Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é visão sistêmica? Qual sua importância e como desenvolve-la?

11/04/2020 às 12:12 Coaching

O que é visão sistêmica? Qual sua importância e como desenvolve-la?

Para que uma empresa funcione a todo vapor é preciso ter uma boa organização com processos e objetivos bem definidos. Essa é a função assumida por muitos gestores, que tem a missão de gerenciar todos os funcionários e estrutura para atingir os resultados esperados.

E existe uma habilidade fundamental para que se consiga atuar com firmeza e coerência para uma gestão, estamos falando da visão sistêmica. Gestores e empreendedores precisam desenvolver essa habilidade para acelerarem o crescimento sustentável de empresas.

Além de cargos de liderança, outros colaboradores de uma empresa também devem ter uma visão sistêmica. Esses profissionais conseguem ter uma visão do todo e aproveitam todas as oportunidades para obter resultados e fazer ajustes.

O que é visão sistêmica?

A visão sistêmica é um conceito que surgiu no mundo empresarial, mas pode abranger todas as áreas da vida. Basicamente, essa habilidade consiste em tomar decisões considerando toda uma conjuntura. Em outras palavras, ter a visão sistêmica significa tomar decisões assertivas considerando todos os fatores envolvidos.

Para isso, é preciso analisar todo o cenário e não apenas situações específicas. Gestores e empreendedores precisam desenvolver essa habilidade, já que lidam diariamente com decisões importantes. É preciso aprender a fazer escolhas considerando fatores externos e internos.

Um bom líder precisa ter uma visão sistêmica, assim ele pode usar seus conhecimentos e habilidades a seu favor para aproveitar e criar oportunidades. Com a capacidade de lidar com todos os fatores e aproveitá-los da melhor maneira possível é trabalhar de forma sistêmica, isso é essencial para profissionais e negócios.

Mesmo não sendo um gestor, qualquer profissional que desenvolve a visão sistêmica, pode atingir resultados expressivos em uma empresa. Esses colaboradores são capazes de enxergar com clareza, as oportunidades e ter o máximo de desempenho em suas funções.

Qual são os benefícios da visão sistêmica?

A visão sistêmica é uma habilidade fundamental no ambiente corporativo. As empresas anseiam por profissionais que possuam visão sistêmica, estes são imprescindíveis para que um negócio cresça.

Confira abaixo quais são os principais benefícios da visão sistêmica:

Amplificação do conhecimento

A amplificação do conhecimento é um dos benefícios da visão sistêmica. Os profissionais que desenvolvem essa habilidade conseguem ver a empresa como um todo, conhecendo uma organização a fundo.

Da mesma forma, se usarmos outro tipo de exemplo, como o estudo, podemos entender que a visão sistêmica pode contribuir em todas as áreas. Um estudante com visão sistêmica pode conseguir estudar as matérias com maior profundidade e adquirir mais conhecimento em menos tempo.

Rápida adaptação

Profissionais que desenvolvem a visão sistêmica conseguem se adaptar rapidamente a novos desafios. Assim, eles se adaptam a novas funções em uma empresa ou em um novo negócio.

Isso acontece porque eles possuem a capacidade de entender rapidamente e lidar com novos processos. Assim, eles conseguem atingir um bom nível de desempenho pouco tempo depois de assumir um novo desafio.

Em nosso Curso de Coaching nós vivenciamos a visão sistêmica.

Identificação, eliminação e correção de erros

Quando um profissional atua de forma sistêmica, eles veem uma empresa como um todo e assim conseguem identificar erros e falhas nos processos. Assim, é possível eliminar e corrigir falhas, fazendo os ajustes necessários para manter a boa performance de um negócio.

A visão sistêmica também ajuda profissionais e empresas a preverem resultados e imprevistos. Dessa forma, o negócio não seria surpreendido e já teria um plano de contingência que mitigue os erros que possam prejudicar o desempenho da empresa ou de profissionais.

Melhora a tomada de decisão

A visão sistêmica considera todos os fatores externos e internos, isso por si só ajuda numa melhor tomada de decisão. Com isso, gestores conseguem tomar decisão de maneira estratégica com assertividade.

Profissionais em cargos de liderança conseguem lidar com decisões difíceis com a visão sistêmica. Eles têm um olhar mais atento a todos os fatores envolvidos e tomam decisões conscientes e estratégicas. Assim é possível optar por decisões assertivas e acelerar a obtenção de resultados e a melhoria de desempenho.

Acelera o desenvolvimento de negócios

Por ter uma visão mais ampla da atuação da empresa, gestores e empreendedores conseguem acelerar o desenvolvimento de um negócio. Pensando de forma sistemática, é possível ter mais clareza na definição de objetivos, metas e organização de processos.

Assim, é possível desenvolver negócios com mais propriedade, alcançando resultados expressivos em menos tempo. Uma boa gestão consegue ampliar o potencial de negócios através de uma estratégia assertiva e inovadora.

Como o coaching pode ajudar no desenvolvimento da visão sistêmica?

O processo de coaching é de grande valia para o desenvolvimento da visão sistêmica. Através de técnicas e ferramentas de coaching, o coach consegue implementar mudanças significativas em gestores e empreendedores.

Durante as sessões, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades importantes para pensar sistematicamente. O coaching pode lhe ajudar a conduzir uma empresa com mais assertividade, pensando em estratégias eficientes que maximizem o potencial de todos os profissionais e recursos em prol do negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching.  

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®