5 hábitos para ter mais produtividade no dia a dia

13/02/2020 às 09:41 Dicas

5 hábitos para ter mais produtividade no dia a dia

Uma das principais dificuldades na vida profissional é a falta de produtividade. Problemas como a preguiça, a procrastinação e crenças limitantes acabam prejudicando o nosso dia a dia, e isso faz com que nosso rendimento despenque.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para lhe dar dicas de como estimular a produtividade através de hábitos simples, mas eficientes.

Existem diversos fatores que podem impactar de maneira positiva ou negativa a sua produção diária. Aqui você vai aprender como usar hábitos a seu favor para turbinar a sua produtividade.

O que pode prejudicar a nossa produtividade?

Antes das dicas, vamos falar um pouco sobre os fatores e ações que podem prejudicar a produtividade. O trabalho por si só gera muito estresse, afinal lidamos com vários problemas diariamente e isso é normal na rotina.

Porém, um alto nível de estresse já é suficiente para afetar terrivelmente a nossa produtividade. Isso porque nossa mente pensa em milhares de coisas durante o dia, logo não consegue se concentrar em uma única tarefa.

A produtividade também pode ser afetada por crenças limitantes, quando uma pessoa se impõe um limite que está longe da sua real capacidade.

Assim, ela entra num nível de conformidade que impede o seu crescimento profissional, o que faz sua produção despencar.

A má gestão do tempo também é responsável pela falta de produtividade. Este fator traz com ele outro problema; a procrastinação.

Deixar as coisas sempre para depois não é uma maneira inteligente de administrar horários, já que chega uma hora que será preciso fazer tudo ao mesmo tempo.

Como deu para perceber, a produtividade é afetada por fatores simples. O bom de saber disso é que com hábitos simples também é possível afetá-la positivamente.

Confira abaixo a nossa lista de hábitos para aumentar a sua produtividade no dia a dia:

Enfrente a procrastinação

A procrastinação é um dos fatores que mais afeta negativamente a nossa produtividade. Aquela vontade de deixar para depois o que podemos fazer agora é irresistível e é contra ela que devemos lutar.

É essencial que você enfrente a procrastinação. Para isso, você deve começar a fazer de bate-pronto os trabalhos que recebe. Uma boa dica é incluir recompensas pelo seu trabalho.

Você pode, por exemplo, estipular um prêmio para a realização de cada tarefa dentro do prazo.

Busque colocar como recompensas coisas que você gosta de fazer, mas que não consegue frequentemente. Assim, você pode se motivar para fazer seus trabalhos e evitar a procrastinação.

Você aprende técnicas para se tornar mais produto em nosso Curso de PNL.

Organize o seu ambiente de trabalho

Quando estamos organizados, desenvolvemos melhor o nosso trabalho. Nada melhor do que ter tudo o que você precisa e saber onde está para realizar suas tarefas diárias.

Parece clichê, mas uma simples mudança no seu ambiente de trabalho fará uma grande diferença em sua produtividade diária.

Para isso, primeiro organize o ambiente, deixando sua estação de trabalho em ordem. Tire todos os papéis e objetos de que você não precisa, deixando somente o indispensável.

Depois organize o seu computador, limpe sua caixa de e-mails e suas pastas de documentos, deixando os arquivos que você mais utiliza ao seu alcance e eliminando todos os outros que estão apenas ocupando espaço.

Administre melhor o seu tempo

Outra excelente maneira de aumentar a sua produtividade é administrar melhor o seu tempo.

Definir os horários de trabalho é fundamental para um dia produtivo, principalmente para profissionais freelancers, que são responsáveis por fazerem seus próprios horários.

Defina o seu horário de trabalho diário e estipule também seus horários de descanso e lazer. Assim, com o passar do tempo, o seu corpo e a sua mente criarão o hábito de trabalhar em um horário X e descansarem em um horário Y.

Isso é muito importante para criar uma rotina produtiva.

Se afaste de todas as distrações possíveis

Existem muitas coisas que podem nos distrair e tirar o foco das nossas tarefas. Ouvir música, ver as notificações de redes sociais, estar atento a qualquer vibração do telefone, estar em um lugar onde muitas pessoas estão conversando, entre outros.

É importante criar um ambiente de trabalho que, além de organizado, seja tranquilo. Por isso, afaste todas as distrações possíveis.

Deixe somente os materiais indispensáveis para o desenvolvimento do seu trabalho.

Esse é um hábito que precisa ser criado para que você se acostume a ter mais foco durante o seu horário de trabalho.

Com menos distrações, você terá mais tranquilidade para se concentrar em suas tarefas e verá como isso fará diferença em sua produtividade diária.

Cuide da sua saúde

Muitas pessoas não cuidam da sua saúde e por isso afeta diretamente a sua produtividade, sem que elas nem percebam. Ter uma noite ruim de sono, por exemplo, pode influenciar na qualidade do seu trabalho.

Assim também como comer muitos alimentos gordurosos pode ajudar a aumentar a sua fadiga durante as suas atividades profissionais.

É fundamental para a produtividade que você busque ter boas noites de sono, se alimente bem, beba bastante água e separe momentos de descanso e lazer.

Isso fará toda a diferença no seu trabalho. Ao cuidar da saúde, você estará mais descansado e menos estressado durante o trabalho, e isso ajudará a aguentar o ritmo das atividades.

Também lhe trará a motivação necessária para continuar produzindo cada vez mais.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça a nossa Formação Practitioner em PNL.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®