O que são relacionamentos tóxicos dentro do ambiente de trabalho?

02/06/2021 às 19:27 PNL

O que são relacionamentos tóxicos dentro do ambiente de trabalho?

O mundo corporativo sempre foi desafiador e exigente com os profissionais, que precisam ter diversas habilidades técnicas comportamentais para se destacarem no mercado. Você já ouviu falar em relacionamentos tóxicos dentro do ambiente de trabalho? Se a resposta for negativa, te convidamos para ler todo esse post que vai te mostrar tudo a respeito sobre esse assunto, que é mais comum do que se possa imaginar. 

Mas o que são relacionamentos tóxicos?

Podemos dizer que são relacionamentos que podem afetar em cheio a sua autoestima, confiança, felicidade, produtividade e motivação, seja no trabalho ou até na vida pessoal. Os relacionamentos tóxicos, muitas vezes, podem começar de diversas formas e nem sempre são fáceis de se perceber, principalmente no ambiente de trabalho. O fato é que a toxicidade deles pode prejudicar a sua saúde física e mental. 

Sinais que você está em um relacionamento tóxico na empresa

Conheça os indicativos que os relacionamentos tóxicos estão presentes em seu ambiente de trabalho e fique alerta se notar um ou mais deles: 

Ambiente com pouco ou nenhum entusiasmo

Se você trabalha em uma empresa em que os funcionários parecem estar somente cumprindo a suas obrigações diárias e que se pode notar pouco ou nenhum entusiasmo ou motivação por parte deles, certamente está em um ambiente tóxico. Colaboradores que parecem infelizes e que não fazem questão de cooperar uns com os outros, pode ser um péssimo sinal. 

Medo generalizado do fracasso

O seu ambiente de trabalho sempre parece estar carregado, em que os funcionários vivem constantemente apreensivos, com medo de cometerem falhas e serem demitidos? A falta de segurança psicológica dos colaboradores é outro sinal de um relacionamento tóxico dentro da empresa. Evite entrar nessa furada! 

Brigas e desentendimentos constantes

Esse é outro indicativo bastante comum. Imagine você trabalhando em uma empresa em que as brigas e discussões constantes fazem parte do dia a dia de todos. Além de não ser nada agradável de presenciar, as suas emoções podem ser seriamente prejudicadas. Por isso, se você trabalha em uma organização em que os desentendimentos imperam, fique alerta!

Fofocas e bullying 

Relacionamentos tóxicos dentro do ambiente de trabalho também podem ser marcados por intermináveis fofocas e bullying entre os funcionários. O pior de tudo isso é que a produtividade de toda a equipe pode ser prejudicada. Na verdade, fofocas, conversas paralelas e bullying, são pura perda de tempo, geram desgaste mental e não agregam nenhum tipo de valor para o negócio. 

Falta de empatia

Mais um sinal de relacionamentos tóxicos dentro do ambiente corporativo. A empatia é uma qualidade essencial em nossa vida e extremamente necessária nos dias de hoje, principalmente dentro das empresas. Se você notar que seus colegas de trabalho não possuem a mínima empatia uns com os outros e não existe aquela conexão saudável entre as pessoas, é melhor procurar outro emprego. 

Alta rotatividade de colaboradores

Se a empresa que você trabalha tem a fama de ter uma altíssima rotatividade de pessoas, pode haver algo de errado com ela. Um grande turnover de  funcionários não é bem visto no mundo corporativo e é um péssimo sinal de uma má gestão de pessoas por parte dos setores responsáveis. Evite fazer parte de organizações com alto índice de  rotatividade. Ser resiliente sempre ajuda em qualquer situação. 

Gestores e líderes apáticos

Não existe nada pior do que ser chefiado por um líder ou gestor que são totalmente apáticos com tudo dentro da empresa. São eles quem devem dar o bom exemplo para os seus subordinados. E quando não estão nem aí para nada, as chances da equipe fazer o mesmo são imensas. Por isso, se o seu chefe está mais preocupado em fazer as compras para o churrasco do final de semana, é melhor pedir demissão. 

Ausência total de sinergia

A sinergia é uma característica essencial que toda equipe de trabalho deveria ter. Mas quando trabalhamos com pessoas que não têm o mínimo senso de cooperação mútua, tudo pode ser mais complicado no dia a dia. Se você trabalha em uma organização em que a ausência de sinergia é notória, recomendamos que você avalie se vale a pena continuar nesse emprego.

Dicas para lidar com a cultura tóxica no trabalho

Agora que você conheceu os sinais que indicam que existem relacionamentos tóxicos no seu local de trabalho, fique por dentro das nossas dicas para lidar com esse problema, que pode até afetar a sua saúde mental: 

  • Procure encontrar os seus aliados dentro da empresa;

  • Mantenha a concentração naquilo que está ao seu controle; 

  • Documente tudo que puder, para servir como prova, caso aconteça algo grave; 

  • Tenha coragem e dê feedbacks honestos, quando for solicitado; 

  • Incentive a empatia em todos os momentos;

  • Fomente a sinergia sempre que puder;

  • Tenha a máxima resiliência em situações estressantes. 

 

Pode até não ser fácil lidar com relacionamentos tóxicos no local de trabalho, mas se você seguir nossos conselhos, tudo poderá ficar menos penoso no dia a dia. Lembre-se de que o ambiente tóxico nunca é o mais indicado para se trabalhar. Preserve a sua saúde mental, acima de tudo. 

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK