O que é scale up?

20/10/2021 às 22:41 Coaching

O que é scale up?

Um dos principais objetivos de qualquer empresa, independente do seu segmento de atuação, é se consolidar no mercado através de um crescimento eficiente. Mas para isso acontecer, é preciso estar antenado nas principais tecnológicas e fazer bom uso de modernas ferramentas de gestão. E diante desse cenário, surge um termo que está bastante em evidência: scale up. Elaboramos esse post que vai te mostrar o que é scale up, os seus diferenciais e dar dicas sobre como o seu negócio pode se tornar uma scale up de sucesso. Bora lá conferir? 

O que é scale up? 

Podemos dizer que scale up são empresas modernas que apresentam um crescimento escalável e conseguem sustentar esse crescimento por um longo período. A gestão de uma empresa scale up é extremamente eficiente, em que os líderes empregam ferramentas e métodos inovadores em todos os setores da organização. Empresas scale up apresentam um crescimento sólido e conseguem se manter no  mercado dessa forma. Descubra como é possível alcançar o amadurecimento

Na verdade, para um negócio ser considerado scale up, ele deve apresentar um crescimento de, no mínimo, 20% ao ano e manter essa média por três ou mais anos seguidos, além de empregar pelo menos 10 colaboradores. Não é uma tarefa fácil para os empreendedores, já que um alto investimento é exigido, além de diversas outras habilidades técnicas e comportamentais. Compreendeu o que é scale up?

Relação entre scale up e startup

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nem toda empresa scale up foi ou é uma startup, já que qualquer negócio, por mais tradicional que seja, pode investir em inovação e apresentar um alto potencial de crescimento escalável. Entretanto, toda startup, por ter a inovação como essência, pode ser considerada uma scale up.  

Agora que você já sabe o que é scale up, quando falamos neste termo, estamos nos referindo a um nível almejado por diversos negócios e até algumas startups, independentemente do tempo de atuação deles no mercado. Mas para se alcançar esse patamar e fazer uma empresa crescer de forma sólida por anos a fio, é preciso contar com processos modernos, estrutura inovadora e um investimento financeiro inteligente, mas sem ser alto demais. 

Como o termo startup está na moda e ganha cada vez mais notoriedade por causa de diversas empresas da área da tecnologia que fazem um estrondoso sucesso, muitas pessoas acham que startup e scale up são a mesma coisa. A grande questão é que, não é preciso necessariamente fazer parte do mercado da tecnologia e inovação (como as startups) para se tornar uma scale up. Todo negócio de qualquer segmento de mercado pode ser scale up.

Como construir uma empresa scale up?

Mesmo que você já saiba o que é scale up, confira com atenção as nossas dicas e faça o seu negócio apresentar um sólido e duradouro crescimento: 

A troca de experiências é fundamental

Você já cogitou a possibilidade de reunir-se com os seus funcionários para trocar ideias sobre um possível crescimento escalável do seu negócio? Uma simples reunião após o trabalho pode trazer boas ideias, já que as experiências profissionais anteriores dos integrantes da sua equipe podem agregar valor à cultura da sua empresa. 

Mesmo que você saiba o que é scale up, sugerimos trocar ideias com os seus colaboradores a respeito dos seus objetivos. Se de fato eles quiserem crescer junto com o seu negócio e acreditarem que ele tem potencial para isso, certamente irão ajudá-lo a fazer a sua empresa se tornar uma scale up. 

Mais flexibilidade no dia a dia

Você sabe por que as  scale ups são conhecidas como empresas do futuro? Porque elas se adaptam às mudanças rapidamente, sejam elas tecnológicas ou sociais. E isso significa que as chances dele continuar crescendo, apesar das mudanças, serão enormes. Por isso, agregar um pouco mais de flexibilidade no dia a dia de um negócio que deseja ser scale up, é essencial. Descubra os segredos de uma mente milionária.

Lembre-se: quando uma empresa é flexível e tem mais facilidade de se antecipar às novas demandas do mercado, ela acaba criando diferenciais competitivos com muito mais eficiência e agilidade. Apesar de você saber o que é scale up , que tal dar adeus para aqueles velhos processos engessados e ser menos resistente às mudanças? 

Sonhe alto

Empresas scale up são ousadas e, sobretudo, ambiciosas. Mas isso não significa que o empreendedor deva agir sem pensar e correr riscos desnecessários. Sonhar alto implica ter um planejamento estratégico eficiente para o seu nicho de atuação, mas que também permita o empresário arriscar um pouco mais, sem prejudicar o desenvolvimento do negócio. 

Quando falamos em sonhar grande, significa que você deve contar com uma equipe sinérgica, motivada e que esteja 100% alinhada com os propósitos da organização. O capital humano é o alicerce de qualquer empresa que deseja crescer e prosperar. 

Persistência sempre! 

Não basta saber o que é scale up, sem conhecer as dicas de como o seu negócio pode se tornar um, certo? Dessa forma, o nosso último conselho é que você tenha muita persistência, caso algo saia do controle e a sua organização não consiga atingir os seus objetivos em um primeiro momento. 

Fazer a sua empresa se tornar scale up requer duas características essenciais para qualquer empreendedor: persistência e disciplina. Por isso, jamais deixe de persistir em seus objetivos. Se você acredita que o seu negócio pode ser scale up, mantenha o foco e persista! 

Viu como saber o que é scale up e ficar por dentro de todas as informações que permeiam esse conceito é primordial? Agora é seguir as nossas dicas, contar com as pessoas certas e fazer a sua empresa decolar rumo ao crescimento definitivo. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK