O que é e como funciona o Modelo de Excelência de Gestão?

01/04/2020 às 20:31 Coaching Dicas

O que é e como funciona o Modelo de Excelência de Gestão?

As empresas estão sempre buscando crescer no mercado, melhorando seus processos internos e a sua produtividade. Atingir o nível de excelência desejado parece impossível, mas não é. Existem modelos de gestão, como o que mostraremos nesse texto, que podem ajudar a acelerar o crescimento.

Se você trabalha na área de gestão ou é empreendedor, com toda certeza, você se interessará pelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG). Qualquer empresa precisa de modelo de gestão que seja eficiente e que ajude a marca a se igualar e superar os seus concorrentes, e é isto que o MEG propõe.

O que é Modelo de Excelência de Gestão?

O Modelo de Excelência de Gestão ou MEG, como chamaremos no restante no texto, é um modelo de estão que pode ser aplicado em qualquer empresa, independente de segmento e porte.

O MEG é uma modelo de gestão referência no mercado, porque consegue simplificar o desenvolvimento das empresas. Esse modelo trabalha com um padrão de melhoria contínua, implementando estratégias para o aprendizado.

Esse modelo ajuda as empresas a repensarem suas práticas atuais, identificando processos que podem ser melhorados e ações que devem ser deixadas de lado. E para isso, o MEG se baseia em 8 fundamentos para uma gestão de excelência, como mostraremos a seguir:

Pensamento sistêmico

O pensamento trata das relações de interdependências de uma empresa, entre profissionais, fornecedores e gestores. A ideia é formatar um modelo de ação que ajudem a melhorar o ambiente de trabalho para o crescimento da organização. Assim, a busca é por alinhar as expectativas e desenvolver um trabalho integrado.

Aprendizado organizacional e inovação

Através da percepção e avaliação dos processos, a ideia é que a empresa promova um ambiente favorável para o aprendizado, a criatividade e o compartilhamento de experiências entre os envolvidos.

Liderança transformadora

A liderança transformadora busca formar líderes que sigam valores éticas, sejam boas influências, consigam promover a integração entre os colaboradores e inspirem as pessoas.

Dessa maneira, a empresa consegue implementar uma cultura organizacional produtiva, que integre todos os setores e tenha lideranças comprometidas com o crescimento. Além de claro, potencializar o desenvolvimento de colaboradores com aptidão para se tornarem líderes a médio e longo prazo.

O Líder que tem em mãos ferramentas que aprendemos no Curso de Coach conseguem direcionar melhor suas ações.

Adaptabilidade

O conceito de adaptabilidade chama atenção para a necessidade de promover mudanças, promovendo a escalabilidade e a flexibilidade. O mercado muda rapidamente e as empresas precisam seguir o curso das novas tendências, isso requer uma adaptação rápida de todos os envolvidos.

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é uma necessidade do mundo atual. As empresas precisam assumir as suas responsabilidades econômicas, ambientais e sociais, tendo o compromisso de preservar o meio ambiente e a convivência em sociedade.

As empresas precisam contribuir para a melhora nas condições de trabalho e de vida na sociedade. E isso só possível buscando o desenvolvimento sustentável, sem agredir o meio ambiente e fortalecido pela ética e pela transparência.

Orientação por processos

A orientação por processos é um dos principais fundamentos do MEG. S empresas precisam otimizar seus processos para acelerar o seu crescimento. É preciso remontar uma estrutura organizacional de trabalho, visando a eficiência e a integração entre setores. E assim promover a produtividade e agregar valor a marca.

Geração de Valor

A geração de valor é a base do crescimento empresarial. Ter uma visão ampla ajuda no desenvolvimento sustentável de uma empresa, construindo resultados duradouros e padronizando processos mais eficientes. Tudo para atender as necessidades da sociedade e dos colaboradores da empresa.

Estes são os oito principais fundamentos do MEG, eles pautam toda a estratégia implementada por esse modelo de gestão. A ideia é que a implementação seja gradativa e duradoura. O crescimento é contínuo e acontece através de mudanças e aprimoramentos constantes.

Quais são os principais benefícios do MEG?

O MEG apresenta soluções sustentáveis para o crescimento de uma empresa. Com isso, ele traz diversos benefícios para um negócio. Independente do tamanho e do segmento da empresa, o MEG consegue potencializar o coletivo e as individualidades com o intuito de acelerar o desenvolvimento.

Confira quais são os principais benefícios do MEG:

  • Integração entre todos os setores
  • Otimização contínua de processos
  • Desenvolvimento sustentável sem perder competitividade
  • Referência de gestão
  • Gestão colaborativa
  • Definição de metas e objetivos assertivos
  • Análise e mensuração de resultados com clareza
  • Comprometimento e cooperação de todos os envolvidos
  • Criação de uma cultura organizacional ética e eficiente
  • Visão sistêmica da empresa e do segmento de mercado

No processo de Coaching Executivo, é possível realizar a implementação do Modelo de Excelência de Gestão. Os resultados começam a aparecer conforme as novas ações forem sendo realizadas.

Gestores e empreendedores necessitam de um modelo de gestão eficiente e podem encontrar isso no MEG. As mudanças necessárias na gestão para a excelência estão mais próximas do que você esperava. O MEG pode ajudar a alcançar um nível de excelência e tirar sua empresa da estagnação no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK