Gerenciamento de equipes: conheça dicas importantes

21/10/2021 às 22:41 Coaching

Gerenciamento de equipes: conheça dicas importantes

Nenhuma empresa prospera sem a força de trabalho. O capital humano está cada vez mais valorizado dentro das organizações. Afinal, os resultados não acontecem sem a colaboração dos funcionários e o trabalho em equipe. Uma dúvida bastante comum de vários empreendedores é como fazer um gerenciamento de equipes assertivo. Por isso, elaboramos 8 dicas de ouro sobre esse assunto. Preste atenção em cada uma delas e faça o seu negócio ser disputado pelos melhores talentos do mercado. 

Identifique os pontos positivos de cada colaborador

Para que o empreendedor faça um gerenciamento de equipes efetivo, é fundamental que ele identifique todos os pontos positivos de cada funcionário. Fazendo isso, é possível delegar as tarefas certas para cada um deles. Essa atitude pode garantir que todas as atividades sejam executadas de maneira mais assertiva. 

Além disso, é necessário dar feedbacks constantes para cada membro da equipe. Afinal de contas, o colaborador precisa estar ciente dos seus pontos fortes e dos que precisam ser desenvolvidos no dia a dia. Todas as tarefas precisam ser executadas com a máxima assertividade. E isso fica bem mais fácil quando se conhece os pontos positivos de cada colaborador. 

Delegue tarefas para cada integrante das equipes

Depois de reconhecer as habilidades e os pontos que precisam ser aprimorados em cada funcionário, o empreendedor deve delegar tarefas para cada membro de cada equipe. Quando isso acontece, ninguém fica sobrecarregado e todos os processos fluem mais naturalmente.  

Quando cada colaborador está focado em seus afazeres diários, eles podem ser mais produtivos e se sentirem mais motivados, já que estão sendo úteis para a organização. Fazer um bom gerenciamento de equipes exige delegar tarefas igualmente para todos. 

Faça reuniões frequentes

Reuniões são fundamentais para que informações importantes a respeito da execução das tarefas fiquem bem alinhadas entre todos os membros do time. Reuniões também servem para promover uma maior interação, sanar dúvidas, corrigir possíveis falhas, resolver pendências, além de expor eventuais problemas que precisam ser resolvidos. 

Existem algumas ferramentas para gerenciamento de equipes que podem auxiliar o empreendedor a fazer uma reunião mais produtiva e organizada. Por isso, conte com a ajuda da tecnologia na hora das reuniões semanais, para que tudo transcorra com mais efetividade.  Fique por dentro da história de Sam Walton.

Se antecipe aos problemas e imprevistos

Um empreendedor experiente sabe que fazer um bom gerenciamento de equipes implica em antecipar-se aos problemas e imprevistos do dia a dia, que fazem parte de toda organização. Se antecipar a eles pode garantir uma maior produtividade e menos prejuízos financeiros. 

Quando os possíveis erros são identificados com antecedência, mais fácil poderá ser a elaboração de uma solução efetiva, através de decisões mais assertivas por parte das equipes. Ter em mente a antecipação dos problemas pode levar ao desenvolvimento de novas estratégias de trabalho.

Leve em conta os diferentes perfis

Para se fazer um gerenciamento de equipes eficiente, é preciso que o empreendedor saiba reconhecer as habilidades comportamentais de cada membro. Ele não deve se esquecer de que cada colaborador tem uma determinada maneira de trabalhar e um tipo de personalidade. Além disso, cada pessoa tem as suas peculiaridades e limites, que precisam ser respeitados. 

Quando se conhece os diferentes perfis comportamentais que fazem parte dos times, a gestão de pessoas pode ficar mais fácil e assertiva. Além disso, é preciso entender os objetivos que cada colaborador tem  para a sua carreira profissional. Pelo menos a maioria deles precisa estar alinhada  com os propósitos da organização.  

Reconheça e valorize esforços

Quando o assunto é gerenciamento de equipes, o empreendedor deve primeiramente reconhecer todos os esforços que foram cruciais para o alcance dos resultados. Reconhecer o bom trabalho do time é fundamental para que a motivação de todos os integrantes seja cada vez maior. Conheça a história do Google.

Mas não basta somente reconhecer os esforços, é preciso valorizá-los. Qualquer tipo de recompensa está valendo: almoço por conta da empresa, prêmios, bônus em dinheiro no salário, viagens, vale desconto em lojas, entre outros. O fato é que você precisa reconhecer e, sobretudo, valorizar todos os esforços pessoais. 

Gerenciamento de equipes: foco nos resultados

Todas as equipes devem estar 100% alinhadas com os objetivos da organização da qual fazem parte. Somente dessa forma é que todos podem manter o foco nos resultados. Os colaboradores precisam estar cientes das metas e objetivos que devem ser alcançados. 

Quando todos têm isso em mente, pode ficar mais fácil fazer o gerenciamento de equipes. Além disso, o empreendedor deve abrir espaço para que os funcionários deem sugestões, façam eventuais críticas ou comentários. É preciso proporcionar momentos de descontração, pois eles podem ser cruciais para o aumento da criatividade do grupo. 

Aposte na sinergia

Por fim, mas não menos importante, incentivar a sinergia também é uma atitude fundamental no gerenciamento de equipes. A cooperação mútua de todos os integrantes dos times pode fazer toda a diferença no dia a dia de qualquer empresa, já que os resultados podem ser mais facilmente alcançados. 

Sem mencionar que, quando estamos inseridos em um ambiente de trabalho sinérgico e colaborativo, a produtividade dos funcionários pode ser afetada positivamente, já que a execução das tarefas fica mais dinâmica e, sobretudo, mais rápida. Sendo assim, incentive a sinergia em sua empresa e desfrute dos benefícios. 

Viu como  é possível fazer um gerenciamento de equipes eficiente e que traz resultados positivos para qualquer organização? Agora é seguir as dicas acima e prosperar rumo ao sucesso. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK