Elogiar a inteligência de uma criança pode ser prejudicial para o seu desempenho?

15/06/2023 às 10:22 Dicas PNL

Elogiar a inteligência de uma criança pode ser prejudicial para o seu desempenho?

Todos gostamos de receber elogios, e essa é uma verdade quase incontestável. Talvez por isso o título desse conteúdo gere estranheza.

Afinal, não devemos elogiar as qualidades e habilidades de uma pessoa? Por que isso de alguma forma poderia ser prejudicial?

A diferença entre elogio e encorajamento que você precisa conhecer

Vivemos em uma cultura onde um troféu, uma estrela dourada no caderno de tarefas ou, no mínimo, um entusiasmado “parabéns!” é esperado quando crianças realizam uma tarefa, independente do seu esforço ou resultado. E o que parece ser uma prática importante para fortalecer a autoestima, na verdade, não funciona bem assim.

Embora seja importante reconhecer os esforços de uma pessoa, os elogios podem funcionar como uma droga viciante, que sempre precisamos mais e mais.

Quando as crianças confiam cegamente nos elogios externos, arriscam negligenciar o desenvolvimento da motivação interna e da autoconfiança em suas habilidades. Além disso, elas podem se acomodar em suas habilidades atuais, perdendo a oportunidade de aprimorá-las, enquanto evitam áreas em que acreditam não terem tanta habilidade.

O segredo, portanto, está em oferecer encorajamento - uma fonte inspiradora e motivadora ao invés de definidora e limitadora como muitas vezes é o elogio.

E como virar essa chave? Muitas vezes, o encorajamento pode não surgir naturalmente, visto que estamos acostumados a fazer elogios. Por isso, comece a observar a sua fala e substituí-la. Observe:

Elogio genérico

Encorajamento/Elogio genuíno

Você é sempre tão bonito(a).

Gosto do jeito que você escolheu se vestir hoje.

Bom trabalho!

Você realmente mereceu isso – seu trabalho duro valeu a pena.

Que garoto(a) inteligente que você é!

Acho muito legal o seu hábito de leitura - continue assim!

Você é tão organizado(a)

Aprecio a maneira como você organiza seu quarto – facilita encontrar tudo.

Os impactos do elogio excessivo na vida acadêmica e profissional

Os elogios na infância podem ter um impacto significativo na vida acadêmica e profissional futura das crianças. Quando as crianças são elogiadas excessivamente sem serem incentivadas a aprimorar suas habilidades, elas podem desenvolver uma falsa sensação de competência, que pode afetar negativamente seu desempenho acadêmico e profissional mais tarde.

Isso ocorre porque crianças acostumadas a receber elogios por tudo o que fazem podem ter dificuldade em lidar com críticas construtivas e com o fracasso. Elas podem acreditar que seu valor pessoal está diretamente ligado ao seu desempenho e, portanto, evitam situações em que podem falhar ou receber feedback negativo. Isso pode limitar sua capacidade de crescer, aprender e se desenvolver.

Além disso, os elogios excessivos podem desencorajar as crianças a buscar desafios e a sair da zona de conforto. Elas podem ficar tão focadas em manter sua imagem de "bom aluno" ou "bom profissional" que evitam assumir riscos ou tentar coisas novas que possam levar ao crescimento pessoal e profissional.

Você pode virar a chave: conheça todo o poder da PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar os pais e professores, por exemplo, a melhorar a comunicação ao fazer elogios, pois essa técnica permite que nos comuniquemos de forma mais eficaz e significativa. A seguir, conheça algumas maneiras em que a PNL pode ser útil nesse sentido:

  • Use linguagem positiva: a PNL ensina que a linguagem que usamos tem um impacto significativo em como nos sentimos e em como os outros nos percebem. Ao fazer elogios, é importante usar uma linguagem positiva que os faça sentir bem consigo mesmos. Por exemplo, em vez de dizer "Você é muito inteligente", diga "Fico muito orgulhoso de como você se esforçou para conseguir esse resultado".

  • Seja específico: para que o elogio seja mais significativo, é importante ser específico e apontar exatamente o que a criança fez de bom. Por exemplo, em vez de dizer "Você é um bom desenhista", diga "Adorei a forma como você usou as cores para criar esse desenho".

  • Use o feedback positivo: a PNL ensina que o feedback positivo pode ajudar a motivar as pessoas a continuar fazendo um bom trabalho. Ao fazer elogios, podemos usar o feedback positivo para incentivar as crianças a continuar fazendo um bom trabalho. Por exemplo, em vez de dizer "Você é bom nisso", diga "Você está fazendo um trabalho incrível, continue assim".

  • Comunique com empatia: a PNL também ensina a importância da empatia na comunicação. Podemos usar essa técnica para nos colocarmos no lugar das crianças e entender seus sentimentos. Ao fazer elogios, é importante se comunicar com empatia e mostrar que você entende e valoriza o esforço da criança.

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Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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