Quais as suas crenças limitantes sobre dinheiro. Mude seu mindset financeiro!

12/07/2022 às 17:56 Coaching

Quais as suas crenças limitantes sobre dinheiro. Mude seu mindset financeiro!

Eliminar suas crenças limitantes sobre dinheiro e mudar seu mindset financeiro é o caminho para que você prospere e acelere sua chegada a tão sonhada liberdade financeira. 

Muito do sucesso ou do fracasso de uma pessoa está diretamente relacionada ao seu mindset, ou seja, a sua mentalidade em relação a determinado assunto. 

E no contexto monetário, diversas crenças limitantes podem estar enraizadas e, sem que você perceba conscientemente, prejudicando que você atinja suas metas e objetivos, e, portanto, o seu futuro. 

Quantas crenças limitantes sobre dinheiro você acredita que carrega? Aprender a identificá-las é o primeiro passo para mudar o seu mindset e, a partir disso, construir a vida com a qual você sonha. 

E nesse conteúdo do IBND — Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, nosso objetivo é ajudá-lo a abrir sua mente para esse importante assunto. Vamos lá!

Principais crenças limitantes sobre dinheiro 

Dinheiro é a raiz de todo mal

Essa é praticamente uma crença popular que isenta o ser humano da responsabilidade por seus atos e coloca a culpa no dinheiro, ou seja, em um pedaço de papel ou registro eletrônico. 

Entenda: o dinheiro não muda ninguém, ele apenas revela quem a pessoa realmente é através do seu uso com boa ou má intenção.

Com dinheiro podemos fazer coisas muito boas ou muito ruins. A escolha é inteiramente sua!

Se você não nasceu rico, provavelmente nunca será

De acordo com o “Censo de bilionários de 2019” realizado pela consultora de mercado Wealth-X, 55,8% dos bilionários do mundo construíram a sua própria fortuna. 

Outros 30,9% herdaram, mas ajudaram a aumentar a fortuna, enquanto 13,3% herdaram sua riqueza inteiramente.

Isso prova que nascer em “berço de ouro” não é determinante. Inclusive, não são raros os casos de herdeiros que perderam tudo. 

Ganhar dinheiro é muito difícil 

Sem dúvidas, você não ganhará dinheiro magicamente se passar o dia inteiro dormindo ou assistindo televisão. Contudo, alimentar a ideia de que ganhar dinheiro é algo extremamente árduo é uma mentalidade completamente limitante.

Por que pensar assim se você pode trabalhar com o que gosta e fazer disso o seu ganha pão?

A resposta pode estar na infância quando nossos pais falavam frases como “Dinheiro não dá em árvore” ou quando víamos os adultos brigando por causa das contas. 

Dinheiro não traz felicidade

Essa é uma das piores crenças limitantes sobre dinheiro, pois serve como desculpa para quem não tem!

Logicamente, essa crença é verdade em algumas partes, afinal, o dinheiro não compra amigos verdadeiros, uma boa família e tantas outras coisas que contribuem para uma vida feliz. Mas é uma ferramenta para criar a liberdade e realizar sonhos.

Com dinheiro você fica livre de dívidas, pode comprar o que tem interesse, pode planejar seu futuro com calma e realizar sonhos que só o dinheiro compra. Isso é importante para ser feliz. Concorda?

Só se vive uma vez

Aí está uma crença verdadeiramente perigosa! Gastar hoje como se o amanhã não existisse pode pôr o seu futuro em risco. 

E se você estiver daqui a 10, 20, 60 anos? Terá patrimônio suficiente para se manter ou você irá se arrepender de ter gastado sua renda com compras supérfluas?

Aproveite enquanto é jovem para construir um patrimônio que te proporcione tranquilidade financeira na sua aposentadoria.

Mudando sua mentalidade financeira

Obviamente, o primeiro passo para mudar uma programação mental é querer mudar. 

Não é querer um pouco, mas querer muito!

Para se automotivar uma boa dica é refletir sobre como as crenças que você carrega consigo hoje afetaram o seu passado, presente e poderão afetar o seu futuro. 

Seja quais forem as suas crenças limitantes sobre dinheiro, é sempre possível derrubá-las e criar um novo mindset de sucesso

A seguir, veja algumas práticas para abandonar os velhos hábitos e crenças financeiras e construir novos padrões de comportamento que o levarão a uma vida mais equilibrada e feliz. 

  1. Invista na sua educação financeira

Uma vez que você esteja motivado a verdadeiramente mudar, é importante criar uma consciência financeira e eliminar crenças limitantes que te impedem de lidar bem com o dinheiro.

Mais do que conhecer seus números, é preciso quebrar tabus sobre esse aspecto da sua vida. Afinal, enquanto o dinheiro for estranho para você, algo que você trabalha o mês inteiro para conseguir, você continuará sofrendo por ele. 

Por isso, converse abertamente sobre dinheiro com a sua família e entenda que ele é apenas uma ferramenta que o ajudará a conquistar seus objetivos. 

Com essa crença fortalecida, invista na sua educação financeira. Para quem almeja a independência financeira, pesquisar, ler e ir atrás de informações sobre finanças e economia é indispensável!

  1. Identifique suas crenças limitantes

A partir das crenças limitantes sobre dinheiro que te apresentamos mais acima, com quais você se identificou? Quais outras você acrescentaria a lista e acredita que possui? 

Identificar as suas crenças limitantes é o primeiro passo para reprogramá-las. Com honestidade, liste tudo de negativo que você costuma pensar ou falar sobre dinheiro, riqueza e pessoas ricas. 

  1. Substitua-as por crenças fortalecedoras

Agora que você identificou as Crenças Limitantes, comece a se policiar.

Ou seja, se pensar ou repetir alguma crença limitante, substitua imediatamente por uma crença fortalecedora.

Por exemplo, se você pensar “vou gastar esse dinheiro, pois a vida também foi feita para se divertir”, substitua por “o dinheiro que eu economizo hoje, me garantirá momentos muito melhores no futuro”. 

Gradualmente, você verá que esse pensamento será muito natural para você. 

Não permita mais que crenças que impedem de crescer na vida pessoal e profissional continuem a atrapalhar. O sucesso vem a partir de nossas iniciativas e objetivos bem traçados, e neste sentido, cultivar crenças fortalecedoras é vital para que você chegue onde tanto deseja. 

Conheça nossa formação em coaching do IBND, onde você irá aprender a utilizar técnicas para transformar crenças limitantes sobre dinheiro em crenças fortalecedoras para a sua vida financeira decolar!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK