente e corpo, e seus estudos permanecem sob frequente avaliação.

E você, ficou interessado em se capacitar para promover saúde e bem estar? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK