Por que usar PNL no ambiente corporativo?

14/04/2020 às 17:27 PNL

Por que usar PNL no ambiente corporativo?

Saiba por que a PNL é fundamental no dia a dia dentro de qualquer empresa

Se você é empresário e está procurando uma forma de aumentar a produtividade dos seus colaboradores durante o expediente no trabalho, temos uma solução: um curso de PNL. Isso pode ajudar bastante no dia a dia em qualquer empresa.

Mas se você nunca ouviu falar e ficou curioso para saber mais sobre ela, está lendo o artigo certo. Vamos mostrar por que o uso da PNL no ambiente corporativo está cada vez mais comum.

Os resultados são surpreendentes. Fique conosco até o final e boa leitura!

O que é e por que usar a PNL?

A programação neurolinguística, conhecida como PNL, é um conjunto de técnicas que visam aperfeiçoar nossos comportamentos que estejam impedindo o desenvolvimento profissional e pessoal.

No mundo corporativo, um curso de PNL vai aprimorar aspectos como liderança, criatividade, empatia, eficiência, dentre outros.

Essa poderosa técnica estuda a maneira que as pessoas processam as informações e como fazem a representação da realidade em suas mentes.

Com a PNL, podemos modificar diversos comportamentos que fazemos em função de alcançar os resultados almejados. E isso pode fazer uma diferença positiva para o gestor de uma equipe.

Diversas empresas já usam a PNL para aprimorar as habilidades pessoais dos seus colaboradores.

O principal objetivo é desenvolver atitudes de liderança, como uma gerência eficaz, e promover a melhoria das relações entre os funcionários.

Como funciona a PNL em uma empresa?

As técnicas de PNL dentro de um ambiente organizacional seguem uma lógica: as pessoas se comportam de uma certa forma porque desconhecem outra maneira de agir.

Por isso, acreditam que essa forma de comportamento adotada é a que fará com que elas alcancem seus objetivos profissionais. 

O ponto chave é que elas desconsideram as demais opções, pelo simples fato de não conhece-las a fundo. É exatamente nessa hora que um practitioner em PNL entra em cena, oferecendo outras alternativas viáveis de comportamento.

A primeira coisa a se fazer é a definição clara e precisa dos objetivos e identificar os recursos disponíveis ao colaborador oferecendo treinamentos corporativos.

Uma ferramenta bastante usada pela PNL, é a ancoragem, que permite que o funcionário crie uma associação com um marcante momento vivido por ele.

Com esse recurso, é possível fazer com que o funcionário sinta uma prazerosa e agradável sensação, como se estivesse vivenciando o auge da sua carreira profissional, sentindo os bons momentos vividos.

A consequência são resultados mais positivos no dia a dia.

Geração de novos comportamentos

Um outro recurso bacana e muito utilizado pela PNL nas empresas é o gerador de novos comportamentos.

O colaborador é induzido a imaginar que esteja fazendo alguma tarefa no trabalho ou conquistando algo na sua carreira e acaba associando esse pensamento a uma prazerosa sensação física.

Mas tal sensação pode ser um sinal externo ou interno, que pode deixa-lo mais preparado mentalmente para o sucesso profissional.

O fato é que o colaborador vai se sentir em um estado de espírito jamais sentido antes, o que pode fazer com ele enfrente os desafios do dia a dia com mais empenho e autoconfiança.

A mudança positiva de comportamento dos colaboradores que foram submetidos à um formação de PNL, vão trazer bons resultados para toda a empresa. Todo o clima organizacional pode ficar bem mais leve, agradável e descontraído.

Casos bem sucedidos com o uso da PNL em organizações

A famosa empresa alemã, BMW, usou a PNL em todos os seus funcionários em sua fábrica na Inglaterra.

Primeiramente, mapeou-se todos os padrões de comunicação dos vendedores, dos experientes aos novatos.

Com todas as informações em mãos, separou-se todos os comportamentos de alguns colaboradores que fizeram vendas bem sucedidas e ensinaram ao restante da equipe de vendas.

O resultado? Um aumento considerável nas vendas, em poucos meses.

O Diners Club também foi uma organização que usou a PNL em cada um dos seus parceiros representantes, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos clientes e melhorar a comunicação interna entre os colaboradores, que estava deficitária.

A empresa conseguiu um considerável aumento nas vendas externas e manter a equipe motivada, usando técnicas de PNL em funcionários que lidavam diretamente com os clientes e em líderes de equipe.

Qual a importância das estratégias utilizadas pela PNL?

Além do sucesso dentro do ambiente corporativo, como o alcance das metas, resultados expressivos e cada vez mais satisfatórios, é fundamental que as técnicas estejam sendo realizadas de forma adequada.

O bom trabalho de toda a equipe deve ser a força motriz de tudo.

Dessa forma, nada mais eficaz do que inserir técnicas que auxiliam no desenvolvimento e promovam um melhor relacionamento pessoal entre os colaboradores no dia a dia, dentro de uma empresa.

O principal objetivo é aprimorar o desempenho de todos eles e obter um feedback construtivo.

E é por isso que a PNL está sendo cada vez mais usada dentro das organizações, independente do porte ou segmento de mercado.

Estima-se que muitas das empresas em todo o mundo já usaram ou usam a PNL em seus colaboradores.

Além da PNL existem outras técnicas e ferramentas, como a do  coaching executivo, que podem estar somando ainda mais com o desenvolvimento da empresa e colaboladores

Pensou em PNL? Conte com o IBND

Se você tem uma empresa e procura forma de aumentar suas vendas ou melhorar o relacionamento dos seus colaboradores, pode contar com o IBND.

Nossa instituição oferece formação de PNL e curso de vendas, dentre outros, que são referência no mercado brasileiro.

Por isso, te convidamos para conhecer o IBND, que é ministrado por profissionais altamente capacitados e experientes.

Venha para o IBND e faça a diferença no dia a dia dos seus colaboradores. Quem ganha é você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®