Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que e como definir metas para a sua vida?

02/04/2020 às 07:34 Dicas

Por que e como definir metas para a sua vida?

A correria do dia a dia acaba afetando diretamente nossa rotina. Com o tempo, passamos a viver no “automático”, seguindo uma mesma rota cotidiana, sem planos, ambições, somente trabalhando e estudando. Para que a vida faça sentido é sempre preciso estar buscando algo, por isso é essencial definir metas.

Neste artigo, vamos mostrar como definir metas é importante para guiar o seu sucesso e melhorar a sua qualidade de vida. Sejam metas pessoais ou profissionais, todas elas são importantes para o seu desenvolvimento e nos ajudam a termos mais motivação, dando sentido as atividades diárias.

Muitas pessoas sabem o que querem, mas por não pararem por alguns minutos e colocarem seus planos no papel, elas acabam se perdendo na vida e se acomodando em suas zonas de conforto.

As metas são a mola impulsora que podem guiar o seu caminho, fazendo assim com que você use o seu dia, para chegar mais próximo da realização dos seus sonhos.

O que são metas e por que elas são tão importantes para a nossa vida?

Quando estamos buscando alguma coisa, estamos determinando um objetivo. E para alcançar esse objetivo, é preciso estimular metas. A cada meta batida, você está mais perto do seu objetivo.

As metas são importantes porque elas nos permitem acompanhar os nossos resultados. Dessa forma, é possível ter mais motivação para alcançar o objetivo e dar sequência e para fazer os ajustes necessários no trajeto em prol da conquista.

Veja abaixo alguns exemplos de metas pessoas e profissionais para entender o que estamos falando:

Metas Pessoais

  • Emagrecer 10kg
  • Fazer uma viagem para São Paulo
  • Comprar uma casa
  • Juntar R$ 5 mil em investimentos

Metas Profissionais

  • Fazer três cursos de capacitação
  • Fazer uma faculdade ou pós-graduação
  • Ser promovido
  • Conseguir o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado
  • Montar um negócio próprio

Como deu para perceber, as metas são as pequenas conquistas que possibilitam você chegar ao seu objetivo. Você pode ter como objetivo, por exemplo, ter estabilidade financeira, assim você pode estipular metas como: fazer uma faculdade, conseguir um emprego, fazer uma pós-graduação e juntar R$ 5 mil em investimentos.

Se você parar para pensar, vai perceber que cada meta se alinha e completa a outra. Dessa maneira, cumprindo cada uma delas, você consegue chegar ao seu objetivo final.

No Curso de PNL nós aprendemos a formular metas e objetivos com eficiencia.

Como definir metas?

Existem diversas maneiras de definir metas. Para definir uma meta, poder acompanhar e medir seus resultados, é preciso ter noção de alguns detalhes importantes.

Uma meta para ser eficiente precisa ser: relevante, específica, mensurável e alcançável. Veja mais sobre cada ponto abaixo:

Relevante

Uma meta precisa ser relevante, ou seja, ser importante para o desenvolvimento pessoal ou profissional. Vamos dar dois exemplos abaixo:

Digamos que você estipule uma meta de emagrecimento, queira emagrecer 10 kg, essa meta pode ser relevante para melhorar a sua saúde e qualidade de vida, também pode ser importante para aumentar a sua autoestima e autoconfiança. Viu como ela é uma meta relevante?

Da mesma forma, digamos que você queira ser um jornalista, você precisa fazer uma faculdade para isto. A faculdade é importante para lhe dar toda a noção sobre técnicas e ferramentas jornalísticas para embasar o seu trabalho.

Específica

A meta também precisa ser específica. Para explicar, vamos pegar um dos exemplos acima. Você quer perder 10 kg, certo? Você também já sabe os motivos pelos quais você precisa emagrecer. OK. Para começar a correr atrás desta meta, é preciso definir alguns pontos.

Você deve ser bem específico. Em quanto tempo você espera perder 10 kg? O que você vai fazer para perder todo esse peso? Assim, você pode especificar o caminho para alcançar essa meta.

Digamos que você estipule que deseja perder 10 kg em três meses, e que para isso você irá correr duas vezes na semana e seguirá uma dieta mais saudável. Dessa forma, você pode ir acompanhando a meta, e ir colocando minimetas, como por exemplo, devo perder 2,5 kg a cada três semanas.

Mensurável

Para saber se você alcançou a sua meta é preciso que ela seja mensurável. Pegando o exemplo acima, como você vai saber se está conseguindo perder peso para alcançar a meta no prazo planejado?

Digamos que você tenha estipulado a minimeta que demos acima: para perder 10 kg em três meses, você deve pegar 2,5 kg a cada três semanas. Como você vai mensurar essa meta? Basta que você se pese dentro desse período de tempo, assim você pode saber se você está dentro do prazo ou não.

E caso não esteja, será preciso ajustar o caminho. Digamos que você tenha emagrecido apenas 1,5 kg nas primeiras três semanas, então você deve reajustar o caminho, você pode, por exemplo, estipular mais horários para corrida e uma alimentação um pouco mais rígida.

Você também pode esticar o prazo final, direcionando por exemplo, perder 10 kg em cinco meses.

Alcançável

Esse é outro fator importantíssimo para alcançar uma meta. Ela deve ser alcançável. Você não pode, por exemplo, querer fazer uma pós-graduação, sem ter feito faculdade, correto? Você não pode querer um emprego como profissional, se você ainda nem estagiou. A meta precisa ser alcançável.

Agora, pegando o exemplo da meta de emagrecimento, você deve estipular um prazo, que esteja de acordo com a sua realidade. Não adianta querer emagrecer 10 kg em um mês, se você é um sedentário. É preciso ter em mente, qual é o tempo hábil e se você já tem o que precisa para realizar uma meta.

Dessa forma, ela se torna alcançável e você consegue cumprir a meta com menos dificuldade, ganhando motivação conforme for acompanhando os próprios resultados, evitando que você desista no meio do caminho.

O processo de coaching é essencial para a definição de metas assertivas. Através de técnicas e ferramentas, o coach ajuda o coachee a montar um plano de ação realista, onde é possível estipular metas que reúnam todos os fatores listados acima.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®