Os 3 benefícios da gratidão comprovados pela ciência

26/07/2021 às 19:19 Hipnose

Os 3 benefícios da gratidão comprovados pela ciência

A palavra gratidão tem ganhado muita popularidade, especialmente na Internet. As pessoas querem reconhecer um favor ou um agrado e usam a palavra gratidão no sentido de simplesmente agradecer. Mas você sabia que gratidão e obrigado não são, necessariamente, palavras sinônimas?

Dizer “obrigado” dá o sentido de obrigação, você fala isso por mera educação ou porque sente que culturalmente é a coisa certa a dizer. 

Em contrapartida, ter gratidão é completamente diferente. É o desejo genuíno de querer retribuir o favor que você recebeu. É querer, de todo o seu coração, recompensar a pessoa pelos bons momentos, pelos favores ou ser grato simplesmente por sentir que se deve ser. 

Por isso, da próxima vez que quiser agradecer a alguém, lembre-se: obrigado é uma dívida, gratidão é uma retribuição genuína. Tenha isso em mente durante a leitura deste artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), pois aqui vamos lhe apresentar os benefícios da gratidão cientificamente comprovados!

Gratidão: sua origem e significado

Descendente da palavra em latim “gratitudine”, a palavra gratidão, em português, pode ser definida como o “reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc.”

Estudos indicam que a palavra tenha surgido das filosofias orientais, durante a prática de atividades como o yoga e o zen-budismo. 

Não à toa, para os praticantes de ambas as filosofias ser grato é algo mais do que natural, e não apenas pelos favores recebidos, mas também pelo Universo e até mesmo pelas coisas ruins que acontecem no dia a dia que, em geral, causariam a ingratidão

A gratidão para a neurociência: o elo entre felicidade e gratidão

A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada ao sentimento de gratidão. Quando nos sentimos gratos e externamos este sentimento, ativamos em nosso cérebro um sistema de recompensa que proporciona uma maravilhosa sensação de bem estar. 

Deste modo, o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer que pode nos motivar a irmos em busca dos nossos sonhos e objetivos. Afinal, quanto mais nos sentimos felizes e realizados, mais o nosso organismo sente a necessidade de realizar outras metas. 

Os benefícios de externar sua gratidão ao mundo 

Exercitar a gratidão, portanto, eleva os níveis de sentimentos e emoções positivas. Mas este é apenas um dos benefícios da gratidão. A seguir vamos lhe apresentar 03 benefícios cientificamente comprovados que este sentimento proporciona a nossa vida pessoal e interpessoal.

Melhora a saúde física 

Um estudo da Associação de Psicologia Americana mostrou que pacientes que demonstram gratidão apresentaram níveis menores de inflamação no organismo relacionados à saúde cardíaca, além de melhor qualidade de sono, bom humor e menos fadiga. 

Através de testes psicológicos padrão, os pesquisadores fizeram uma escala de nível de gratidão dos participantes, e ao compararem os resultados à saúde geral dos indivíduos, a conclusão foi clara: o sentimento de gratidão é extremamente benéfico a saúde física!

Melhora a saúde mental 

Quando nos sentimos gratos pelas pessoas e coisas que acontecem ao nosso redor, nossa saúde mental também melhora. É o que prova um estudo realizado por pesquisadores da Universidade para Mulheres do Mississipi e da Universidade da Califórnia nos EUA;

A pesquisa realizada com pacientes que receberam órgãos através de transplante consistia em separar os indivíduos em dois grupos: o primeiro manteria um diário com anotações sobre os efeitos colaterais da medicação, como se sentiam sobre a vida,e o que esperavam do dia seguinte, e o segundo, além das mesmas perguntas, também tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais eles eram gratos a cada dia.

O resultado? Depois de 21 dias a saúde mental e bem estar do grupo que tinha que listar as razões de sua gratidão  estava melhor do que no começo do estudo, enquanto do outro grupo este nível caiu.

Melhora a relação com as pessoas ao nosso redor

O sentimento de gratidão também nos permite ampliar e melhorar nossos relacionamentos. Afinal, a gratidão proporciona uma conexão profunda com as pessoas e o mundo que nos cerca, gerando a empatia necessária que leva em consideração os outros além de nós. 

E a relação entre gratidão e relacionamento interpessoal foi testada por pesquisadores da Universidade Australiana em um estudo com 70 universitários que tinham que dar conselhos para estudantes do ensino médio que queriam ingressar na faculdade. 

Alguns universitários receberam cartas supostamente escritas pelos estudantes que haviam ajudado onde eles expressaram sua gratidão. Com isso, os pesquisadores repararam que os universitários que receberam a carta estavam mais propensos a passar os seus contatos do que os que não receberam a carta com a expressão de gratidão. 

O que isso mostra? Muito simples: que a gratidão facilita o início de novos relacionamentos entre pessoas que não se conheciam anteriormente.

Quer ter uma postura mais positiva? Use a hipnose!

A Hipnose pode lhe ajudar a começar o seu dia a dia de forma mais produtiva, com muita motivação e muitos pensamentos positivos. 

Utilizada por hipnólogos para acessar a camada mais profunda da mente humana, o subconsciente, a técnica de hipnose, apesar de simples, pode auxiliar até mesmo no tratamentos de doenças como: depressão, ansiedade, pânico, etc. 

Quer usar a ferramenta a favor da sua saúde mental e física? Conheça hoje mesmo o curso de hipnose online do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK