Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como descobrir o meu nicho de coaching?

15/04/2020 às 14:03 Coaching

Como descobrir o meu nicho de coaching?

Quer ser Coach e não sabe qual nicho seguir? Neste artigo, vamos lhe ajudar a escolher a sua especialidade. Se você chegou até aqui, é porque você já deve estar fazendo uma formação de Coaching e ainda está na dúvida sobre o seu nicho de atuação.

Escolher bem o nicho é importante para o Coach, assim é possível focar em estratégias para atrair um público mais restrito e poder trabalhar melhor sua metodologia para obter melhores resultados. Geralmente, as pessoas procuram um Coach para resolverem problemas específicos, isso mostra o quanto o nicho é importante.

Um profissional que seja especialista na área vocacional, por exemplo, terá um público mais jovem, cheio de dúvidas e sonhos, e que busca começar a sua empreitada no mercado digital. Já um Coach de relacionamento tem como seus principais clientes, casais de todas as idades.

O nicho muda tudo para o Coach. O que vale para quem está procurando um Coach é a credibilidade do profissional. As pessoas preferem especialistas. Ser um generalista pode prejudicar a sua carreira, principalmente no início quando você está à procura dos seus primeiros clientes.

Montamos um passo a passo para lhe ajudar a escolher o seu nicho de Coaching, confira-o abaixo:

Qual é a sua área de maior conhecimento?

Para escolher um nicho de Coaching, precisamos apostar que temos capacidade de nos tornar especialistas na área. Então, aliado as técnicas e ferramentas durante o curso de Coaching, você deve considerar seus conhecimentos.

Ao procurar uma formação de Coaching, você já tem sua profissão e alguma experiência no mercado de trabalho. E você deve usar isso a seu favor. Sente, pegue papel e caneta, e anote as áreas nas quais você já trabalhou e as que você mais gosta.

Pese os prós e contras, e vá eliminando as opções uma a uma. Assim, você poderá ter uma ideia real do melhor nicho de trabalho para você. Também saberá quais são as suas vantagens e desvantagens no mercado atual.

 

No que você pode contribuir para a evolução das pessoas?

As pessoas procuram um Coach para tratar problemas específicos, elas precisam de alguém que lhes ajudam a acelerar o seu desenvolvimento. Então, como Coach você precisa pensar, de que forma você pode ajudar as pessoas.

Essa também é uma maneira de definir o seu nicho e começar a montar a sua metodologia de trabalho. Ao se apresentar como Coach vocacional, por exemplo, você pode ter em mente que você pode contribuir para que jovens encontrem a sua vocação e estejam melhor preparados para ingressarem no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho.

Uma definição precisa sobre a contribuição do seu trabalho para a vida dos clientes pode lhe ajudar na definição do seu nicho, como também a atrair mais clientes para o seu negócio.

 

Quais são as suas experiências práticas como Coach?

Quando estamos fazendo uma formação de Coaching, nós aprendemos como usar as ferramentas, não só na teoria, mas como na prática.

E isso não deve acontecer apenas no âmbito das sessões. A dica é trabalhar as técnicas com amigos e familiares, assim você pode ganhar mais confiança no seu trabalho. Dessa forma, você também pode entender como o seu trabalho funciona, podendo formatar a sua metodologia para um público específico.

Assim, você também poderá perceber quais são os públicos que você não pode ajudar. Isso é de grande valia para escolher o nicho de Coaching. Não adianta ser generalista ou escolher um nicho no qual você não tem experiência e não sabe como pode ajudar os clientes.

Quais são as necessidades do seu público?

Entender as necessidades do seu público é um ponto fundamental para escolher o seu nicho de Coaching. Dessa forma, você pode entender se a sua metodologia pode ajudar a atender as necessidades das pessoas.

Assim, você pode adequar a sua forma de trabalho para resolver os problemas dos clientes. Um bom Coach faz a diferença na vida das pessoas e essa deve ser a sua busca. Para escolher o seu nicho de Coach, veja como você pode desenvolver um trabalho capaz de impactar positivamente a vida das pessoas.

Especialistas mudam o mundo

Sabe aquela frase: “É impossível abraçar o mundo”. Então, ela é real. Um Coach generalista corre o risco de não desenvolver um trabalho de qualidade em vários aspectos.

Atualmente, o mercado cobra por eficiência. Quando se escolhe um nicho de trabalho, fica muito mais fácil se tornar um especialista no assunto. Você diminui a sua área de estudos, diminui o seu público e isto é essencial para potencializar os seus resultados.

Ao fazer uma formação de Coaching, você deve pensar bastante no nicho que deseja seguir. Somente dessa forma, você pode se tornar um Coach de sucesso no futuro. A excelência do trabalho do Coach está relacionada as suas especialidades e não a generalização, lembre-se disso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®