Principais tipos de habilidades cognitivas

27/01/2022 às 10:27 PNL

Principais tipos de habilidades cognitivas

Desde que nascemos, começamos a desenvolver a nossa aprendizagem para que as nossas competências estejam cada vez mais aperfeiçoadas na idade adulta. E diante desse contexto, surge um termo massivamente discutido pelos psicólogos: as habilidades cognitivas. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar os principais tipos de habilidades cognitivas e porque elas são essenciais em todos os âmbitos da nossa vida. Tire o máximo de proveito da leitura! 

O que são habilidades cognitivas? 

Antes de você conhecer os principais tipos de habilidades cognitivas, é preciso saber o que são elas. Trata-se da plena capacidade que uma pessoa tem de processar os mais variados tipos de informações (ou dados) para que sejam desenvolvidos determinados estímulos como a compreensão, integração (social ou profissional) e percepção de mundo. 

A escola exerce um papel importantíssimo no desenvolvimento das nossas habilidades cognitivas, já que é possível identificar problemas ou dificuldades que a criança pode ter na hora de desenvolver as suas competências. Quando isso é detectado precocemente, fica muito mais fácil aprimorar as habilidades da criança implementando alternativas viáveis que possam contribuir para o aprendizado efetivo dela. 

Quando aprendemos tais habilidades? 

Essa é uma dúvida bastante comum de milhares de pessoas, já que ninguém nasce sabendo, certo? Pois bem, o processo de desenvolvimento das habilidades cognitivas se inicia desde os primeiros anos da escola. É exatamente nessa fase que a criança se depara com os primeiros experimentos da sua vida e, claro, começa a desenvolver as suas habilidades motoras e de raciocínio. 

Os primeiros anos de vida do ser humano são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. É claro que elas também devem ser aprimoradas na fase adulta, já que estamos em constante desenvolvimento. Conheça agora quais são os principais tipos de habilidades cognitivas: 

Foco

O foco é uma das habilidades cognitivas mais essenciais para adultos e crianças. Quando essa capacidade está bem desenvolvida, conseguimos ser bem mais produtivos, mesmo diante dos inúmeros estímulos externos que possam eventualmente atrapalhar a nossa concentração. 

Mas para conseguir ter mais foco no trabalho ou nos estudos, a receita é uma só: treinar essa incrível habilidade. Não se deixar levar pelas distrações do cotidiano, principalmente as digitais, na hora da realização das tarefas do dia a dia, é uma característica peculiar das pessoas mais produtivas. Descubra o que é resiliência significado.

Memória

A memória é um dos tipos de habilidades cognitivas mais importantes em nossa vida. Ela é fundamental para termos mais controle das nossas emoções e uma peça-chave de todo o processo de aprendizagem. Por isso, toda criança precisa desenvolver a plena habilidade de memorização. 

A nossa memória é que orienta todos os nossos pensamentos do dia a dia. Além disso, ela também é a grande responsável pela criação da identidade do ser humano, por isso, deve ser constantemente exercitada desde os primeiros anos de vida. Existem alternativas eficazes que podem deixar a nossa capacidade de memorização cada vez mais aguçada. 

Atenção

A atenção também é um dos tipos de habilidades cognitivas que precisa ser constantemente desenvolvida. Ela é essencial para que o ser humano processe corretamente as informações, já que auxilia o nosso cérebro a fazer a seleção dos dados que serão usados ou descartados. 

E no mundo globalizado e digital que estamos inseridos, a nossa atenção precisa estar cada vez mais em evidência, já que somos bombardeados por milhões de informações todos os dias. E isso se traduz em uma considerável perda de foco, já que as chances de dispersão podem ser bem maiores hoje em dia. 

Percepção auditiva

Você sabia que a percepção auditiva é a única habilidade, de todas que foram citadas aqui, que o ser humano possui antes mesmo de nascer? É verdade! O nosso cérebro já começa a desenvolver essa capacidade quando ainda estamos em formação no útero. Esse é um dos tipos de habilidades cognitivas mais complexas. 

Por exemplo, um recém-nascido saudável pode ser capaz de reconhecer as vozes do pai, da mãe e até dos irmãos, por causa dos inúmeros estímulos recebidos ainda na gestação. Por isso, os pequenos precisam ter a capacidade auditiva bem exercitada pelos seus genitores, seja com brincadeiras ou tarefas. Dessa forma, eles terão um maior domínio da fala e da compreensão.  Saiba o que é complexo de inferioridade.

Criatividade

Não restam dúvidas de que a criatividade é fundamental em nossa vida. Mas despertar essa habilidade nos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil. E é justamente a fase escolar o momento propício para que as crianças recebam os primeiros estímulos que aguce a criatividade. 

Através de determinadas atividades de cunho artístico, é possível auxiliar as crianças a se tornarem bem mais criativas, desde cedo. E toda essa criatividade também pode se estender pela vida adulta. Essa qualidade é primordial em qualquer carreira. 

Senso de responsabilidade

Saber conviver com as outras pessoas, exercitar a empatia e ter atitudes responsáveis, são habilidades que devem começar a ser exercitadas ainda na infância. Esse senso de responsabilidade auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, que é uma habilidade importantíssima durante toda a nossa vida. 

A interação coletiva infantil, através de atividades como jogos ou brincadeiras, pode ser uma alternativa eficaz  para desenvolver essa característica peculiar, que também é considerada um dos tipos de habilidades cognitivas que precisa estar sempre em evidência. Afinal, vivemos em sociedade e não estamos isolados em uma ilha deserta! 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK