Quais são as competências mais importantes no meio corporativo?

13/01/2020 às 11:47 Coaching

Quais são as competências mais importantes no meio corporativo?

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e exigente. A busca por profissionais produtivos e ágeis é incessável em todas as empresas. Atualmente, o profissional precisa desenvolver um grupo de competências importantes para ter mais chances de ter uma carreira em empresas.

Neste artigo, vamos listar as principais competências do meio corporativo. O que será que as empresas querem de seus funcionários?

Hoje em dia, não basta apenas ser um funcionário técnico, que domine as atividades da sua função, é preciso desenvolver habilidades comportamentais para o desempenho do trabalho em grupo dentro de uma empresa.

Confira abaixo quais são as competências mais importantes no meio corporativo:

Inovação

A inovação é uma competência do século 21. Um bom funcionário sempre está buscando novas formas de desempenhar o seu trabalho, assim ele está sempre ligado nas tendências.

A conformação com o estilo e o uso de certas ferramentas de trabalho é algo que pode tornar o trabalho desnecessário com o tempo. As empresas adoram os profissionais que se reinventam e buscam por novos conhecimentos, novas tecnologias etc.

Ter um olhar inovador vai muito além do fazer atividades de uma maneira diferente, a inovação também está ligada a capacidade de ter um olhar amplo sobre o mercado.

Isso é importantíssimo para quem quer desenvolver uma carreira de sucesso, acelerando o crescimento profissional.

Se você é o gestor, precisa fazer a gestão de talento.

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a competência comportamental mais importante no meio corporativo. Ao desenvolver essa habilidade, o profissional consegue entender e lidar melhor com as próprias emoções.

Dessa forma, é possível prever suas ações e reações, implementando novos hábitos de acordo com a necessidade. Isso possibilita a geração de empatia nas relações de trabalho, ajuda a influenciar pessoas e a construir autoridade e respeito para com os colegas de trabalho.

Visão sistêmica

Semelhante à inovação, a visão sistêmica também é uma competência importantíssima no meio corporativo. Esse conceito visa amplificar a visão de mercado e de atuação dos profissionais.

Dessa maneira, em vez de atuar pensando apenas no seu trabalho e no seu setor, o profissional consegue olhar a empresa como um todo. Isso facilita a interação com outros setores e o crescimento profissional dentro da própria empresa.

A visão sistêmica, apesar de promover uma visão ampla, levando em conta fatores externos e internos, ajuda a potencializar os resultados individuais. E isto favorece tanto o profissional quanto a empresa na qual ele se encontra.

Conheça o nosso Curso de Coach.

Persuasão

Saber usar as armas da persuasão é uma competência importante no mercado de trabalho. Principalmente para quem trabalha com vendas, ter o poder de persuadir pessoas é fundamental para o bom rendimento no trabalho. Se você busca de capacitar na área de vendas e persuasão conheça o nosso curso de vendas.

Um profissional persuasivo consegue usar os argumentos certos na hora certa. Isso faz com que ele maximize o seu potencial de desempenho.

Dentro das suas funções, ele consegue achar o momento exato para conseguir fechar vendas, expor opiniões e contra-argumentar sempre que necessário.

Tomada de decisão assertiva e ágil

Com o tempo cada vez mais curto e a cobrança alta por produtividade, os profissionais precisam tomar diversas decisões durante o dia. E eles não têm muito tempo para pensar, eles precisam dar uma resposta certa com agilidade.

Essa é uma das principais competências no meio corporativo. Tomar decisões assertivas de maneira rápida, demonstra que o profissional está adaptado as suas funções e que ele pode trabalhar com autonomia.

Foi-se o tempo em que os gestores queriam apenas que respeitassem as suas ordens.

Nos novos modelos de negócio do mercado atual, os profissionais têm mais voz e têm autonomia para tomar certas decisões, sem precisar ficar consultando superiores ou colegas.

Automotivação

A automotivação é uma competência comportamental importante no meio corporativo. Essa habilidade faz com que os profissionais consigam encontrar formas de sempre renovarem a motivação no trabalho.

As empresas querem profissionais que estejam motivados e dispostos, por isso desenvolver a automotivação é essencial.

O nosso potencial aumenta quando temos a capacidade de motivarmos a nós mesmos.

Assim, podemos dar o real valor ao nosso trabalho e fazer com que possamos nos empenhar para desenvolver as habilidades que precisamos para crescer profissionalmente.

Todo profissional precisa entender que precisa dar o seu melhor, mesmo que esteja buscando voos maiores, como novas oportunidades em outras empresas.

Manter a motivação em alta é essencial para garantir o respeito dos colegas de trabalho e almejar cargos maiores no futuro.

Como o coaching pode ajudar no desenvolvimento de competências?

O coaching é uma metodologia eficiente de desenvolvimento humano. Dentre os vários tipos de coaching, os mais indicados para o desenvolvimento profissional são o Coaching de Vida, o Coaching Executivo, o Coaching Financeiro e o Coaching Liderança.

Nesses processos, o profissional com a ajuda do coach, consegue identificar os seus pontos fortes e os seus pontos a melhorar.

Assim, é possível traçar um plano de ação para desenvolver e aprimorar as habilidades necessárias para alcançar o sucesso profissional.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso blog! Conheça a nossa Formação em Coach.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

Todos os Direitos Reservados ®