Os primeiros minutos do seu dia são importantes. Como você os ocupa?

03/06/2023 às 21:52 Dicas PNL

Os primeiros minutos do seu dia são importantes. Como você os ocupa?

Já refletiu sobre como você ocupa os primeiros minutos do seu dia? Apesar de parecer uma simples reflexão, repensar os seus hábitos após abrir os olhos todas as manhãs pode ser a chave para uma rotina, além de mais produtiva, mais feliz.

Se você é do tipo de pessoa que logo ao despertar já vai dar aquela olhadinha nas redes sociais, é importante saber que este é um hábito que faz mal e que pode esgotar sua energia antes mesmo que você levante da sua cama.

Mas, afinal, qual a importância de iniciar o dia com bons hábitos? Quais bons hábitos são estes?

Para responder a estas duas perguntas, convidamos os especialistas em PNL do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento. Prossiga com a sua leitura!

A importância de iniciar o dia com bons hábitos

O nosso cérebro é como o HD de um computador com capacidade para armazenar um número quase ilimitado de informações. Dessa forma, quando nos conectamos com a internet logo nos primeiros minutos do dia, sobrecarregamos nosso HD - inclusive com informações nem sempre positivas.

Mudar a forma como você inicia os primeiros minutos do seu dia não é fácil. Afinal, nosso corpo se habitua com extrema facilidade a maus hábitos, e, consequentemente, se desfazer deles não acontece da noite para o dia.

Então como fazer uma mudança de hábitos eficiente? O primeiro passo consiste em identificar e aceitar que você tem um mau hábito. 

Como não ocupar os primeiros minutos do seu dia

Antes de falarmos sobre como ocupar os primeiros minutos do seu dia, vamos entender quais hábitos precisam ser evitados pela manhã. Será que você pratica algum deles? Atenção!

  • Não se submeta a “só mais 5 minutinhos “ na cama;

  • Não pegue o celular e vá logo entrando nas redes sociais;

  • Dê tempo para seu cérebro despertar antes de começar a fazer as tarefas de casa, como, por exemplo, lavar a louça;

  • Evite refeições pesadas;

  • Não ligue a televisão pela manhã, pois este é um canal cheio de eventos recentes de negatividade.

Ocupe seus primeiros minutos do dia de forma inteligente e saudável!

A forma como começamos o nosso dia se reflete em nossa motivação e capacidade para concretizar planos. A seguir, confira algumas dicas de práticas simples que te ajudarão a transformar sua rotina diária.

Escreva

Se durante a noite você teve alguma ideia ou sonhou com algo, é interessante anotá-los. O mesmo vale para aquele objetivo que você tanto almeja alcançar!

Pela manhã, quando o nosso cérebro está relaxado, ele fica naturalmente aberto a novas ideias que provavelmente não teríamos em meio a correria do dia a dia. 

Viva o momento presente

Inicie o dia de maneira tranquila, sem pressa. Levante mais cedo do que está habituado para contemplar esse momento tão precioso consigo mesmo.

Veja o nascer do sol. Dedique tempo para cuidar das plantas da sua casa. Brinque com o seu animal de estimação. Viva o presente ao invés de ficar pensando nos problemas que terá que resolver no dia. 

Agradeça

O hábito de agradecer é bom em qualquer momento do dia, entretanto, iniciar os primeiros minutos do seu dia agradecendo é a melhor coisa que você pode fazer por si. Afinal, uma mente positiva gera atitudes também positivas!

Beba água

Apesar de ser um hábito simples, muitas pessoas não têm o costume de beber um copo de água logo nos primeiros minutos do dia antes de partir para o café. Contudo, começar o dia hidratado faz bem para o corpo e mente.

Se exponha a luz natural

Ao acordar, abra as janelas e deixe a luz natural entrar. Esse hábito fará o seu cérebro acordar e perceber que é hora de funcionar!

Além de que, a luz do sol eleva os níveis de serotonina, repondo vitamina D e liberando felicidade.

Se alongue

Da mesma forma que nosso cérebro em contato com a luz natural percebe que é hora de funcionar, quando você se alonga nos primeiros minutos do seu dia, está deixando seu corpo revigorado, liberando o estresse e pronto para enfrentar o que vêm pela frente. 

A PNL pode ajudá-lo a mudar seus hábitos

É claro que é necessária uma certa dose de boa vontade da sua parte para querer mudar seus maus hábitos, principalmente aqueles que você faz de forma inconsciente.

A PNL vai te ajudar em todo o processo, principalmente no que diz respeito à identificação e mudanças de comportamentos, para deixar os velhos hábitos para trás.

Mas é preciso que haja um comprometimento da sua parte, já que estamos nos referindo a hábitos que, em muitos casos, podem estar há décadas no seu inconsciente e que precisam ser exterminados e ressignificar para que sua vida entre nos eixos.

Quer mudar seus hábitos? Aconselhamos que você participe da próxima turma de formação em PNL do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK