Autocoaching: o segredo por trás do sucesso pessoal

03/01/2022 às 20:20 Coaching

Autocoaching: o segredo por trás do sucesso pessoal

Para cumprirmos com nossas metas e alcançarmos nossos objetivo, precisamos ser os protagonistas da história da nossa vida e, a partir disso, buscar formas de alcançar o autodesenvolvimento. E para isso o autocoaching é extremamente útil e eficiente. 

Não sabe do que isso se trata? Continue lende este artigo para conhecer essa poderosa ferramenta que lhe ajudará a assumir o controle da sua vida para que você alcance suas metas e objetivos pessoais e profissionais.

O que é autocoaching e por que ele é importante?

Entender o conceito de autocoaching é muito simples. Resumidamente, trata-se de uma metodologia para lhe ajudar a organizar seus objetivos de modo que eles se tornem mais compreensíveis e menos utópicos. 

Ou seja, é organizar suas metas e objetivos com os pés no chão, com foco em otimizar resultados. 

Através desta técnica é possível determinar onde você quer chegar e entender em que parte do processo você se encontra.

Atualmente, muitos gestores vêm buscando no processo de autocoaching, o aprimoramento pessoal tão exigido pelo mercado. Através desta ferramenta, gestores utilizam técnicas e conhecimentos para identificar suas habilidades, definir metas e objetivos, explorar suas potencialidades, estabelecer estratégias e monitorar resultados.

Como realizar na prática?

Agora que você entendeu o que é autocoaching e qual a sua importância, chegou o momento mais importante deste conteúdo: entender como realizar esta metologia na prática!

Para isso definimos 4 pontos de ação que serão explicados detalhadamente logo abaixo:

  1. Defina os objetivos e estabeleça metas SMART

Esta primeira etapa não pode ser feita de forma relaxada e utópica. Ou seja, você definir seus objetivos de forma vaga como “ser feliz”, “enriquecer”, “ter o trabalho dos sonhos”, “ganhar na loteria”, etc. 

Você deve se voltar a realidade! Se você quer ser feliz, como é essa felicidade para você? Qual é o trabalho do seus sonhos? Coloque os pés no chão e verdadeiramente reflita sobre isso.

Após definir o seu objetivo, a próxima etapa será organizar a sua jornada para chegar até ele. Para isso é preciso estabelecer metas SMART

  • Específicos (Specific);

  • Mensuráveis (Mensurable);

  • Atingíveis (Achievable);

  • Realistas (Realistic);

  • Temporizáveis (Time-bound).

Em outras palavras, as suas metas precisam ser razoáveis, tangíveis e realistas. Mas cuidado para não cair na zona de conforto!

  1. Crie o seu plano de ações

Conforme for estabelecendo seus objetivos, coloque-os num papel para criar o seu planejamento, pois chegou a hora de avaliar e questionar como você pode melhorar seus comportamentos para que suas metas sejam realizadas. 

Lembre-se: não basta planejar tudo no papel apenas, pois o autocoaching só funciona a partir do momento que olhamos para o nosso dia a dia e conseguimos transformá-lo de acordo com nossas metas. 

Após analisar e ponderar sobre seus comportamentos em comparação as suas metas, vamos ao seguinte passo:

  1. Invista na sua capacitação pessoal

Ninguém nasce sabendo tudo e você deve saber identificar pontos de melhoria que devem ser trabalhados em você.

Que habilidades suas precisam de uma atualização ou melhoria? 

Investir em si mesmo é sempre um ótimo negócio. Por isso, com seu plano de ações de autocoaching em curso, tire um tempo para fazer um brainstorm sobre as oportunidades que você enxerga para si. 

Coloque tudo no papel e depois volte ao princípio SMART e apare o que não se encaixar com o que você está buscando no momento.

  1. Monitore

Seguindo os passos acima, sem dúvidas você terá um bom plano de ações. Porém, o trabalho não termina aí. 

Tão importante quanto elaborar o plano é executá-lo e monitorá-lo para garantir que imprevistos sejam evitados. Portanto, insira um tempo na sua agenda para meditar um pouco sobre sua jornada até o momento. 

As vantagens do autocoaching

A jornada do autocoaching é bastante motivadora, pois ajuda a revelar muitas respostas para nossas vidas, descobrir novos talentos e habilidade e despertar um poder interno antes adormecido. 

Mas, além disso, também existem outras vantagens desse processo. São elas:

  • Explorar e fortalecer sua autoconfiança;

  • Compreender suas crenças limitantes;

  • Tomar decisões de forma mais assertiva;

  • Desenvolver novas habilidades;

  • Definir metas e objetivos com clareza;

  • Maximizar seu foco;

  • Melhorar sua gestão de tempo;

  • Organizar suas ideias e pensamentos;

  • Lidar com os desafios do seu dia a dia;

  • Extrair todo o seu potencial pessoal e profissional!

Gostou do conteúdo deste artigo e quer aprender muito mais sobre o universo de coaching? 

Além dos inúmeros artigos que você encontra no nosso blog sobre o tema, queremos convidá-lo a conhecer o nosso curso de coach que já ajudou centenas de pessoas a crescerem profissionalmente e melhorarem sua vida pessoal. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK