Pessoas tóxicas: como identificar e lidar com elas no dia a dia

15/05/2021 às 17:35 Dicas

Pessoas tóxicas: como identificar e lidar com elas no dia a dia

Na vida, podemos nos deparar com o que chamamos hoje de pessoas tóxicas. Essas pessoas são altamente prejudiciais para o nosso desenvolvimento pessoal, se não soubermos lidar com elas. Pensando nisso, fizemos este artigo para lhe ensinar como identificar e tratar pessoas tóxicas.

Muitas vezes, estamos vivendo um sonho, trabalhando um lugar bacana, tendo amigos que realmente nos ajudam e daí encontramos pessoas que acabam nos colocando para baixo e isso pode fazer com que percamos autoestima e autoconfiança. Se não estivermos prontos para reagir, sucumbiremos as energias negativas.

Então, é preciso aprender a enfrentar as pessoas tóxicas no dia a dia. Nos próximos tópico, vamos dar dicas para identificar e lidar com pessoas tóxicas em sua rotina.

Como identificar pessoas tóxicas?

Muitas pessoas confundem pessoas tóxicas com aquelas pessoas que não se dão muito bem. E muitas vezes, estas pessoas não são tóxicas. É preciso entender que pessoas não se tornam tóxicas simplesmente porque não concordam com nossas opiniões.

A melhor maneira de identificar pessoas tóxicas não é pelo fato de concordar ou não com você, mas por comportamentos que elas geralmente reproduzem. Conheça alguns deles a seguir:

Sempre se coloca como vítima

Pessoas tóxicas costumam se colocar como vítimas em qualquer situação. Certas ou erradas, elas sempre querem ser o centro das atenções e se vitimizar é uma forma de se pôr em evidência.

São invejosas e orgulhosas

Pessoas tóxicas nunca estão satisfeitas com seus próprios feitos. Mesmo assim, elas são orgulhosas e sempre estão buscando diminuir as conquistas dos outros, colocando as suas acima dos demais.

Porém, na verdade, esse é um sinal claro de inveja, já que pessoas tóxicas nunca estão satisfeitas com o que conquistaram, sempre querem os outros conquistam. Sabe aquela velha frase “a grama do vizinho parece sempre mais verde”, é exatamente isso!

Conheça o nosso curso de PNL

Culpam os outros por seus erros

Geralmente, as pessoas tóxicas nunca admitem seus erros e estão sempre buscando culpados por suas falhas. Sejam outras pessoas, situações ou objetos, sempre houve algo determinante para o fracasso, nunca tendo nada a ver com as suas decisões erradas.

São muito egoístas

Os tóxicos geralmente são pessoas egoístas, só pensam em si mesmas. Elas são muito orgulhosas e nunca dão ouvidos aos que os outros falam, afinal seus objetivos sempre são os mais importantes e isso faz com que elas sempre foquem em si para alimentar o próprio ego.

Como lidar com pessoas tóxicas?

Agora que você conhece alguns dos comportamentos das pessoas tóxicas e consegue identificá-las, vamos dar algumas dicas abaixo de como lidar com elas no dia a dia, confira:

Mantenha tudo sempre às claras

Quando fingimos que tudo está bem, acabamos sucumbindo a sentimentos ruins causados por pessoas tóxicas. Por isso, a primeira dica é sempre conversar e expor o que lhe aflige.

Dessa forma, você mostrará a pessoa o que lhe incomoda e assim vocês poderão chegar a um ponto em comum. Fazer isto, mostra o quanto você é seguro de si e não se deixa influenciar pela opinião dos outros.

Reflita sobre o relacionamento

Muitas vezes esquecemos o quanto o autoconhecimento é importante em nossas vidas e acabamos absorvendo questões que não nos dizem respeito. Dessa forma, é possível identificar situações em que acabamos nos sacrificando em prol de pessoas que não fazem o mesmo por nós.

E assim, você pode tomar as rédeas das situações e se impor perante as pessoas tóxicas em qualquer tipo de relacionamento, seja ele amoroso, profissional, familiar ou de amizade.

Se afaste quando necessário!

Essa é uma dica fundamental porque nem sempre suportamos a pressão e é importante não chegar ao limite. Então, sempre que você notar que é necessário, não discuta, mas também não fique no local, busque se afastar.

Dessa maneira, a sua opinião fica bem clara para a outra pessoa. Entenda que você não tem que conviver com pessoas que te fazem mal, então sempre que possível se afaste. Dê atenção a você e aos seus projetos!

Tenha amor-próprio

Não confunda amor-próprio com egoísmo. Não é errado você se colocar em primeiro lugar, errado é você usar isto para querer ser mais do que os outros. Logo, você precisa entender que não pode abrir mão da sua felicidade para conviver com pessoas que lhe fazem mal.

Desenvolver o amor-próprio é fundamental para que você se afaste de pessoas tóxicas e possa viver uma vida mais leve e feliz. Cuidar de si próprio inclui tratar do físico e do mental. Cuidar da sua saúde mental é muito importante para o seu bem-estar.

Portanto, se você sente que uma pessoa te coloca para baixo, te faz mal, se afaste! Coloque o amor-próprio em prática!

Faça a nossa Formação Practitioner em PNL!

A Formação em PNL do IBND possui dupla certificação internacional. Não perca tempo e venha aprender tudo sobre programação neurolinguística conosco!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK